Tempo estimado de leitura: 5 minutos
As funções do RH vão muito além de gerir folhas de pagamento ou registrar carteira de trabalho. Esse profissional também é responsável por muitas tarefas relacionadas ao desenvolvimento de capital humano dentro da empresa.
Ou seja, o RH também é importante na construção dos profissionais dentro da empresa.
Sendo assim, os desafios para essa profissão são muitos e devem ser compreendidos para que possam ser superados.
Nesse post, vamos apresentar 3 das maiores dificuldades enfrentadas pelo RH e como contorná-las.
3 principais desafios do RH
Desenvolver novos líderes
Apesar de pouco comentado, o RH é uma peça importantíssima na construção de futuras lideranças para a empresa. Tanto que a Gartner, uma das maiores referências de pesquisa empresarial, destacou o desenvolvimento de liderança como uma das prioridades do RH em 2023.
Essa tarefa pode ser um pouco difícil, visto que o mundo muda de forma cada vez mais veloz e com ele, o que se espera de um bom líder. Então, como saber quais as qualidades devem ser estimuladas em um líder?
Frente a essas mudanças constantes, é importante que o líder desenvolva características da liderança humana. Ou seja, que ele busque ser mais empático para compreender os medos e inseguranças de sua equipe. Dessa forma, ele conseguirá gerir melhor os impactos que seu time pode sofrer com as mudanças que ocorrem na empresa e no mundo.
Tendo isso em vista, é importante que o RH fique atento a funcionários que possuam as habilidades da liderança humana, pois ali pode estar um futuro líder da empresa.
Controlar a jornada de trabalho
A falta de controle sobre a jornada de trabalho dos funcionários também é um grande problema para o RH. Apesar de parecer uma tarefa simples, uma jornada de trabalho mal organizada pode acarretar em processos trabalhistas para a empresa.
Além disso, o controle da jornada de trabalho também é importante para garantir o bem-estar do funcionário, pois, o excesso de horas extras pode levar a problemas emocionais como o burnout, além de atrapalhar a experiência do funcionário na empresa.
O modelo home office de trabalho pode tornar o controle da jornada de trabalho um desafio, visto que não é possível saber se o funcionário está ou não trabalhando. Portanto, é importante que o RH esteja equipado com a tecnologia certa que pode ajudá-lo a realizar atividades como o controle do registro de ponto.
Um exemplo de tecnologia que tem ajudados gestores de RH no controle da jornada de trabalho é a integração Pontomais + Conecta Control, que permite desconectar o colaborador da sua conta no Workspace da empresa após o fim do expediente. Assim, é possível aumentar a governança do RH sobre a jornada de trabalho.
Atrair novos talentos
Além de garantir que os colaboradores desenvolvam suas habilidades e se sintam bem exercendo suas funções, também é dever do RH realizar a contratação de novos talentos.
O desafio dessa tarefa começa pela pressão, pois uma decisão errada pode trazer prejuízo para a empresa. Além disso, a competição por novos funcionários é acirrada no mercado. Segundo um apontamento da Gartner, 50% das empresas entrevistadas esperavam que essa competição aumente ainda mais até o final do ano.
Por isso, é importante oferecer um bom conjunto de benefícios para os futuros contratados. E isso vai muito além de um bom salário, é importante mostrar que sua empresa está disposta a investir na carreira desses profissionais.
Na sua experiência, qual desses problemas é mais desafiador para a sua empresa? Você pode nos contar, nos seguindo no Instagram, lá postamos várias dicas sobre o Google, tecnologia e gestão de equipes. Basta clicar na imagem a seguir:
Além disso, assine nossa Newsletter e receba no seu e-mail conteúdos enriquecedores a cada 15 dias.