As empresas SaaS representam uma grande mudança na forma de como as empresas atuam no mercado e, hoje, as empresas SaaS representam uma mudança também no jeito de fazer negócios. E as empresas que usufruem de serviços SaaS têm muito a ganhar.

Certo, com certeza já ouviu falar em SaaS, mas você sabe do que se trata? 

SaaS – Software as a Service, em português Software como Serviço, trata-se da disponibilização de aplicativos/softwares via nuvem/internet. Google Drive, Trello, e-mail comercial e até mesmo o Netflix e Airbnb. Ou seja, o consumidor não tem a posse de um produto, mas sim acesso ao formato contrato, podendo esse se adequar às necessidades do cliente.

______________________________________________________________________________________________________________

Tempo de leitura: 8 minutos

Sobre o que vai ler:  Quais são os benefícios da computação em nuvem

Relacionamento na contratação de uma SaaS

_____________________________________________________________________________________________________________

Com a contratação de SaaS além de um serviço personalizado há outros benefícios:

  • Acesso remoto;
  • Fácil upgrade;
  • Redução de custos;
  • Suporte rápido e ágil;
  • Melhor integração com outros sistemas.

Atendimento, relacionamento e experiência do cliente de SaaS

Por se tratar de um serviço, o SaaS traz um ponto importante, a experiência do cliente. E o mercado nesse quesito se aprimora rapidamente e um bom relacionamento entre consumidor e prestador é fundamental na adaptação das organizações.

No caso, com a personificação dos serviços é fundamental entender e conhecer as particularidades de cada cliente, pois assim a empresa prestadora poderá oferecer as soluções mais adequadas e que ajudarão a elevar os resultados. 

Assim, não basta ao cliente adquirir o serviço e utilizá-lo no automático, sem saber como aproveitar ao máximo e as melhores formas. No caso, o alcance do potencial máximo do serviço virá através do bom relacionamento e da aproximação com a empresa que oferta o serviço.

Por exemplo, o Gmail do G Suite pode ser muito mais do que um app para enviar e receber e-mails. Existem maneiras otimizadas para organizar e-mails e pastas, facilidades para encontrar mensagens, e o conhecimento disto virá através de treinamentos e do relacionamento proporcionados por um bom serviço de atendimento ao cliente.

Um bom atendimento é essencial. 92% dos consumidores consideram que o atendimento é essencial para escolher uma marca para comprar ou se relacionar. A com o SaaS não seria diferente, onde o atendimento é a principal conexão entre a empresa e o cliente.

Afinal, se precisar tirar alguma dúvida ou tiver algum problema, a rapidez e o bom atendimento serão fundamentais, para suprir a necessidade, mas também para engajar a empresa e a marca. É preciso que as empresas fornecedoras entendam essa importância.

Práticas importantes para oferecer um relacionamento de sucesso com SaaS:

Customer Onboarding

Muitos clientes podem ter dificuldade em compreender toda a complexidade do software e isso pode se tornar um problema.

Uma das práticas mais comuns em SaaS, é o Customer Onboarding. Um processo que ajuda o cliente durante a possível complexidade do software, ou seja, engaja e guia o consumidor para o melhor resultado possível com o serviço adquirido.

Aqui, podem ser adicionados treinamentos, seja do software completo, de uma função específica ou ainda customizando para o dia a dia de cada cliente.

Feedback

Ter feedback dos clientes é importante para a melhora contínua dos serviços prestados e ainda, segundo pesquisa da plataforma NeoAssist, 92% dos clientes esperam que as empresas solicitem seus feedback.

Sim, o cliente gosta de ser ouvido e quer participar da construção do serviço, pois assim ele sente-se também importante para a empresa.

Outro ponto é a construção de uma cultura participativa, onde o cliente torna-se mais do que um agente receptivo e sim parte do processo de co-criação do serviço, transformando a experiência do consumidor, aumentando o vínculo e a confiança com a empresa.

Suporte

Provavelmente aqui está o grande diferencial competitivo dentro do SaaS. Afinal, empresas que apresentam-se disponíveis para ajudar o cliente são recompensadas por sua fidelidade e também propagação.

Não basta ter os canais abertos é preciso mostrar interesse pela dor do cliente e disposição em ajudá-lo sempre.

O atendimento ao cliente precisa estar presente em todas as etapas no uso da ferramenta. Da divulgação ao pós-venda. E customer onboarding e suporte devem andar de mãos dadas, ensinando o cliente a andar e solucionando eventuais dúvidas. E assim alcançar o sucesso do cliente.

Não é segredo que para as empresas o custo em manter um cliente já conquistado é menor do que trazer um novo cliente. Mas o mesmo é aplicado ao cliente, onde manter um fornecedor é mais barato do que precisar procurar uma nova solução. 

Portanto, optar e confiar em uma empresa parceira que busque elevar resultados de ambos é benéfico a todos, por isso a importância de um relacionamento eficiente entre empresas SaaS e os consumidores. Relacionamento não é apenas marketing é estratégia fundamental para o sucesso.

Leia também: Qual a diferença entre SaaS, PaaS e IaaS, serviços de computação em nuvem?

As ferramentas G Suite têm ajudado muitas empresas a ter mais produtividades. Acompanhe nosso blog e nosso Canal no YouTube para mais dicas.

Deseja saber mais sobre o G Suite? Converse com os especialistas da Conecta Nuvem, será um prazer atendê-lo!

O jeito certo de controlar o acesso ao G Suite - Access Control

Gostou das dicas?

Aproveite para seguir o nosso canal no YouTube e receber ainda mais novidades.
Para não perder nada lembre de ativar o sininho.

INSCREVER-SE YouTube

Logo Conecta Nuvem
Eleve os resultadas da sua empresa e descubra o poder da Cultura Cloud melhorando a qualidade de vida, aumentando a produtividade, facilitando o trabalho em equipe e a colaboração.

Conecta Nuvem