O que é SSO e como usar essa tecnologia para controlar acessos de colaboradores

2020-09-23T02:32:29-03:0010/08/2020 as 3:00 pm|Categories: Access Control|Tags: , , |

Gmail, Drive, Hangouts… Enfim, você já parou para pensar quantos aplicativos usamos no trabalho? Em média as empresas gerenciam cerca de 10 aplicações diferentes na rotina dos colaboradores.

Por outro lado, 60% das empresas possuem preocupações de segurança devido à falta de visibilidade no acesso a aplicativos, ameaças à segurança por senha, etc.

Então, com o uso frequente desses aplicativos e o aumento da insegurança cibernética, como controlar os acessos de forma segura? Afinal, como evitar o compartilhamento de senhas e o vazamento de dados sensíveis da empresa?

Surpreendentemente, com o SSO, além de gerenciar todos os acessos em um único lugar, você facilita o controle do horário de trabalho durante o home office. Então continue lendo este post para descobrir!

O que é SSO?

Em resumo, o SSO (Single Sign-On) é uma tecnologia de autenticação que permite acessar diversas aplicações por meio de um login único.

Além de funcionar como uma espécie de “molho de chaves” que dá acesso a múltiplas interfaces, conectando os usuários a vários programas e softwares de forma fácil e segura, a grande vantagem de usar o SSO é poder controlar senhas e administrar os acessos de colaboradores.

Dessa maneira, ao limitar pessoas ou locais que acessam dados sensíveis da empresa, você também aumenta sua segurança e proteção. Aliás, é por estes motivos que empresas como Google e Facebook utilizam o sistema para manter a boa experiência de navegação em suas interfaces.

Por meio de um sistema de Autenticação Única, o SSO permite:

  • Reduzir o excesso de senhas e controlar vários acessos de um único lugar
  • Diminuir os gastos com recursos humanos para prestar suporte aos colaboradores
  • Receber códigos numéricos de autenticação em dispositivos autorizados
  • Bloquear os acessos de fora do escritório, e portanto, manter e-mails e documentos do Google Drive mais seguros
  • Agilizar o acesso de gestores aos aplicativos de trabalho na nuvem e assim aumentar a produtividade

Fonte: Conecta Nuvem (eu que produzi essa imagem – se quiserem melhorar, fiquem à vontade 🙂

Como usar o SSO para controlar os acessos de colaboradores às ferramentas na nuvem?

O Access Control é uma ferramenta que usa tecnologia SSO para controlar os acessos ao Google Workspace (G Suite).

Por meio do Access Control é possível criar e configurar grupos de controle de acessos ao Google Workspace (G Suite) por endereços IP ou DNS. Além de poder configurar o horário para desconectar os colaboradores por logout automático.

 

 

Access Control é a primeira solução para fazer a gestão de times remotos mobile

O Access Control é a primeira solução que permite controlar o acesso mobile aos aplicativos do Google Workspace (G Suite) usando SSO.

Se antes, as ferramentas de SSO só faziam o bloqueio total do acesso, agora, com configurações simples de DNS e localização IP o gestor pode escolher o limite de horário em que a equipe estará conectada.

Assim é possível fazer a equipe trabalhar no horário correto e criar permissões de acesso ao Gmail, Drive (docs, planilhas) e Agenda de forma 100% remota.

“Com a tecnologia de SSO desenvolvida no Access Control Mobile é possível controlar quem acessa as ferramentas de trabalho pelo celular e desconectar remotamente a equipe após o horário de expediente”, explica Ricardo Araújo, CTO da Conecta, desenvolvedora da solução.

Confira a lista completa de facilidades do Access Control para controle remoto mobile:

  • Define permissões para o e-mail corporativo pelo celular e ao e-mail corporativo no Outlook e Thunderbird
  • Controle de acesso ao chat do Hangouts pelo celular
  • Controla horários e locais de quem está usando o Google Workspace (G Suite), Gmail e Drive no celular, permitindo ou não a utilização de ferramentas de acordo com as regras criadas por grupos personalizados, IP ou DNS
  • Faz o logout automático de todos os dispositivos conectados, de acordo com as regras de limite de horário.

Se você quer fazer a gestão de times remotos via SSO, então teste grátis o Access Control por 14 dias e comece a ver os resultados. Comece agora!

 

Black Friday Conecta Suite
Conecta suite - Mais autonomia e controle na gestão do G Suite

Gostou das dicas?

Aproveite para seguir o nosso canal no YouTube e receber ainda mais novidades. Para não perder nada lembre de ativar o sininho.

INSCREVER-SE YouTube

Logo Conecta Nuvem
Eleve os resultadas da sua empresa e descubra o poder da Cultura Cloud melhorando a qualidade de vida, aumentando a produtividade, facilitando o trabalho em equipe e a colaboração.

Conecta Nuvem
O jeito certo de controlar o acesso ao G Suite - Access Control

Soluções Cloud

Descubra o poder da Cultura Cloud e eleve os resultados melhorando a qualidade de vida, aumentando produtividade, facilitando o trabalho em equipe e a colaboração.

Parceira Google Parceira CloudFlare

Posts recentes

FALE CONOSCO

Ir ao Topo