O que é a Nuvem? É seguro migrar os dados para lá?

2019-07-19T10:38:20-03:0022/07/2019 as 7:00 am|Categories: Admin Console, G Suite, Google|Tags: , , , , |

A tecnologia na nuvem tem ganhado muito espaço por ser uma necessidade estratégica cuja maior adoção se deve a impulsionadores importantes como maior agilidade, integração e velocidade, além da segurança. Além de ser sabido que as empresas que não migrarem para a nova tecnologia ficarão para trás na corrida do mercado.

_____________________________________________________________________________________________________________

Tempo de leitura: 8 minutos

Sobre o que vai ler:  O que é nuvem;

Quais são os tipos de nuvem;

Quais são as melhores práticas com tecnologia em nuvem

______________________________________________________________________________________________________________

Basicamente, a nuvem é vasta rede de servidores remotos em diferentes pontos do globo que estão conectados e operam como um único ecossistema. E esses servidores são os responsáveis por armazenar os dados e informações, executar aplicativos, transmitir conteúdo entre outros, tudo isso no lugar dos servidores “in house”. Ou seja, ao invés de acessar em seu servidor local ou pc, você acessa seus arquivos online., sendo disponível de qualquer lugar e a qualquer hora.

Conheça os diferentes serviços na nuvem

Há diversas opções de armazenamento e tecnologia em nuvem, cada uma voltada para uma necessidade ou funcionalidade específica da realidade das empresas. Conhecer as opções e serviços, ajuda no desafio de gerenciar seus dados, integrar e ajudar na produtividade. Consequentemente, elevando os resultados da sua empresa.

Existem quatro métodos diferentes para armazenar dados na nuvem:

  • Nuvem pública – compartilha recursos e oferece serviços ao público em geral da internet;
  • Nuvem privada – não é compartilhada e oferece serviços em uma rede privada, hospedada localmente;
  • Nuvem híbrida – um misto de serviços compartilhados entre nuvens públicas e privadas;
  • Nuvem de comunidade – compartilha recursos entre organizações e instituições governamentais.

E há também diversos serviços de armazenamento na nuvem, como o Google Drive do G Suite, DropBox do Office, iCloud, OneDrive, entre outros. O importante é buscar um serviço completo, que supra todas as necessidades da sua empresa e que seja seguro.

Segundo especialistas em segurança de informática, a cloud é segura e tem evoluído ainda mais quanto a esse quesito. Mas a prática dos seus usuários é que precisa ser verificada e melhorada.

Melhores práticas da tecnologia em nuvem

1 Utilizar serviços confiáveis

Atualmente, a oferta de serviços é bem grande e existem inclusive serviços gratuitos, mas é importante que você pesquise e conheça a empresa com a qual irá armazenar seus dados. Pesquise sobre a segurança, backups, transferência, restauração e acessos. Essas são informações importantes para entender como o serviço funcionará. Nós da Conecta trabalhamos com o G Suite do Google, a maior empresa da área de tecnologia da informação, comunicação e na nuvem.

2 Elabore e cuide das suas senhas

Não utilizar datas de aniversário ou telefones todos já sabemos. A dica é não utilizar as mesmas senhas, fazer mudanças de senhas com regularidade, utilizar mecanismos de senhas fortes e sortidas, alternar entre letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. 

Outras dicas é aderir ao acesso via verificação em duas etapas e claro, ao sair do ambiente virtual, sempre utilizar as opções “sair” ou “logout”.

3 Dificulte o processo de recuperação de senhas

Sabe a etapa com perguntas para validar a recuperação de senhas? Evitar utilizar cidade que nasceu, nome de familiares ou informações que possam ser facilmente encontradas na internet. Por exemplo, se a conta de recuperação de redes sociais e cadastros for o Gmail, então este deve ter a senha mais forte e se possível, com dupla verificação.

4 Use a verificação em duas etapas

Para não depender apenas de uma senha, você pode usar um login com verificação de duas etapas. Esse recurso utilizará um código especial, que será enviado ao seu Smartphone ou e-mail de segurança. Confira em nosso post “Maior segurança para a verificação em duas etapas do G Suite” como o Google melhorou ainda mais essa funcionalidade.

5 Quando possível, encriptar

Os softwares de encriptação vão embaralhar as informações e torná-las legíveis apenas para quem tiver a senha para descriptografá-las.

Essas são algumas informações e dicas que podem ajudar a você e sua equipe a manter as informações e dados mais seguros, mas é importante lembrar que a garantia da segurança na nuvem devem partir de cada usuário.

Quer saber mais sobre tecnologia na nuvem? Confira nossos artigos e acompanhe. Tem dúvidas sobre segurança ou quer saber mais sobre o G Suite e como ele pode elevar os resultados da sua empresa? Converse com nossos Conectados.

Gostou das dicas?

Aproveite para seguir o nosso canal no You Tube e receber ainda mais novidades.
Para não perder nada lembre de ativar o sininho.

INSCREVER-SE YouTube

Logo Conecta Nuvem
Eleve os resultadas da sua empresa e descubra o poder da Cultura Cloud melhorando a qualidade de vida, aumentando a produtividade, facilitando o trabalho em equipe e a colaboração.

Conecta Nuvem

Soluções Cloud

Descubra o poder da Cultura Cloud e eleve os resultados melhorando a qualidade de vida, aumentando produtividade, facilitando o trabalho em equipe e a colaboração.

Parceira Google Parceira CloudFlare

Posts recentes

FALE CONOSCO