fbpx
Pular para o conteúdo
Blog » Como implementar o Google Workspace (G Suite) e gerir a resistência dos usuários

Como implementar o Google Workspace (G Suite) e gerir a resistência dos usuários

 Nesse artigo, saiba como implementar o Google Workspace (G Suite) e gerir a resistência dos usuários.

A renovação tecnológica trouxe ao mercado o conceito de nuvem e é através dele que o Google Workspace (G Suite) atua e tem traz melhorias.

Conheça um pouco mais sobre a ferramenta e como gerir uma possível resistência à implementação.

Gestão da mudança

Reconhecemos que mudar assusta e pode parecer complexo, principalmente em empresas com um trabalho e cultura já bem desenvolvidos.

Porém, através da Gestão da mudança, a transição e a adoção do Google Workspace (G Suite) acontecerá de forma fácil, rápida e eficiente.

Portanto, torna sua empresa mais flexível e estimulando o lado colaborativo de sua equipe.

Para que esse processo aconteça, é necessária atenção ao lado humano da companhia.

Olhar além da tecnologia e engajar os colaboradores, apresentando os benefícios que a inovação trará para o dia a dia.

Alguns passos podem ser tomados para colocar em prática o processo de mudança:

  • entendimento da realidade do negócio e das pessoas atingidas;
  • planejamento de projeto;
  • co-criação com o cliente e implementação.

Essas etapas ajudarão o gestor a reconhecer como as pessoas afetam o resultado final e como alcançar melhores rendimentos.

Como resultado, o gestor terá um mapa para orientar o projeto de mudanças e aumento da produtividade.

Metodologia Google em parceria com a Conecta Nuvem para o Google Workspace (G Suite)

Como implementar o Google Workspace (G Suite), o Google criou uma metodologia que vai além da adoção da plataforma.

Isso acontece com a ajuda dos parceiros certificados Google, como a Conecta Nuvens que atua no Brasil e está perto da sua empresa.

Dentro da empresa, o método consiste em três etapas:

  1. Em primeiro lugar, foco na área de TI. Realizar as configurações técnicas dos aplicativos, domínio;
  2. Em segundo lugar, gestão dos usuários e familiarizar o pessoal do TI com o sistema Google;
  3. Em terceiro lugar, selecionar colaboradores para serem os disseminadores da cultura Google.
  4. Ainda assim, os escolhidos serão os primeiros a terem treinamentos responsáveis por replicar o aprendido;
  5. Dessa forma auxilia a equipe de TI com dúvidas simples dos demais colegas e estimular a todos a adoção do Google Workspace (G Suite) e suas soluções;
  6. Comunicar e incentivar. Após todos os colaboradores já iniciarem o uso das ferramentas do Google Workspace (G Suite), sugere-se a criação de uma comunicação que informe e engaje as equipes sobre possibilidades de uso e novidades das ferramentas.

Toda transformação envolve visão de futuro. Mudar e experimentar novas tecnologias, novas atitudes, adquirir competências com o intuito de aprimorar e melhorar através da metodologia trazida pelo Google, e seus parceiros, como a Conecta Nuvens.

Os benefícios do Google Workspace (G Suite)

Os benefícios do Google Workspace (G Suite) são muitos e alguns podem ser percebidos logo após a adoção das ferramentas, enquanto outros virão com o médio prazo.

Por exemplo, agendas integradas, tornam mais fácil agendar reuniões e organizar as equipes, acesso imediato ao Hangouts.

Aliás, a colaboração é fator chave para a inovação dos processos e sucesso do Google Workspace (G Suite).

Muita informação? Não se preocupe, com a consultoria da Conecta Nuvens sua empresa terá acesso a diversos treinamentos e também o suporte necessário para ajudar a entender, implementar e organizar da melhor forma essa metodologia de armazenamento e gestão em nuvem que o Google Workspace (G Suite) proporciona.

Nosso objetivo é ajudar a equilibrar os aspectos técnicos do Google Workspace (G Suite) com a cultura da sua organização, preparando sua empresa para o uso das ferramentas. Venha conversar com a Conecta e saiba mais.

Continue conectado:

  • Como usar o Gemini no Google Planilhas (Sheets)
    O uso do Gemini no Google Planilhas (Sheets) é super fácil e pode te poupar um tempo precioso no dia a dia. Por isso, você aprenderá nesse post como usar o Gemini no Google Planilhas. Vamos lá!
  • Como criar imagens com IA em slides
    Saber criar apresentações de trabalho é essencial no meio corporativo para mostrar ideias, dados, metas ou qualquer informação relevante para os colegas de equipe. Contudo, nem todo mundo é designer e sabe montar uma apresentação do zero com um layout bonito e apresentável pode ser difícil para quem não tem experiêncie. É aí que entra a IA: agora, é possível criar imagens com IA nas apresentações para tornar as apresentações ainda melhores.
  • Como sincronizar dados entre duas planilhas do Google – VÍDEO
    O Google Planilhas é o aplicativo de planilhas do Google Workspace que oferece Planilhas on-line e colaborativas. Nesse aplicativo, são infinitos os recursos para visualizar, organizar e analisar dados. Assim, você conta com estrutura e refinamento dos dados usando as tabelas; ícones inteligentes para inserir dados avançados e precisos, consultar versões anteriores a qualquer momento, deixar comentários para dar feedback às suas equipes e muito mais. Dessa forma, um dos recursos mais interessantes é a sincronização de dados entre duas planilhas.