Equilibrar o horário de trabalho com o de descanso nunca foi uma tarefa fácil, mesmo antes da pandemia. Quando o espaço corporativo e o de lazer se tornaram um só, tudo ficou ainda mais complicado. Muitas vezes, trabalhar “só mais um pouquinho” acabou rendendo muitas horas extras para o funcionário. Como não havia mais tempo de deslocamento com que se preocupar, cumprir algumas tarefas a mais naquele dia não faria mal. No entanto, faz sim.
De acordo com pesquisa da Robert Half, executivos relataram aumento de 50% nas horas extras nos dois primeiros meses do ano. Esses números foram avaliados em comparação com novembro e dezembro de 2020.
Ainda segundo o levantamento, 53% dos profissionais mudaram de emprego devido ao desequilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Ou seja, trabalhar mais tempo não tem feito bem nem ao trabalhador nem à empresa. O excesso de trabalho também pode gerar um burnout. Nenhuma empresa quer um trabalhador exausto e desmotivado, certo?
Além dos desgaste, as horas extras ainda podem gerar processos trabalhistas. Para evitar que elas sejam uma dor de cabeça para os gestores, separamos algumas dicas. Continue com a gente!
Sem problemas com horas extras
Em primeiro lugar, é importante lembrar que horas extras não são necessariamente ruins. Contudo, elas devem ser feitas com cuidado e, de preferência, em conformidade com o gestor. Não dá para trabalhar mais tempo do que o normal todos os dias, por exemplo. É preciso haver acordo e equilíbrio.
Para ter um controle de quantas horas a mais cada colaborador tem, nós disponibilizamos uma planilha. Ela ajuda bastante no acompanhamento desse quesito e não deixa ninguém perdido.
O funcionário não poderá alegar que tem mais horas do que ele realmente tem. E a empresa saberá exatamente quanto deve pagar pelas horas extras. Por isso, é importante que ela seja preenchida com atenção. Não dá para deixar passar nada.
Essa planilha traz mais tranquilidade tanto aos gestores quanto aos colaboradores. É um método muito simples, prático e o melhor: gratuito.
Outras dicas
Planejamento
Incentive o colaborador a manter uma rotina planejada e que funcione. A organização vai fazer com que ele consiga cumprir as demandas mais urgentes de cada dia. O que não for urgente, fica para quando tiver mais tempo.
Redução de processos burocráticos
Muitas vezes, esses processos só atrapalham o dia a dia. Avalie o que pode ser simplificado e o que pode ser delegado a outra pessoa ou setor. Se nada disso funcionar, considere a terceirização de alguns processos para reduzir as horas extras.
Melhor divisão de tarefas
Consulte os seus colaboradores e analise as tarefas atribuídas a cada um. Alguns deles podem estar com muitas funções a mais, gerando horas extras. Às vezes, é só uma questão de reorganizar a equipe para não sobrecarregar ninguém. Assim, todos ficam ainda mais produtivos e ninguém gasta tempo com coisas que não vão agregar.
Defina metas
As metas servem para estimular os colaboradores a serem mais produtivos. Assim sendo, elas podem incentivá-los a fazer mais, mas só dentro do expediente. Se a ideia é reduzir horas extras, a condição para a bonificação deve ser essa. E se a meta for definida para o time, isso pode estimular o trabalho em equipe.
Por fim, é necessário que haja transparência no controle das horas. Todos precisam ter acesso, para que não haja desconfiança de nenhuma das partes.
Conecta Control ajuda a reduzir horas extras
A Conecta Nuvem possui uma ferramenta desenvolvida para acabar com o problema das horas extras. Com o Conecta Control, você pode limitar os acessos às ferramentas do Google Workspace. Essa restrição pode ser feita por horário, liberando apenas dentro do tempo definido pelo administrador.
Além disso, o acesso também pode ser limitado por IP ou por DNS. Você pode definir quem vê os documentos de qualquer lugar ou só do escritório. Ou seja, ainda protege suas informações. E ainda possui período gratuito de teste! Ficou interessado? Leia nosso post “Conecta Control: como manter sua empresa ativa no home office” e veja os benefícios.