O mercado de software vem crescendo muito nos últimos anos. Segundo um estudo divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) em 2020 – o mais recente até o momento -, o setor cresceu 10,5% em 2019, movimentando R$ 161,7 bilhões. Ainda de acordo com esse estudo, dentro do segmento de TI, o mercado de software apresentou um crescimento de 16% de 2018 para 2019.
Mesmo diante da pandemia do coronavírus, esse nicho é muito rentável e interessante para se investir. Ainda que o mundo estivesse “parado”, a tecnologia continuou evoluindo e se mostrou ainda mais importante e necessária.
Com um setor tão promissor, surge a dúvida: vale a pena investir no desenvolvimento de um software próprio? Ou é melhor revender um produto já pronto?
Vantagens de revender um software
Em primeiro lugar, vamos destacar um ponto crucial para a decisão: mão de obra. Para desenvolver um software, é preciso ter mão de obra qualificada e dinheiro para investir no processo. Além disso, vai demorar um tempo até que o software fique pronto. Ou seja, toda a construção de um produto novo demanda tempo, uma equipe preparada, equipamentos atualizados e dinheiro.
Se sua empresa vai revender um produto que já existe, não precisa se preocupar com nenhum desses pontos levantados. O caminho para o lucro é mais rápido e o retorno financeiro é muito vantajoso.
Do mesmo modo, apostar em um software que já existe dá mais credibilidade ainda para o revendedor, visto que o produto já está consolidado. É mais fácil confiar em algo que já funciona e foi testado do que em algo que está chegando agora. Não é preciso fazer toda uma construção de imagem, apenas mostrar aos clientes que aquele produto vale a pena.
Quando você vai comprar algo, por exemplo, não fica mais tranquilo quando vê muitas avaliações positivas daquele produto? Então, o mesmo acontece quando se trata de um software. Se você sabe que existem pessoas que usam aquele programa, se sente mais seguro em apostar nele.
Outros benefícios
Melhor estrutura oferecida ao cliente
Quando você tem um software pronto, a empresa que o desenvolveu já tem toda uma estrutura pronta para atender às demandas do cliente. Se ele precisar de suporte com o produto, por exemplo, já tem um time especializado para resolver o problema.
Ao perceber que o problema foi solucionado com agilidade e que a comunicação entre os envolvidos foi simples, todos saem ganhando:
- o cliente, que foi bem atendido e teve a questão resolvida;
- o revendedor, que provou ter um bom produto a oferecer;
- a empresa que desenvolveu o software, que também provou a funcionalidade do que ela oferece e mostrou ter uma equipe preparada.
Aumento de portfólio
Quanto mais produtos bons sua empresa tiver para revender, maiores são as chances de trazer soluções efetivas às dores dos seus clientes. Além disso, também expande o leque de pessoas para comprar os produtos.
Com um grande portfólio de serviços, outra opção é apostar na venda cruzada. Ela consiste em trazer soluções para complementar os outros produtos do seu próprio mix.
Satisfação do cliente
Se sua empresa tiver bons produtos na cartela, conseguirá deixar os clientes encantados com os serviços oferecidos. Clientes satisfeitos indicam os produtos da sua empresa para outras empresas/pessoas. Assim, sua empresa ainda consegue ganhar mais usuários para conhecer e comprar o software revendido.
Aumento de receita da empresa
Por fim, o quesito principal: mais dinheiro. Revender software é uma situação de ganha-ganha, já que você estará aumentando a receita da sua empresa ao oferecer o produto de outra. Sua empresa não deixa de ajudar os clientes com a dor deles e ainda economiza ao não precisar desenvolver um produto próprio.
Quais softwares devo revender?
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