Conecta ControlComo era o trabalho antes da pandemia x como é agora

Como era o trabalho antes da pandemia x como é agora

É curioso parar para pensar sobre o tanto que o trabalho mudou desde o início da pandemia até agora. Velhos hábitos se transformaram completamente e novos surgiram. A forma de se comportar e interagir com os colegas também mudou. 

como era o trabalho antes x depois da pandemia

Mesmo que várias empresas tenham retomado o trabalho presencial ou aderido ao modelo híbrido, a rotina não é mais a mesma. Falando nisso, uma pesquisa da Robert Half mostrou que o modelo híbrido é o preferido em 57% das empresas brasileiras.

A adaptação para esse tipo de rotina também levou um tempo para se consolidar. Hoje em dia, porém, é bastante comum nas empresas. Vamos relembrar alguns aspectos que mudaram desde o início de 2020 até hoje?

Como era o trabalho antes da pandemia x como é agora

Bater o ponto

Antes da pandemia, muitas empresas exigiam que o funcionário batesse o ponto in loco. As mais modernas usavam biometria, mas algumas ainda usavam o papel para comprovar as horas. Com a pandemia e, consequentemente, com o home office, o sistema mudou. 

Os colaboradores precisaram encontrar um meio de bater o ponto online para registrar o trabalho. Ainda bem que já existiam diversas empresas com essa proposta. É o caso da Pontomais, por exemplo, que é parceira da Conecta e permite o registro de ponto online. 

Teste grátis por 14 dias para as ferramentas de trabalho do Conecta Control e Ponto Mais.

Girar a catraca

Anteriormente, os colegas de trabalho sabiam que o expediente de alguém começava quando a pessoa girava a catraca, entrava no escritório e ligava o computador. Agora, no entanto, o jeito é logar no email e avisar os colegas quando se está online.

Ser ‘expulso’ da empresa pelos seguranças por exceder o horário de trabalho

Você já ficou até muito tarde trabalhando e o segurança precisou te expulsar porque o prédio ia fechar? Essa realidade mudou e agora existem outros meios de evitar as horas extras. Ou seja, atualmente, também dá para ser ‘expulso’ do home office.

Se você já conhece o Conecta Control, sabe que ele limita os acessos às ferramentas de trabalho. Ou seja, se acabar o horário do seu expediente, o Conecta Control vai te deslogar. Assim, você não poderá entrar no Docs, no Planilhas e até no email. Nada de horas extras!

Dessa forma, as chances de você sofrer processos trabalhistas por esse motivo diminuem muito. Aproveite para ver mais dicas de como controlar as horas extras feitas no período noturno.

E caso você ainda não conheça todas as vantagens do Conecta Control, essa é a hora. Nós estamos com uma nova versão do software, cheia de novidades. Uma delas, inclusive, é o forçar o logout, que pode ser feito a qualquer momento pelo administrador. No entanto, uma coisa não mudou: o teste grátis. 

Você pode experimentar o Conecta Control na sua empresa para ver como ele vai facilitar o trabalho dos gestores e dos colaboradores. Quer saber tudo o que tem de novo no Conecta Control? É só se ligar no vídeo: 

Reuniões presenciais

Aquelas reuniões que exigiam reserva de sala e uma organização extra também mudaram completamente. Se antes era só fechar a porta e todo mundo ficava concentrado na conversa, com a pandemia, tudo mudou. 

Primeiramente, a frase “estão me ouvindo?” virou padrão em todos os encontros virtuais. O Google Meet virou um aplicativo usado diariamente e fomos descobrindo novos truques nele, como por exemplo, mudar o fundo exibido na própria tela que virou uma diversão. Além disso, também tornou-se necessária a preocupação com a conexão da internet e o barulho do ambiente. Um caos.

Dessa forma, também veio a importância de se ter um lugar de trabalho dentro de casa que fosse ser confortável e com o mínimo de interferência possível, ou seja, a preocupação com o espaço onde passamos boa parte do tempo acabou virando uma questão recorrente.

Hora do cafezinho

Os 15 minutinhos de pausa sagrados no meio do dia para dar uma descansada na mente e conversar com os colegas acabou sumindo, pois com o home office, essa pausa sagrada ganhou uma nova cara ou, em alguns casos, deixou de acontecer. Sendo assim, muitos colaboradores tiveram dificuldade de interagir.

O happy hour passou a acontecer online também e, no começo, até funcionou. Depois, veio o “excesso de telas” e acabou deixando muita gente de saco cheio. Uma adaptação foi necessária, mas agora os encontros podem voltar a acontecer presencialmente. Ainda bem!

E você, leitor, sente falta de algum hábito que tinha no trabalho no período pré-pandemia e hoje não tem mais? Conta pra gente o que mudou por aí!

Posts Relacionados

Reduzimos mais de 1500 ajustes de ponto em 2 meses! 😱

Ei, gestor! Já imaginou não ter que gastar seu tempo fazendo ajustes no ponto dos seus colaboradores? Ferramentas novas são cada vez mais necessárias nesse mundo corporativo, incluindo o sistema de pontos online, que gerencia e monitora as horas dos colaboradores. Com o Conecta Control, reduzimos mais de 1500 ajustes de ponto nos últimos 2 meses

Trocar turnos no Natal e Ano Novo: Como simplificar

Trocar trunos durante o Natal e Ano Novo pode...

Posts em Destaques