Gmail, Drive, Hangouts… Enfim, você já parou para pensar quantos aplicativos usamos no trabalho? Em média as empresas gerenciam cerca de 10 aplicações diferentes na rotina dos colaboradores.
Por outro lado, 60% das empresas possuem preocupações de segurança devido à falta de visibilidade no acesso a aplicativos, ameaças à segurança por senha, etc.
Então, com o uso frequente desses aplicativos e o aumento da insegurança cibernética, como controlar os acessos de forma segura? Afinal, como evitar o compartilhamento de senhas e o vazamento de dados sensíveis da empresa?
Surpreendentemente, com o SSO, além de gerenciar todos os acessos em um único lugar, você facilita o controle do horário de trabalho durante o home office. Então continue lendo este post para descobrir!
O que é SSO?
Em resumo, o SSO (Single Sign-On) é uma tecnologia de autenticação que permite acessar diversas aplicações por meio de um login único.
Além de funcionar como uma espécie de “molho de chaves” que dá acesso a múltiplas interfaces, conectando os usuários a vários programas e softwares de forma fácil e segura, a grande vantagem de usar o SSO é poder controlar senhas e administrar os acessos de colaboradores.
Dessa maneira, ao limitar pessoas ou locais que acessam dados sensíveis da empresa, você também aumenta sua segurança e proteção. Aliás, é por estes motivos que empresas como Google e Facebook utilizam o sistema para manter a boa experiência de navegação em suas interfaces.
Por meio de um sistema de Autenticação Única, o SSO permite:
- Reduzir o excesso de senhas e controlar vários acessos de um único lugar
- Diminuir os gastos com recursos humanos para prestar suporte aos colaboradores
- Receber códigos numéricos de autenticação em dispositivos autorizados
- Bloquear os acessos de fora do escritório, e portanto, manter e-mails e documentos do Google Drive mais seguros
- Agilizar o acesso de gestores aos aplicativos de trabalho na nuvem e assim aumentar a produtividade
Fonte: Conecta Nuvem (eu que produzi essa imagem – se quiserem melhorar, fiquem à vontade :)
Como usar o SSO para controlar os acessos de colaboradores às ferramentas na nuvem?
O Access Control é uma ferramenta que usa tecnologia SSO para controlar os acessos ao Google Workspace (G Suite).
Por meio do Access Control é possível criar e configurar grupos de controle de acessos ao Google Workspace (G Suite) por endereços IP ou DNS. Além de poder configurar o horário para desconectar os colaboradores por logout automático.
Access Control é a primeira solução para fazer a gestão de times remotos mobile
O Access Control é a primeira solução que permite controlar o acesso mobile aos aplicativos do Google Workspace (G Suite) usando SSO.
Se antes, as ferramentas de SSO só faziam o bloqueio total do acesso, agora, com configurações simples de DNS e localização IP o gestor pode escolher o limite de horário em que a equipe estará conectada.
Assim é possível fazer a equipe trabalhar no horário correto e criar permissões de acesso ao Gmail, Drive (docs, planilhas) e Agenda de forma 100% remota.
“Com a tecnologia de SSO desenvolvida no Conecta Control Mobile é possível controlar quem acessa as ferramentas de trabalho pelo celular e desconectar remotamente a equipe após o horário de expediente”, explica Ricardo Araújo, CTO da Conecta, desenvolvedora da solução.
Confira a lista completa de facilidades do Conecta Control para controle remoto mobile:
- Define permissões para o e-mail corporativo pelo celular e ao e-mail corporativo no Outlook e Thunderbird;
- Controle de acesso ao chat do Hangouts pelo celular;
- Controla horários e locais de quem está usando o Google Workspace (G Suite), Gmail e Drive no celular, permitindo ou não a utilização de ferramentas de acordo com as regras criadas por grupos personalizados, IP ou DNS;
- Faz o logout automático de todos os dispositivos conectados, de acordo com as regras de limite de horário.
Se você quer fazer a gestão de times remotos via SSO, então teste grátis o Access Control por 14 dias e comece a ver os resultados. Comece agora!