Nós sabemos que, às vezes, as pessoas preferem os arquivos Adobe PDF porque são fáceis de imprimir, baixar e abrir, não é mesmo?
Você sabia que, se você estiver trabalhando no Google Documentos ou no Google Planilhas, não há necessidade de converter seus arquivos em PDFs toda vez que deseja compartilhá-los?
Em vez disso, você pode enviar um link para uma versão em PDF do seu arquivo.
BENEFÍCIOS
– Você não precisa re-compartilhar PDFs ou atualizar links de PDF se você alterar o arquivo de origem. O link sempre passa para a versão mais recente.
– Você poupa o espaço de armazenamento de e-mail e evita estourar os limites de tamanho de anexo permitidos.
– Você não precisa de várias versões de seus arquivos, como um PDF e um arquivo de origem – todas as versões são armazenadas em um único arquivo.
COMO FAZER PARA ENVIAR O LINK DE UM ARQUIVO EM PDF?
– No Drive, selecione seu documento.
– Clique em Compartilhar
– Clique em Copiar link e clique em Concluído.
– Depois de colar o link, altere o fim do URL antes de enviá-lo.
Por exemplo:
Antes: http://docs.google.com/document/d/12345678/edit?usp=sharing
Depois: http://docs.google.com/document/d/12345678/export?format=pdf
– Envie o link PDF modificado.
– Quando você clicar no link, você (ou qualquer outra pessoa) pode baixar uma cópia em PDF do seu documento.
Nota: Se o seu documento compartilhado for grande, pode demorar um pouco para fazer o download.
Fonte: Centro de Aprendizagem Google Workspace (G Suite).