fbpx
Pular para o conteúdo
Blog » Como enviar mensagens por aplicações de terceiros utilizando o Google Workspace (G Suite)

Como enviar mensagens por aplicações de terceiros utilizando o Google Workspace (G Suite)

Quero usar minha conta de e-mail do Google Workspace (G Suite) para enviar mensagens através do meu sistema ou aplicação, é possível?

Sim, é possível utilizar qualquer conta de e-mail do Google Workspace (G Suite) para autenticar e enviar mensagens.

Como eu faço isto?

Primeiro você deve verificar se a “Verificação em duas etapas” está como “Ativado” para sua conta de email, pois a configuração a ser seguida será de acordo com o status dela, ou seja, “Ativado” ou “Desativado”.

Mas o que é verificação em 2 etapas?

Verificação em 2 etapas é quando você cadastra um dispositivo como uma camada de segurança adicional à sua conta, como o celular para confirmar o seu login além da digitação da senha. Esta confirmação pode ser feita de 3 formas, podendo ser escolhida pela usuário quando ativado o recurso.

Quais são estas 3 formas?

  • Código enviado por mensagem de texto ou ligação;
  • Autorização solicitada através do celular, devendo confirmar com “Sim” ou “Não”;
  • Confirmação através de um chave USB ligada ao computador em uso.

Para maiores informações, clique aqui.  

Agora que você sabe o que é, mas ainda assim não tem certeza se a verificação em 2 etapas está ativa, siga o passo a passo abaixo:

  • Faça login no Google com a conta de email que irá utilizar e acesse a URL https://myaccount.google.com/;
  • Clique em “Segurança”, depois em “Como fazer login no Google”, verifique se a opção “Verificação em 2 etapas” está como “Ativado”.

Vêm novidades por aí!

Nós da Conecta Nuvem sempre buscamos novas oportunidades para elevar os resultados de nossos clientes, por isso prepare-se para novidades em breve. Envolvendo o Access Control e mais!

Gostaria de testar o Access Control e confirmar que será mais uma ferramenta essencial no dia a dia da sua empresa? Converse com nossos consultores.

Leia também: Confiança em relação à segurança da nuvem – O receio já foi?

Tem interesse em saber mais sobre as ferramentas Google ou do Google Workspace (G Suite), ou ainda sobre transição para a nuvem? Acompanhe o blog do Conecta Nuvem ou converse com nossos especialistas. Será um prazer atendê-lo.

Ótimo! Agora já sabemos se você ativou ou não o recurso “Verificação em duas etapas”.

Se o recurso “Verificação em duas etapas” estiver como “Desativado”, siga o roteiro abaixo:

  • Utilize as seguintes configurações em seu sistema ou app;

SMTP: smtp.gmail.com

Porta: 465

SSL: Ativo

E-mail: Sua conta de e-mail

Senha: Sua senha

Agora, caso o recurso “Verificação em duas etapas” estiver como “Ativado”, siga o roteiro abaixo:

  • Acesse a URL https://myaccount.google.com/ e cadastre uma senha de app para sua conta realizando os procedimentos abaixo;
  • Clique em “Segurança”, depois em clique em “Senhas de App”;
  • Certo, mas por que precisei criar a senha de app?

Senha de app é uma senha exclusiva usada para autenticar seu email em dispositivos ou aplicações, fazendo com que não seja solicitado a confirmação de segurança adicional através do dispositivo cadastrado. Assim o sistema ou aplicação utilizado, conseguirá autenticar enviar mensagens normalmente. Sem a senha de app cadastrada, o login será bloqueado e retornado como falha.

  • Com a senha de app criada, utilize a configuração abaixo em seu sistema ou aplicação:

SMTP: smtp.gmail.com

Porta: 465

SSL: Ativo

Email: Sua conta de email

Senha: Sua senha de app criada

Agora você está pronto para enviar mensagens a partir da sua conta de email Google Workspace (G Suite)!

Continue conectado:

  • Como usar o Gemini no Google Planilhas (Sheets)
    O uso do Gemini no Google Planilhas (Sheets) é super fácil e pode te poupar um tempo precioso no dia a dia. Por isso, você aprenderá nesse post como usar o Gemini no Google Planilhas. Vamos lá!
  • Como criar imagens com IA em slides
    Saber criar apresentações de trabalho é essencial no meio corporativo para mostrar ideias, dados, metas ou qualquer informação relevante para os colegas de equipe. Contudo, nem todo mundo é designer e sabe montar uma apresentação do zero com um layout bonito e apresentável pode ser difícil para quem não tem experiêncie. É aí que entra a IA: agora, é possível criar imagens com IA nas apresentações para tornar as apresentações ainda melhores.
  • Como sincronizar dados entre duas planilhas do Google – VÍDEO
    O Google Planilhas é o aplicativo de planilhas do Google Workspace que oferece Planilhas on-line e colaborativas. Nesse aplicativo, são infinitos os recursos para visualizar, organizar e analisar dados. Assim, você conta com estrutura e refinamento dos dados usando as tabelas; ícones inteligentes para inserir dados avançados e precisos, consultar versões anteriores a qualquer momento, deixar comentários para dar feedback às suas equipes e muito mais. Dessa forma, um dos recursos mais interessantes é a sincronização de dados entre duas planilhas.