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Enviar e receber e-mails são algumas das tarefas mais importantes no dia a dia corporativo.
Ao mesmo tempo que representam a principal forma de comunicação tanto internamente entre colegas de trabalho, quanto externamente com clientes, fornecedores ou parcerias.
Neste artigo, vamos te mostrar 3 formas de fazer seus e-mails parecerem mais profissionais e melhorar o seu desempenho e da sua equipe.
“52% dos profissionais relatam que as dificuldades de comunicação geram conflitos e retrabalhos, contribuindo para o estresse e o desânimo dos talentos.”
The Economist
É por isso, portanto, que utilizar formas inteligentes de enviar e-mails pode facilitar na colaboração, bem como transmitir profissionalismo e impulsionar a produtividade. Então continue lendo para entender melhor.
O que você verá neste artigo:
Aprimorando a escrita e formatação de e-mails profissionais
1. Seja objetivo
Sabemos que num ambiente corporativo, tempo muitas vezes significa dinheiro. Então evite divagações e vá direto ao ponto, apresentando a mensagem principal de forma clara e concisa.
2. Use parágrafos curtos
Pensando também em poupar tempo, o ideal é dividir o texto em parágrafos curtos, que contenham somente a ideia principal. Ajudando, assim, para que a mensagem não fique confusa.
3. Use tópicos
Se o seu objetivo for falar de diversos assuntos, utilize tópicos para destacar cada ponto e fazer o seu texto ser melhor compreendido.
4. Evite terminologias complexas
Nem todo mundo tem o mesmo nível de conhecimento que o seu em determinado assunto, portanto, a menos que esteja se comunicando com um público específico, escreva de uma forma fácil e objetiva.
O poder da etiqueta de comunicação e e-mails profissionais
Todos já ouvimos falar que “gentileza gera gentileza”, não é? E isso certamente se aplica muito bem ao ambiente de trabalho. Quando nossa principal forma de comunicação é através de e-mails, nos comunicar de forma clara e objetiva é muito importante.
Porém é necessário também criar um clima cortês através dos nossos e-mails. As expressões “Caro” e “Prezado” são ótimas para demonstrar respeito ao nosso leitor, quem quer que ele seja.
Responder prontamente também é uma forma de nos manter gentis com quem estamos em contato, demonstrando respeito pela urgência do outro. Além disso, evitar erros gramaticais mantém a nossa comunicação clara e objetiva, transmitindo confiança e mantendo uma imagem profissional.
Dando um toque profissional na aparência do seu e-mail com uma assinatura
A assinatura de e-mail é como o nosso cartão de visitas virtual, ou seja, um toque profissional em cada e-mail que enviamos.
Por quê? Porque uma assinatura de e-mail bem elaborada fortalece a credibilidade e a confiança nas nossas comunicações. Afinal, ela mostra que levamos a sério a nossa identidade profissional.
Incluimos informações relevantes, como nome completo, cargo, informações de contato e links para perfis profissionais, dessa forma criamos uma imagem sólida e confiável.
Uma assinatura bem projetada também transmite organização e atenção aos detalhes, inegavelmente duas característica valorizadas no mundo corporativo. Quer saber mais sobre o assunto? Acesse esse link.
Como criar sua assinatura de e-mail profissional com o Conecta Sign
E você, quer criar sua assinatura de e-mail profissional de forma rápida e simples? Com o Conecta Sign você pode!
Aqui vai um passo a passo de como criar sua assinatura de e-mail profissional:
- Primeiramente, faça o download do app Conecta Suite no Marketplace da Google. Você pode fazer clicando aqui.
2. Posteriormente, clique em Assinaturas de e-mail
3. E por fim, se divirta escolhendo dentre os nossos vários modelos disponíveis ou crie o seu próprio modelo do 0 e insira as informações que desejar.
Além de criar as assinaturas, pelo Conecta Sign você padroniza para a empresa inteira com apenas um clique. Legal né? Então acesse esse link e instale o Conecta Suite para utilizar essa e várias outras ferramentas para Workspace!
PS: Disponibilizamos 14 dias de teste grátis para você testar e utilizar a ferramenta, sem precisar adicionar cartão de crédito.
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