Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Gmail dinâmico e interativo com uso de AMP

Gmail dinâmico e interativo com uso de AMP

Novidades estão chegando!!! O Google anunciou a funcionalidade de e-mails dinâmicos para o Gmail. Embora ainda em beta, o e-mail dinâmico permitirá que os remetentes incorporem as próprias AMP (Accelerated Mobile Pages ou Páginas Móveis Aceleradas) tornando assim, o acesso a certos conteúdos publicados na internet mais rápido e prático.

Inegavelmente, o objetivo principal é fazer com que o usuário realize determinadas tarefas sem sair do e-mail.

O funcionamento da AMP no Gmail dinâmico

A tecnologia ajuda, por exemplo, na navegação por catálogos de compra, como ao exibir uma página do Pinterest em sua quase totalidade dentro do próprio corpo de e-mail, ou navegar por diferentes opções de hotéis em e-mails recebidos da OYO Rooms.

Outra possibilidade é manter os e-mail sempre atualizados para que veja as informações mais recentes, como os tópicos de comentários mais recentes de Documentos anexos ou realizar ações para preencher formulários ou responder diretamente a comentários na própria mensagem.

Conforme divulgado pelo Google, empresas que utilizam o AMP podem atualizar os emails em tempo real, ainda que eles já tenham sido enviados. O novo recurso também permitirá atualização dinâmica de informações sobre voos, notícias, previsão do tempo e preço de ações, entre outras coisas.

Ativação do Gmail dinâmico

O e-mail dinâmico no Gmail Beta estará disponível como uma opção para todos os clientes do Google Workspace (G Suite). Contudo, por padrão, está desativado. Assim, os administradores podem optar pela versão beta seguindo o passo a passo: Admin Console >  Apps > Google Workspace (G Suite) > Configurações do Gmail > Configurações do usuário e então selecionar a opção “Ativar email dinâmico.

Após a ativação, os usuários começarão a ver e-mails dinâmicos dos remetentes que adotaram o AMP para e-mail.

Segundo o Google, o recurso está disponível, por enquanto, apenas no Gmail na Web. Para o celular a liberação certamente acontecerá em breve. Os remetentes de e-mail que desejam enviar e-mails dinâmicos precisam se registrar no Google antes que as mensagens apareçam para os usuários finais.

Para mais informações sobre como o email dinâmico funciona com o Vault , confira a Central de Ajuda do Google.   

De acordo com o Google, várias empresas já toparam suportar o AMP em suas mensagens, entre elas, Booking, Despegar (Decolar), OYO Rooms e Pinterest, além de plataformas de e-mail marketing como Litmus e Twilio Sendgrid. Portanto, prepare-se para começar a aproveitar da nova função.

“O ‘AMP para e-mail’ vai permitir, por exemplo, que você facilmente responda a uma ação dentro da própria mensagem, como um convite ou RSVP para um evento, preencher um formulário e navegar por um catálogo de compras. Você poderá ainda escolher ver sempre as informações mais recentes dos e-mails, como os tópicos de comentários mais novos e os trabalhos recomendados”. Comunicado oficial da Google

Leia também: Como utilizar atalhos do teclado no Gmail

Tem interesse em saber mais sobre as ferramentas Google e o Google Workspace (G Suite) e a transição para a nuvem? Acompanhe o blog do Conecta Nuvem ou converse com nossos especialistas. Será um prazer atendê-lo.

Continue conectado: