Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Google Workspace (G Suite) disponibilizará acesso a arquivos do Office no Google Drive

Google Workspace (G Suite) disponibilizará acesso a arquivos do Office no Google Drive

A partir de 17 de Outubro, o Google Workspace (G Suite) começará a liberar a presença em tempo real de arquivos do Microsoft Office no Google Drive, a todos os domínios.

O novo recurso será incluído no Drive File Stream e ajudará a evitar conflitos de versões ao editar arquivos do Microsoft Office no Google Drive. O acompanhamento em tempo real permitirá que os usuários saibam se outro usuário está editando arquivos do Word, Excel ou PowerPoint armazenados no Drive File Stream.

Evite conflitos de versão ao editar arquivos do Microsoft Office no Google Drive

Assim que o usuário abrir um arquivo do Microsoft Office o sistema verificará se alguém está visualizando ou editando o mesmo documento e emitirá alertas para evitar conflitos de versões:

  • É seguro editar: ninguém mais está editando;
  • Aguarde a edição: outras pessoas estão editando e poderá resultar versões conflitantes;
  • Nova versão criada: outro editor salvou uma versão mais recente do arquivo;
  • Nova versão criada (conflito): enquanto um usuário editava o arquivo, outro usuário também o editou. Será possível realizar uma comparação lado a lado, permitindo assim, mesclar mais facilmente em um arquivo atualizado.

Os administradores de conta já podem optar por disponibilizar a presença em tempo real para suas organizações. A presença em tempo real pode ser ativada ou desativada para um domínio inteiro ou para unidades organizacionais individuais dentro de um domínio.

Para alterar a configuração, vá para Aplicativos> Google Workspace (G Suite)> Drive e Documentos> Recursos e aplicativos> Permitir que usuários ativem a presença em tempo real no Microsoft Office a partir do Drive File Stream no Admin Console.

É possível também configurar a nova facilidade por máquina, também.

Leia também: Por que usar o Google Workspace (G Suite)? Compare com o Office 365 e faça a melhor escolha

Recurso ao usuário final disponível após 17 de outubro

Os usuários do Drive File Stream começarão a ver uma mensagem ao abrir arquivos do Office armazenados no Drive File Stream. Esta mensagem explica o objetivo e a importância da novidade. E depois de optar por esse recurso, os indicadores de status de presença em tempo real aparecerão no canto inferior direito dos arquivos.

Obs. Para ativar a presença em tempo real no macOS pode ser necessário que os usuários concedam permissões de acessibilidade. Além disso, podem ser solicitadas a confirmar sua identidade.

Leia também: Google Workspace (G Suite) Basic ou Business. Qual escolher?

Tem interesse em saber mais sobre as ferramentas do Google Workspace (G Suite)? Acompanhe o blog do Conecta Nuvem e converse com nossos especialistas. Será um prazer atendê-lo.

Continue conectado: