Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Imagine deixar o chuveiro aberto para quando for tomar banho novamente. Essa ideia é até absurda, pois gastar recursos como água e energia também é gastar dinheiro.
Entretanto, muitas empresas seguem essa lógica e em sua palestra no Startup Summit 2022, o Ricardo Araújo, especialista Google Cloud, explicou como esses negócios estão jogando dinheiro fora por não implementarem a comunicação em Nuvem.
Assista o vídeo para conferir a palestra completa e leia o post para entender os principais pontos comentados pelo Ricardo.
O que você verá no post
Porque a computação em Nuvem?
Modelos tradicionais
Em modelos tradicionais de armazenamento de informação o investimento é muito maior, pois é necessário a compra de mais recursos. Por exemplo, HD e o ar condicionado para o data center da empresa. Isso acontece, porque a empresa precisa acompanhar o crescimento do negócio. Mas esses recursos não podem ser desligados, mesmo quando não há usuários precisando deles.
Modelo em nuvem
A comunicação em nuvem é baseada em pagar apenas o que se consome. Ou seja, as máquinas ficam desligadas quando não estão sendo usadas. É como abrir uma torneira apenas quando o usuário precisar lavar as mãos e desligar logo após. Desse modo, a economia é a razão para aderir à Nuvem.
Exemplo prático de economia
Um exemplo de economia possibilitada pela comunicação em nuvem é o software Conecta Suite, uma ferramenta de gerenciamento de usuários e aplicação em massa de assinatura de e-mail e mensagens de férias. A ferramenta possui 6000 usuários ativos simultaneamente, mas o gasto com a infraestrutura do software é de apenas 27 reais por mês.
Mudança de Cultura
É necessário mudar a cultura de como pensamos em desenvolver um software.
Por exemplo, no modelo antigo desse desenvolvimento, existe uma construção em escala vertical, onde se crescia verticalmente a infraestrutura. Como resultado, é necessário ter cada vez mais pessoas, mais armazenamento e máquinas maiores.
Mudar para uma cultura em nuvem significa aderir a uma escala horizontal. Nesse modelo é possível adicionar capacidade de processamento ou memória a um outro servidor. Assim, é possível usá-lo apenas quando for necessário.
Google Workspace e outros sistemas de Comunicação em Nuvem
Usar sistemas de comunicação em nuvem é outra mudança de cultura necessária para aderir essa comunicação a uma empresa.
Dentre esses sistemas, os que dominam o mercado são o Google Workspace e o Microsoft 365.
Estratégias de migração para a comunicação em Nuvem
O Google Cloud possui a ferramenta de migração chamada “Read-only”. Com ela é possível tornar todos os arquivos do servidor da empresa apenas em leitura. Depois disso, é só ir aos poucos colocando os arquivos importantes na Nuvem.
Gostou do conteúdo? Então acompanha a Conecta Nuvem no Youtube, é só clicar aqui. Além disso, acompanhe nosso blog para adquirir mais conhecimento.