Pular para o conteúdo
Blog » Softwares de monitoramento de rede gratuitos para sua empresa

Softwares de monitoramento de rede gratuitos para sua empresa

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Softwares de monitoramento são ferramentas essenciais para ajudar os administradores de uma empresa a analisar o desempenho das redes de computadores e averiguar se não ocorreu nenhuma anomalia. Ou seja, são poderosas ferramentas para a produtividade e para segurança digital de um negócio.

Entretanto, devido ao elevado preço de algumas dessas soluções, nem todas as empresas, principalmente as iniciantes, possuem a verba necessária para adquiri-las.

Infelizmente, isso pode causar muita ansiedade em empreendedores e profissionais de TI, visto que uma de suas principais funções é a produtividade da equipe e segurança da informação, respectivamente.

Então, para que esses profissionais não se sintam prejudicados, separamos alguns ótimos e gratuitos softwares de monitoramento de rede que vão trazer mais desempenho e segurança para sua empresa.

O que são softwares de monitoramento?

Já imaginou como seria dirigir um carro sem o painel do carro? Seria impossível verificar a velocidade, o que resultaria em multas, sem falar que você nunca saberia quando o carro estaria com pouca gasolina.

Essa é a lógica dos softwares de monitoramento de redes, visto que eles disponibilizam aos administradores informações valiosas sobre a rede de computadores da empresa.

Com essas soluções é possível monitorar aspectos de uma rede, como tráfego, período de atividade e largura de banda.

Então, conheça 4 ferramentas que podem fazer isso por sua empresa de forma gratuita.

4 Softwares gratuitos

1. Checkmk

Software desenvolvido em Python e C++. O Checkmk é usado para o monitoramento de servidores, aplicativos, redes, infraestruturas em nuvem, contêineres, armazenamento, bancos de dados e sensores de ambiente. 

A ferramenta também é de código aberto e possui uma ótima avaliação no marketplace da capterra, sendo elogiada por sua usabilidade e função de detecção automática.

Sendo assim, um ótimo software para empresas que não podem no momento não podem investir em softwares caros. 

2.Spiceworks

Disponível para versão local e de nuvem, o Spiceworks é mais um software gratuito de monitoramento de rede, mas diferente das demais, este também possui ferramentas de suporte técnico.

Enquanto a ferramenta de monitoramento realiza o rastreamento de infraestrutura crítica de TI, como servidores, dispositivos IP e computadores. Já a de suporte, possui recursos para gestão de chamados, relatórios, automação de regras de chamados e integração com diretórios ativos.

Para mais informações sobre o software, consulte sua página capterra clicando aqui.

3.Lansweeper

A ferramenta funciona como um gerenciador de ativos de TI, escaneando grandes áreas de uma rede de uma vez e reunindo informações sobre outros softwares e hardwares presentes em computadores e outros dispositivos nessa rede de computadores.

Dessa forma, é possível ter uma visão mais ampla sobre todas as ferramentas que a empresa está utilizando e como elas estão sendo utilizadas.

4.CloudStats

O CloudStats é uma solução que permite o monitoramento de servidores para sistemas operacionais Linux e Windows. 

A grande sacada do CloundStats é que ele ajuda a identificar processos que consomem bastante banda larga. Assim, é mais fácil fazer um diagnóstico dentro da sua empresa de quais dessas atividades precisam ser realizadas.

Espero que tenha gostado do post. Se quiser receber mais conteúdos sobre tecnologia, além de dicas Google, assine a newsletter da Conecta Nuvem e receba materiais quentinhos quinzenalmente no seu e-mail.

Sair da versão mobile