Pular para o conteúdo
Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Como controlar as horas extras feitas no período noturno?

Como controlar as horas extras feitas no período noturno?

Tempo estimado de leitura: 6 minutes

Trocar o dia pela noite não é uma tarefa fácil quando envolve trabalho, né? Afeta tanto a saúde física quanto mental, além de interferir na vida social. Como forma de compensar os prejuízos, a CLT garante um bônus para quem trabalha à noite. O adicional noturno é pago para os trabalhadores CLT que exercem suas funções a partir das 22h até as 5h. 

Ou seja, mesmo que o trabalhador não fique até as 5h, se trabalhar até depois das 22h, já recebe o adicional noturno. No entanto, existem algumas ocasiões em que o colaborador passa das 22h sem necessidade e recebe o benefício.

Isso acontece, por exemplo, quando ele não se organiza para executar as tarefas que tem durante a jornada diária. Dessa forma, ultrapassa o horário de trabalho e, se fizer isso com frequência, prejudica o financeiro da empresa.

É claro que existem ocasiões em que o horário noturno se faz necessário. Porém, muitas vezes não é o caso e elas acontecem sem autorização dos gestores. Quer entender como funciona o pagamento do adicional noturno e como evitá-lo? Continue lendo esse post para descobrir!

O que diz a CLT?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que o pagamento do adicional noturno se dá no trabalho feito entre 22h e 5h. A remuneração será feita com acréscimo de pelo menos 20% sobre a hora trabalhada. 

Além disso, a hora do trabalho noturno é computada como de 52 minutos e 30 segundos, não de 60 minutos. Mesmo com a reforma trabalhista aprovada em 2017, o pagamento do adicional noturno não mudou. Ademais, a CLT ainda proíbe que menores de idade trabalhem no período das 22h às 5h

Como evitar o pagamento do adicional noturno

Antes de tudo, vale ressaltar que as orientações desse post valem para quem não foi contratado para exercer a jornada noturna. O objetivo é evitar que sua empresa seja lesada em situações desnecessárias.

Agora, vamos ao que interessa. Quais recursos usar para não precisar lidar com as horas extras à noite e, consequentemente, com o adicional noturno? A palavra-chave é: organização. É fundamental que o colaborador distribua as tarefas de forma organizada para conseguir executar todas elas durante o expediente.

Contudo, muitas vezes só a organização não ajuda a evitar as horas extras. Pensando nisso, a Conecta desenvolveu um software que vai solucionar esse problema: o Conecta Control.

Conheça o Conecta Control

Vantagens do Conecta Control no controle de horas

O Conecta Control ajuda a monitorar o horário dos seus colaboradores. Assim, ele permite que o acesso às ferramentas de trabalho seja limitado às horas pré-determinadas pelos gestores. 

A principal função do Conecta Control para evitar o pagamento do adicional noturno é o Logout Avançado. Com ele, os usuários são desconectados automaticamente das ferramentas de trabalho no horário definido. Você organizar os usuários em grupos para facilitar na hora de escolher o horário limite, por exemplo.

Ou seja, acabou o horário do expediente e ele está devidamente configurado no Conecta Control? O usuário perde o acesso ao Google Workspace naquele dia e só pode voltar no horário definido para o dia seguinte.

Caso a hora extra seja necessária, o colaborador deverá pedir autorização para o gestor, que irá configurar o horário daquele dia. Desse modo, todos ficam de acordo com a jornada extra e ninguém é surpreendido negativamente.

Com o Conecta Control, além do logout das ferramentas no desktop, o usuário não pode acessá-las no mobile também. Sendo assim, ele não poderá enviar emails fora do horário do expediente, o que já configura como hora extra. 

O Conecta Control é a ferramenta que vai agir efetivamente para evitar qualquer hora extra sem autorização. Isto é, nada de surpresa no final do mês. Você não terá que pagar adicional noturno a funcionários que não poderiam fazer jornada extra.

Por que evitar o pagamento do adicional noturno

Em primeiro lugar, é importante evitar que o adicional noturno aconteça sem autorização para não ter problemas judiciais. Sua empresa pode sofrer com processos se o adicional não for pago corretamente. Dessa forma, o melhor jeito é evitar que ele aconteça.

Além disso, o pagamento do adicional noturno de colaboradores que não devem trabalhar neste horário afeta o caixa da empresa. Imagina se todos os colaboradores resolvem fazer hora extra na jornada noturna? Não há financeiro que resista!

No último post do blog, nós falamos sobre governança corporativa e o quanto ela é essencial para o bom funcionamento da empresa. Um dos tópicos importantes sobre a governança é que ela requer previsibilidade financeira. 

O Conecta Control proporciona isso, já que evita as horas extras não autorizadas. Além de ajudar a evitar processos judiciais, o nosso software ainda contribui para a governança corporativa. Leia “Como ter mais governança corporativa com o Google Workspace e o Conecta Control” e saiba mais.

E você, leitor, o que achou das nossas dicas sobre como evitar o adicional noturno? Já conhece os nossos produtos que ajudam na gestão de pessoas? Conta para a gente na Comunidade da Conecta!

%d blogueiros gostam disto: