priComo administrador, é possível optar por receber alertas por e-mail quando ocorrerem eventos importantes, como falhas no envio, por exemplo. Isso acontece pela limitação de e-mails recebidos no Gmail, saiba mais no post a seguir.
Em primeiro lugar, um ataque mal-intencionado ou uma configuração incorreta no e-mail podem causar uma taxa alta de emails recebidos. Dessa forma, para proteger seus usuários, o Gmail monitora essa taxa de entrada e quando determinados limites de recebimento de e-mails são atingidos. Por consequência, o Gmail passa a rejeitar automaticamente novas mensagens.
Além disso, com o objetivo de fornecer aos administradores do Google Workspace (G Suite) maior visibilidade desse processo, a partir de agora, se o Gmail rejeitar 25 ou mais mensagens para um único destinatário no período de uma hora, será enviada ao administrador uma lista de usuários afetados.
A limitação de e-mails recebidos no Gmail precisa ser habilitada. Isso é, para receber as notificações, o administrador precisa ativar “o alerta de e-mail com limitação de taxa de e-mails recebidos” na opção Gerenciar alertas no Admin console.

A limitação de e-mails recebidos no Gmail trará as seguintes informações:
- os destinatários do e-mail
- o remetente do e-mail
- o número de mensagens afetadas
- quando a limitação da taxa começou
- quando a rejeição mais recente ocorreu
Por fim, com as informações do remetente e do destinatário será possível encontrar e analisar as mensagens rejeitadas através da “Pesquisa de registro de e-mail.”
Além disso, nesse link da Ajuda do Google você pode conferir mais detalhes sobre os outros alertas de e-mail e como configurá-los.
Texto baseado em: Increased visibility into rate-limiting in Gmail