Pular para o conteúdo
Blog » Trocar turnos no Natal e Ano Novo: Como simplificar

Trocar turnos no Natal e Ano Novo: Como simplificar

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Trocar trunos durante o Natal e Ano Novo pode ser um problema para o TI e RH, devido a grande recorrência de trocas que são solicitadas, devido aos recessos e as férias coletivas desse período.

Entretanto, é possível fazer essa troca de turnos de forma simples, basta usar a ferramenta correta.

Então, assista ao vídeo da Laís Lopes, especialista Google Cloud, onde ela explica como utilizar o Conecta Control para automatizar a troca de turnos em poucos cliques. Ou, se preferir, continue lendo o Blog para aprender o passo a passo.

1 – Instale o Conecta Control

Então, para instalar o Conecta Control, basta acessa o link do Marketplace do Google e fazer a instalação da solução.

Para realizar a instalação, acesse esse link: Clique aqui.

2 – Coloque no Modo férias os Colaboradores

Caso queria tirar o acesso dos funcionários que estarão entrando nas férias coletivas, basta seguir o passo a passo:

  • Acesse a área de “usuários”.
  • Selecione os usuários que estarão entrando de férias.
  • Em “Aplicar a selecionados”, clique em “atribuir modo férias”
  • Coloque o período em que eles estarão de férias.
  • Clique em “ok” e depois em “confirmar”.

Dessa forma, esses funcionários não terão acesso as ferramentas do Google Workspace. Ou seja, mesmo que o funcionário queria, ele não poderá fazer nenhum tipo de hora extra.

Dessa forma, é possível criar uma cultura de produtividade saudável na empresa, evitando problemas como o Burnout, além de evitar passivos trabalhistas por horas extras. Pois, o colaborador entenderá que só precisa trabalhar durante sua jornada de trabalho.

Configure o turnos e horários dos funcionários

Durante o Natal e Ano Novo, é comum que um setor da empresa fica trabalhando menos tempo durante a semana, ou que a rotatividade entre funcionários seja maior para que todos possam aproveitar as comemorações.

Então, para esses casos, você pode automatizar em poucos cliques os turnos e horários de acesso dos funcionários. Basta seguir o passo a passo:

  • Na área de “turnos”, clique em “adicionar turnos”, e configure o nome do turno (ex: turno da equipe de MKT no Natal).
  • Em seguida, escolha a lista de IPs permitidos, ou seja, em que locais o colaborador poderá ter acesso a sua conta empresarial (Exemplo: caso queria que ele só tenha acesso dentro da empresa, basta configurar o endereço do local).
  • Escolha se ele vai ser leslogado atomicamente após o fim do turno em “Logout obrigatório”. Em seguida, clique em criar.
  • Agora, clique no turno criado para realizar configurações avançadas.
  • Em “Horário de operação” defina os dias e horários do turno.
  • Agora, para criar um dia de feriado, como o dia de Natal e Ano Novo, clique em “criar”, depois em “Feriados e datas especiais” e estabeleça o dia, depois dê um enter e clique em “salvar”.
  • Em seguida, clique em “participantes”, e depois no símbolo de “+”. E, agora, digite todos os colaboradores que serão incluso no horário de natal que você criou.
  • Agora, basta clicar em “Adicionar usuários ao turno”

Pronto, simples assim, você pode criar vários turnos e horários diferentes e fazer a troca de forma simples sempre que for necessário.

Se gostou, não perca a oportunidade de fazer o teste gratuito sem compromisso de 14 dias, onde você será acompanhado por uma equipe de especialistas que irão te auxiliar na utilização da ferramenta.

Sair da versão mobile