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Google Grupos: o que são e como utilizá-los no Admin Console👥

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

O Google Workspace desempenha um papel fundamental no mundo corporativo atual, oferecendo uma variedade de ferramentas e serviços para melhorar a produtividade juntamente com a colaboração das equipes. Por este motivo nossa conteúdo de hoje é focado nos Google Grupos: o que são e como utilizá-los no Admin Console.

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Dentre as inúmeras funcionalidades do Workspace, uma ferramenta crucial para a colaboração das equipes são os Grupos. Neste post, você irá entender o que são os Grupos e como utilizá-los no Admin Console do Workspace, além de aprender passo a passo como fazer e configurar um grupo para todos os usuários da empresa. Vamos lá?

🎙️ “Os grupos oferecem uma plataforma organizada onde os membros podem trocar informações, discutir ideias e trabalhar em conjunto de forma mais ágil e integrada.”

Laís Lopes, CEO da Conecta Nuvem

O que são os Google Grupos

Bem-vindo ao quarto módulo do Guia Definitivo do Admin Console Google Workspace! 🤩 Nesta série de posts orientamos como você, administrador do painel, pode utilizar as ferramentas que estão às suas mãos e, dessa forma, facilitar sua vida e melhorar a eficiência da sua empresa.

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Antes de mais nada vamos começar te orientando sobre os Google Grupos: o que são e como utilizá-los no Admin Console

Os Google Grupos ou Grupos são serviços de comunicação e colaboração fornecidos pelo Google. Corporativamente são amplamente utilizados por empresas para facilitar a comunicação interna, assim como a colaboração em equipes e o compartilhamento de informações. 

Os Grupos oferecem uma plataforma para criar grupos de discussão e colaboração, onde os membros podem compartilhar informações, trocar mensagens e trabalhar em conjunto. Portanto, nele pode-se criar listas de e-mails internas, fóruns, grupos de projetos e muito mais, permitindo uma comunicação eficiente e uma colaboração produtiva dentro das organizações.

Admin Console Groups e Google Groups for Business

Os Google Grupos inclui duas opções diferentes: Admin Console Groups e Google Groups for Business. 

Admin Console Groups

  • Criados por administradores
  • Utilizados para colaboração e comunicação. Principalmente para listas de e-mails
  • Pode ser usado para habilitar um serviço para um grupo de usuários, mesmo que o serviço esteja desabilitado para todos os outros

Google Groups for Business

  • Os usuários podem acessar os Grupos da organização usando o aplicativo Google Groups em groups.google.com
  • Dependendo das permissões de serviço, os usuários também podem criar e gerenciar seus próprios Grupos
  • Os administradores podem aproveitar a Directory API

Como criar um Grupo para todos os funcionários passo a passo

  1. Se você ainda não está conectado, faça login em seu domínio como administrador em admin.google.com.
  1. Em primeiro lugar, dentro do painel do Admin, clique no ícone Grupos.
  1. Segundamente, clique em Criar grupo e insira as seguintes informações:

Nome: Todos os funcionários

Descrição: Lista de e-mails interna para todos.

E-mail do grupo: todos@seudominio

  1. Logo após, defina o ‘Tipo de acesso’ como Somente anúncios. Qualquer pessoa na organização pode visualizar tópicos, mas apenas gerentes e proprietários podem enviar mensagens.
  1. Clique em CRIAR GRUPO.
  1. Posteriormente, clique no link Adicionar participantes a Todos os funcionários.
  1. Na página resultante, clique em Adicionar participantes para adicionar membros e depois clique no link Avançado na parte inferior da caixa de diálogo ‘Adicionar membros a Todos os funcionários’.
  1. Marque a caixa ‘Adicionar todos os usuários atuais e futuros a este grupo com a configuração Todos os E-mails‘ e clique em ADICIONAR AO GRUPO.
  1. Logo depois atualize a tela, você deve ver que a lista de membros possui uma entrada chamada ‘Todos os usuários na organização‘. Observação: Novos usuários serão adicionados automaticamente ao grupo quando se juntarem à sua organização.
  1. E por último, clique em SALVAR. 

Dessa forma, você poderá enviar e-mails para todos na organização enviando para todos@seudominio.

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Se você é responsável por gerenciar os usuários do Admin Console do Workspace, o Conecta Suite é a ferramenta ideal para você!

Com essa ferramenta pode-se automatizar processos demorados e difíceis, facilitando a vida dos administradores do painel. Descubra mais clicando aqui.

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Com o Conecta Suite, tem-se em mãos soluções designadas para ajudar no gerenciamento dos usuários de forma automatizada, contendo soluções que antes só estavam disponíveis aos administradores e muitas outras, como:

  • Delegar acessos à caixa de e-mail
  • Gerenciar as informações da empresa
  • “Enviar e-mail como”
  • Atualizar assinaturas de e-mail em massa
  • Atualizar mensagens de férias
  • Definir o acesso ao Workspace no horário de trabalho

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Parabéns! 🥳 Chegamos ao final da nossa terceira lição para Administradores do Google Workspace

Ao longo do post aprendemos sobre Google Grupos: o que são e como utilizá-los no Admin Console. Assim também, durante o Curso para Administradores do Google Workspace, você vai encontrar muitas outras dicas valiosas para aprimorar o uso do seu painel e tornar a sua vida mais fácil.

✅ Pontos importantes que aprendemos ao longo do conteúdo:

  • O que são Google Grupos;
  • Como utilizá-los,
  • Como criar um grupo de gerenciamento passo a passo.

🤓 Siga nessa jornada conectado conosco e aprendendo mais sobre:

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