No último post, nós falamos sobre por que você deve criar uma assinatura de e-mail. Se você precisa da internet para trabalhar, com certeza usa o e-mail com muita frequência, certo? E, por ser uma ferramenta tão necessária na comunicação, precisa passar uma boa imagem de quem está enviando. É importante mostrar que tipo de profissional você é através do e-mail. Portanto, ter uma boa assinatura de e-mail é fundamental para causar boa impressão.
Muitas vezes, ter um bom e-mail profissional pode funcionar muito melhor do que um cartão de visitas. O e-mail é bem mais fácil de encontrar e de armazenar. Porém, uma assinatura de e-mail bagunçada pode atrapalhar mais do que ajudar. Por isso, vamos te ajudar com algumas dicas de como criar uma assinatura de e-mail profissional.
O que deve ter numa assinatura de e-mail?
Nome, sobrenome, cargo e telefone são indispensáveis. É importante que os destinatários dos seus e-mails tenham as informações necessárias sobre você. Colocar o telefone vai ajudar em situações em que a pessoa precisa de um meio mais rápido para falar com você.
Se você tem uma loja física, fornecer o endereço pode fazer diferença. Além disso, use o espaço da assinatura para divulgar suas redes sociais. Isso é interessante principalmente para quem quer divulgar o próprio negócio.
Para deixar mais personalizado, recomendamos adicionar uma foto. Isso pode te aproximar da pessoa que vai receber uma mensagem. Porém, lembre-se: é um meio de comunicação profissional. Escolha com cuidado a foto que vai usar, porque ela será sua marca registrada.
Assinatura de e-mail profissional, quais informações colocar?
- Nome e sobrenome
Existem milhares de pessoas com o mesmo nome, e quase sempre se tem mais de uma pessoa na sua empresa com o seu nome. Então não esqueça do seu sobrenome.
- Cargo e departamento
Esse dado ajuda bastante o receptor a saber com quem está falando. E isso é muito importante.
- Telefone com DDD
E se você tiver contatos no exterior até o DDI pode ser interessante.
- Endereço
Fundamental para quando você recebe seus contatos em um local fisico, mas caso sua empresa tenha atendimento 100% online, colocar a cidade e o estado é sempre interessante.
- Redes sociais
Sempre com links, para que seus contatos consigam seguir sua empresa com facilidade.
- Foto e logotipo
Você pode usar a foto da pessoa para trazer mais proximidade com o leitor do e-mail, mas lembre-se de sempre colocar a logomarca.
- Banner com novidades
Aproveite sua assinatura para divulgar informações importantes com seus contatos. Use sua assinatura de e-mail como uma ferramenta de marketing.
Atenção à identidade visual
Sua assinatura de e-mail vai falar não só sobre você, mas também sobre o lugar onde você trabalha. Então, é importante ficar atento a cada detalhe. A assinatura deve refletir a identidade visual do lugar que você representa. Por isso, é recomendado usar as mesmas cores da logo da empresa.
Além disso, use no máximo duas fontes na imagem. Você pode alternar para dar mais destaques a determinadas informações, mas essas fontes precisam fazer sentido juntas.
Tome cuidado com excessos. Uma assinatura muito poluída pode mais atrapalhar do que ajudar. Seu remetente pode se distrair das informações contidas ali e a sua comunicação ir por água abaixo. Com certeza não é isso que você quer.
Detalhes
Por último, mas não menos importante: confira se a sua assinatura é responsiva. Ou seja, descubra se ela funciona bem no celular. Talvez usar muitas informações pode fazer com que fique grande demais e que a imagem não responda bem.
Para criar uma assinatura de e-mail sugerimos que tenha uma conta no Gmail. Não deixe de conferir nosso post sobre Assinatura de e-mail: Por que criar a sua? Aproveite também e conheça o nosso gerenciador de assinaturas em massa para o Google Workspace, o Conecta Sign.
Além disso, que tal usar nosso Gerador Automático de Assinatura de E-mail? É gratuito!