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Burnout: como cuidar da saúde dos funcionários?

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

A alguns anos a síndrome de burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, ganhou reconhecimento da mídia e se tornou uma preocupação recorrente dentro de empresas.

De acordo com um levantamentos da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), 30% dos trabalhadores brasileiros são atingidos por essa doença.

Esse transtorno psíquico é silencioso e muitas vezes é confundido com cansaço ou preguiça. Entretanto, os danos gerados pelo Burnout podem ser muito perigosos para a saúde mental e física do funcionário.

Descubra no post as causas e sintomas mais comuns da síndrome de Burnout e qual o papel da empresa na saúde dos funcionários.

Causas do Burnout

Jornadas de trabalho longas, trabalhar sob pressão constante e um ambiente competitivo são as causas mais comuns do Burnout.

Do mesmo modo, a necessidade de se provar na empresa e trazer resultados é algo que faz muitas pessoas cumprirem horas extras para conquistar admiração em seu ambiente de trabalho. Essa rotina com o tempo pode se tornar extremamente cansativa e ocasionar a síndrome.

Além disso, outro fator que aumenta as chances de desenvolver o transtorno é a alta competitividade no ambiente de trabalho. Ou seja, empresas que não possuem uma cultura colaborativa tendem a ter funcionários sobrecarregados por tentarem se sobressair sobre os outros.

Por isso, é importante as empresas entenderem que também possuem responsabilidade sobre a saúde mental de seus colaboradores e que o burnout não é causado por problemas pessoais.

Sintomas comuns

A síndrome de Burnout é um transtorno que traz consequências físicas e mentais, sendo algumas delas:

  • Insônia
  • Ansiedade
  • Estresse constante
  • Dores musculares
  • Isolamento de parentes e amigos
  • Sensação de incompetência e insuficiência
  • Dificuldade de concentração 
  • Pressão alta
  • Tristeza recorrente
  • Depressão

Por ser um transtorno silencioso, esses sintomas aparecem de forma leve e  gradativamente pioram, o que dificulta a pessoa perceber que sua rotina está sendo desgastante e prejudicial para sua saúde.

Por isso, é importante praticar o autocuidado e buscar ajuda médica caso algum desses sintomas seja recorrente.

Como cuidar da saúde dos funcionários

O Burnout é uma doença capaz de comprometer o alcance de metas da empresa, pois ele diminui a produtividade dos colaboradores. Portanto, é de extrema importância que as empresas promovam um ambiente de trabalho saudável para seus funcionários.

Uma forma de fazer isso é mudando a cultura da empresa de um ambiente competitivo para um colaborativo. E uma forma de realizar essa mudança é a metodologia Scrum, uma técnica ágil cuja a base é a colaboração entre equipes para desenvolvimento de projetos.

Esse método é utilizado por empresas como Google, Microsoft, Yahoo, e Philips, o que prova que ela é muito eficaz. 

Para aprender mais sobre essa e outras metodologias ágeis, assista o vídeo do Fábio Wan-Dall, Product Owner da Conecta Nuvem:

Além disso, para evitar o burnout e melhorar a saúde mental dos funcionários, é importante controlar com eficiência a jornada de trabalho dos colaboradores. Dessa forma, é possível evitar horas extras desnecessárias e, consequentemente, a exaustão dos funcionários. O que, além de evitar passivos trabalhistas, diminui os custos da empresa com o prolongamento da jornada de trabalho.

Uma ferramenta muito útil para ajudar nesse controle é o Conecta Control. Com ele é possível limitar o acesso dos funcionários às ferramentas de trabalho do Google Workspace por horário e local (IP e DNS), garantindo que o funcionário trabalhe só durante o período estabelecido pela empresa.

Espero que tenham gostado de aprender mais sobre o Burnout e como cuidar da saúde dos funcionários. Acompanhe o blog da Conecta Nuvem para ler mais conteúdo enriquecedores.

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