Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Como gerenciar uma equipe em trabalho híbrido

Como gerenciar uma equipe em trabalho híbrido

O trabalho híbrido vem sendo discutido com frequência e ganhando cada vez mais adeptos no mundo corporativo. Isso se dá porque ele surge como uma alternativa ao home office e ao trabalho presencial. Tem gente, por exemplo, que descobriu ser mais produtivo no home office. No entanto, outras pessoas preferem comparecer ao trabalho durante o expediente. Há também quem prefira ir ao escritório alguns dias na semana para ter algum contato com os colegas. No trabalho híbrido, você contempla todos esses perfis sem prejudicar ninguém.

Trabalho Híbrido

Uma pesquisa da Robert Half mostra que 95% dos executivos entrevistados veem o trabalho híbrido como permanente. Claro que essa alternativa requer um processo de adaptação e pode trazer alguns desafios.

Um deles é o de fazer a gestão de pessoas de forma eficaz e democrática, de modo que nenhum colaborador se sinta excluído. Para te ajudar a resolver esse problema, trazemos algumas dicas do que fazer quanto a isso.

Vantagens do trabalho híbrido

Primeiramente, vamos explicar por que muitas empresas têm falado sobre o trabalho híbrido. Esse modelo dá mais autonomia aos colaboradores. Assim, eles podem escolher a melhor forma para cumprir suas tarefas. Isso estimula a criação e os incentiva a serem mais produtivos, além de contribuir para o bem-estar de cada um. Dessa forma, eles se tornam mais responsáveis e encontram a forma mais eficiente de organização. 

A flexibilidade e a liberdade também são dois fatores muito positivos do trabalho híbrido. Isso tudo influencia na qualidade de vida dos funcionários. Eles se sentem mais motivados e valorizados. Permitir que os colaboradores tomem decisões sobre o que é melhor para eles demonstra confiança. Mostra que você acredita que ele vai cumprir os prazos e entregar as tarefas sem estar sob constante supervisão. Com isso, ele trabalha com mais propósito e gera, inclusive, mais resultados.

O trabalho híbrido ajuda a reduzir custos. Além disso, o turnover da empresa também cai, já que os funcionários se sentem bem trabalhando lá. Um bom ambiente é importante para que o colaborador escolha continuar representando a instituição.

Dicas para fazer a gestão de pessoas no trabalho híbrido

Boa comunicação

Em qualquer modelo de trabalho, a comunicação é fator-chave para uma gestão bem sucedida. No trabalho híbrido é ainda mais necessário comunicar-se de forma clara e eficiente. Como parte da equipe estará no escritório e outra não, podem surgir alguns ruídos nas mensagens.

Então, é preciso prestar atenção em dobro para não haver mal-entendido. Da mesma forma, o time inteiro precisa estar em contato para que o trabalho flua. Caso contrário, a produção pode ficar travada e atrapalhar todo o processo.

Encontre a melhor ferramenta para que as pessoas possam conversar em tempo real. Muitas vezes, o WhatsApp não é a melhor opção. Os grupos ajudam, mas comunicar-se o tempo todo por lá pode ser contraproducente. No aplicativo chegam mensagens dos mais variados tipos e, com isso, as pessoas podem se distrair e perder o foco.

Cultura do feedback

O feedback é parte importantíssima do trabalho. Todo mundo gosta de saber onde está acertando e onde está errando. O feedback incentiva e ajuda a melhorar a qualidade da produção. Se o funcionário está no caminho certo, por exemplo, ele vai buscar aprimorar o trabalho. Caso ele esteja cometendo erros, vai saber o que deve fazer para ser elogiado.

E esse retorno não precisa ser dado pessoalmente, já que estamos falando de trabalho híbrido. É importante que seja olho no olho, mas também é possível fazer isso em chamadas de vídeo. Quanto mais próximo o contato, melhor. Fazer uma avaliação do time como todo também é válido, mas sem deixar de lado as individualidades. Assim, você mostra que está atento às particularidades de cada trabalhador. É fundamental demonstrar que você reconhece que cada membro do time é único. 

Ferramentas auxiliares

A tecnologia é indispensável para qualquer modelo de trabalho. O uso de ferramentas facilita a comunicação e agiliza processos. Além disso, ajuda na organização e no fluxo de trabalho. Fazer a gestão de equipes sem o uso dessas ferramentas só vai tornar tudo mais difícil.

As plataformas com armazenamento em nuvem são uma ótima pedida para o trabalho híbrido. Oferecem segurança dos dados e permitem que as informações sejam acessadas fora do escritório. Dessa forma, os colaboradores conseguem trabalhar em qualquer lugar.

Já na área da comunicação, o Google Chat e o Slack costumam funcionar muito bem para trabalhos em grupo. Faça uma pesquisa e descubra qual ferramenta se encaixa melhor à sua demanda. Os colaboradores também podem opinar, já que eles vão usar.

Uso do Google Workspace

Falando em armazenamento em nuvem, o Google Workspace é a ferramenta ideal para as equipes interagirem melhor. Além de ter o selo Google de qualidade, possui características para facilitar o trabalho à distância. Os aplicativos do Google são integrados uns aos outros e proporcionam maior interatividade para o time. A equipe que trabalha em conjunto consegue acompanhar o que está sendo feito em tempo real.

Docs, Planilhas e Apresentações são apps de destaque dentro do Workspace, mas existem outros que ajudam o trabalho híbrido. No artigo “Problemas no Outlook? Conheça o Google Workspace” você consegue ver ainda mais vantagens. 

Interação entre os times

Por fim, proporcione momentos de interação entre as pessoas, principalmente entre aquelas que vão dividir trabalhos. Um bom relacionamento influencia muito na qualidade do trabalho apresentado. Quanto mais os colaboradores se conhecerem, maiores são as chances de produzir bem em conjunto.

Trabalho híbrido é tendência

Conforme dito no começo do texto, existem muitas empresas interessadas em aderir ao trabalho híbrido. O atual momento é de transição, mas uma boa gestão é capaz de fazer funcionar. Esse modelo traz diversos benefícios tanto para a empresa quanto para o colaborador. Não perde em produtividade nem em organização e ganha funcionários mais engajados no trabalho. 

Há muito mais prós do que contras na implantação do trabalho híbrido. É claro que exige tempo de adaptação, como qualquer modelo de trabalho. Então, é necessário ter muita conversa entre gestores e colaboradores e ouvir o que eles têm a dizer. A contribuição de todos é essencial para um ambiente de trabalho melhor. Que tal experimentar? ;)

Continue conectado: