Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » O que é SSO e como usar essa tecnologia para controlar acessos de colaboradores

O que é SSO e como usar essa tecnologia para controlar acessos de colaboradores

Gmail, Drive, Hangouts… Enfim, você já parou para pensar quantos aplicativos usamos no trabalho? Em média as empresas gerenciam cerca de 10 aplicações diferentes na rotina dos colaboradores.

Por outro lado, 60% das empresas possuem preocupações de segurança devido à falta de visibilidade no acesso a aplicativos, ameaças à segurança por senha, etc.

Então, com o uso frequente desses aplicativos e o aumento da insegurança cibernética, como controlar os acessos de forma segura? Afinal, como evitar o compartilhamento de senhas e o vazamento de dados sensíveis da empresa?

Surpreendentemente, com o SSO, além de gerenciar todos os acessos em um único lugar, você facilita o controle do horário de trabalho durante o home office. Então continue lendo este post para descobrir!

O que é SSO?

Em resumo, o SSO (Single Sign-On) é uma tecnologia de autenticação que permite acessar diversas aplicações por meio de um login único.

Além de funcionar como uma espécie de “molho de chaves” que dá acesso a múltiplas interfaces, conectando os usuários a vários programas e softwares de forma fácil e segura, a grande vantagem de usar o SSO é poder controlar senhas e administrar os acessos de colaboradores.

Dessa maneira, ao limitar pessoas ou locais que acessam dados sensíveis da empresa, você também aumenta sua segurança e proteção. Aliás, é por estes motivos que empresas como Google e Facebook utilizam o sistema para manter a boa experiência de navegação em suas interfaces.

Por meio de um sistema de Autenticação Única, o SSO permite:

  • Reduzir o excesso de senhas e controlar vários acessos de um único lugar
  • Diminuir os gastos com recursos humanos para prestar suporte aos colaboradores
  • Receber códigos numéricos de autenticação em dispositivos autorizados
  • Bloquear os acessos de fora do escritório, e portanto, manter e-mails e documentos do Google Drive mais seguros
  • Agilizar o acesso de gestores aos aplicativos de trabalho na nuvem e assim aumentar a produtividade

Fonte: Conecta Nuvem (eu que produzi essa imagem – se quiserem melhorar, fiquem à vontade :)

Como usar o SSO para controlar os acessos de colaboradores às ferramentas na nuvem?

O Access Control é uma ferramenta que usa tecnologia SSO para controlar os acessos ao Google Workspace (G Suite).

Por meio do Access Control é possível criar e configurar grupos de controle de acessos ao Google Workspace (G Suite) por endereços IP ou DNS. Além de poder configurar o horário para desconectar os colaboradores por logout automático.

Access Control é a primeira solução para fazer a gestão de times remotos mobile

O Access Control é a primeira solução que permite controlar o acesso mobile aos aplicativos do Google Workspace (G Suite) usando SSO.

Se antes, as ferramentas de SSO só faziam o bloqueio total do acesso, agora, com configurações simples de DNS e localização IP o gestor pode escolher o limite de horário em que a equipe estará conectada.

Assim é possível fazer a equipe trabalhar no horário correto e criar permissões de acesso ao Gmail, Drive (docs, planilhas) e Agenda de forma 100% remota.

“Com a tecnologia de SSO desenvolvida no Conecta Control Mobile é possível controlar quem acessa as ferramentas de trabalho pelo celular e desconectar remotamente a equipe após o horário de expediente”, explica Ricardo Araújo, CTO da Conecta, desenvolvedora da solução.

Confira a lista completa de facilidades do Conecta Control para controle remoto mobile:

  • Define permissões para o e-mail corporativo pelo celular e ao e-mail corporativo no Outlook e Thunderbird;
  • Controle de acesso ao chat do Hangouts pelo celular;
  • Controla horários e locais de quem está usando o Google Workspace (G Suite), Gmail e Drive no celular, permitindo ou não a utilização de ferramentas de acordo com as regras criadas por grupos personalizados, IP ou DNS;
  • Faz o logout automático de todos os dispositivos conectados, de acordo com as regras de limite de horário.

Se você quer fazer a gestão de times remotos via SSO, então teste grátis o Access Control por 14 dias e comece a ver os resultados. Comece agora!

Continue conectado: