Como administrador, é possível optar por receber alertas por e-mail quando ocorrerem eventos importantes, como falhas no envio, por exemplo.
Um ataque mal-intencionado ou uma configuração incorreta no e-mail podem causar uma taxa alta de emails recebidos. Para proteger seus usuários, o Gmail monitora essa taxa de entrada e quando determinados limites de recebimento de e-mails são atingidos, o Gmail passa a rejeitar automaticamente novas mensagens.
Com o objetivo de fornecer aos administradores do Google Workspace (G Suite) maior visibilidade desse processo, a partir de agora, se o Gmail rejeitar 25 ou mais mensagens para um único destinatário no período de uma hora, será enviada ao administrador uma lista de usuários afetados.
Essa opção precisa ser habilitada, assim, para receber as notificações, o administrador precisa ativar “o alerta de e-mail com limitação de taxa de e-mails recebidos” na opção Gerenciar alertas no Admin console.
O alerta trará as seguintes informações:
- os destinatários do e-mail
- o remetente do e-mail
- o número de mensagens afetadas
- quando a limitação da taxa começou
- quando a rejeição mais recente ocorreu
Com as informações do remetente e do destinatário será possível encontrar e analisar as mensagens rejeitadas através da “Pesquisa de registro de e-mail.”
Nesse link da Ajuda do Google você pode conferir mais detalhes sobre os outros alertas de e-mail e como configurá-los.
Texto baseado em: Increased visibility into rate-limiting in Gmail