Como evitar ações trabalhistas controlando o acesso dos usuários? Um dos problemas das empresas atualmente, é ter controle de acesso às ferramentas fora do horário de trabalho e até mesmo, aos finais de semana. Quando os colaboradores excedem sua jornada de trabalho diária e semanal, pela lei, isso se configura como “horas extras”.
Tempo de leitura: 8 minutos Sobre o que você vai ler: Horas Extras; Como evitar ações trabalhistas; Conecta Control
Por exemplo, se um colaborador enviar um e-mail antes ou após sua jornada de trabalho, e estiver agindo de má fé, poderá entrar com uma ação trabalhista alegando que fez horas extras e que não foram pagas pelo empregador. De fato, um e-mail, um telefonema gravado, folha ponto batida, podem ser “provas” documentadas. E sim, existem muitas pessoas que infelizmente agem de má fé e inclusive, ganham ações contra suas empresas.
Segundo, a CLT, em seu artigo 59, as horas extras não podem exceder duas horas por dia e é obrigatório um acordo escrito entre empregador e empregado, ou um contrato coletivo de trabalho para que isso tenha validade.
Igualmente, em casos que o colaborador aja de má fé, fazendo horas extras sem o acordo assinado entre as partes, não basta apenas testemunhas que possam comprovar que os colaboradores da sua empresa não podem fazer horas extras. É necessário um controle muito maior e amplo.
Para que isso não ocorra e os diretores tenham controle de data e horário das ferramentas acessadas, que tal implementar regras de bloqueio de acesso aos e-mails por horário, local e dias da semana? Com efeito, essa ferramenta existe e se chama Conecta Control.
Bloqueio por horário, local e cuidados com horas extras
O Conecta Control promove a definição dos horários de acesso às ferramentas, para antes e após horário do expediente, onde os usuários ficam bloqueados e não trabalham além dos seus horários sem permissão assinada. Assim também, é possível delimitar quem pode ou não acessar as ferramentas fora da empresa, por IP e DNS. Ou seja, seus dados permanecem seguros com essa regra de bloqueio, evitando vazamento de informações.
Informações protegidas e grupos de regras por departamento
É possível também criar regras para departamentos e cargos específicos dentro da empresa. Assim, somente as pessoas que realmente precisam, terão acesso às informações necessárias, como por exemplo, gestores de RH e financeiro que lidam com dados sensíveis. Evite assim, que outros times acessem informações confidenciais, como assuntos financeiros ou do departamento pessoal.
Integração com Painel de Controle
O Conecta Control é integrado ao Google Workspace (G Suite), ou seja, você pode criar regras dentro do Painel de Controle e continuar tendo uma visão holística.
Trial de 14 dias
É possível testar gratuitamente a ferramenta Conecta Control por 14 dias, sem compromisso e sem precisar fornecer suas informações de cartões de crédito.
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