Com certeza, você e sua equipe utilizam planilhas para construir os mais variados relatórios na sua empresa, certo? Neste post vamos mostrar como é possível criá-los de maneira mais produtiva, ágil e colaborativa, através do Google Planilhas do Google Suite.
Para todos os modelos e portes de empresas o Google Planilhas permite acesso a funções como gráficos, fórmulas, tabelas dinâmicas, formatações condicionais e todo o necessário para preparar o relatório que você precisa. E mais, através das planilhas do Google, sua equipe poderá colaborar simultaneamente com os relatórios em um novo jeito de trabalhar.
Convidamos você a prestar atenção nas cinco razões para usar o Google Planilhas e ver o que sua empresa pode ganhar:
1) Colaboração simultânea no Google
A colaboração com certeza é uma das principais vantagens que a Google traz para sua empresa. Ao invés de precisar encaminhar partes do arquivo para cada colaborador ou ter que juntar e editar um arquivo depois de receber as edições realizadas, é possível que cada pessoa edite simultaneamente e em tempo real um único arquivo, trabalhando assim, como se estivessem lado a lado.
2) Histórico
Através do histórico é possível ter acesso às edições anteriores do mesmo documento e também saber o usuário responsável pelas alterações, ajudando a encontrar possíveis informações que possam ter sido perdidas durante as revisões, por exemplo.
3) Mobilidade do Google
Um dos mais importantes princípios da Google é a mobilidade, e utilizando o Google Planilhas será possível trabalhar de qualquer dispositivo e em qualquer lugar, inclusive offline – para isso, instale e ative a extensão do Documentos Google off-line para o Chrome e nas Configurações do Google Drive, marque a caixa ao lado de “Sincronizar os arquivos do Documentos, Planilhas, Apresentações e Desenhos Google com este computador para edição off-line”.
E tem mais, qualquer pessoa autorizada pode acessar as informações quando necessário, sendo que a autorização é dada pelo gestor (proprietário do arquivo) e as permissões podem variar entre – visualização, comentários e edição.
4) Inteligência Artificial
Existem funções nas Planilhas do Google que ajudarão você e sua empresa a fazer melhor uso dos dados, como sugestões do aplicativo para tabelas dinâmicas e fórmulas.
É possível também, utilizar a opção “Explorar” para encontrar sugestões de tabelas e também fazer perguntas como por exemplo, “Qual é a receita gerada por cada vendedor?” e o aplicativo poderá ajudar ao gerar a tabela dinâmica correta para a análise – essa opção está disponível apenas para a versão em inglês, no momento.
Ao trazer a inteligência artificial para o aplicativo de Planilhas, a Google ajudará sua empresa a entender o que seus dados já sabem, proporcionando novos insights e melhores análises para as tomadas de decisão.
5) Função macro – sim, agora o Google Planilhas também tem!
A mais nova atualização da Google traz a ferramenta Macro para o Google Planilhas, assim, é possível automatizar tarefas repetitivas, economizando tempo e diminuindo esforço.
O chamado “gravador de macros” permite que o usuário registre ações – um mesmo gráfico que será usado em diferentes meses, por exemplo – e as copie para outras planilhas, sem precisar usar códigos. Uma vez registrado, o macro é automaticamente convertido em um Apps Script, que poderá ser editado e atualizado quando necessário.
O melhor? A nova função pode ser utilizada em nuvem, sem interrupção enquanto um planilha estiver sendo utilizada. Por exemplo, uma equipe tendo uma reunião pode rodar os macros enquanto revisa a mesma planilha.
Extra!
Você não precisa se preocupar em salvar seu trabalho, pois o Google Planilhas salva automaticamente enquanto você digita e edita o arquivo.
A Google traz soluções que valorizam a experiência do usuário, que buscam aumentar a produtividade das empresas e também o aumento na geração de resultados.
Fale com o Grupo Cloud e conheça mais sobre o Google Planilhas e demais ferramentas do Google Workspace (G Suite) que ajudarão sua empresa a ser mais eficiente e produtiva.