Como suspender ou remover um usuário do G Suite

2019-06-19T15:14:33-03:0020/06/2019 as 7:00 am|Categories: Admin Console, G Suite, Google|Tags: , , , , , , |

Quando um colaborador é desligado, é possível duas primeiras ações para promover segurança: Suspender ou Remover o usuário do Painel. Isso não vai excluir o perfil ou dados do usuário, como o histórico de mensagens dos e-mails ou eventos da agenda. Porém, o usuário ficará bloqueado para fazer login na conta, assim como receber convites de eventos na agenda e novos e-mails que chegarem. Acompanhe abaixo o tutorial!

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Tempo de leitura: 15 minutos

Sobre o que vai ler:  Como e por qual motivo suspender ou remover um usuário do Painel do Admin

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Os demais colaboradores vão continuar tendo acesso aos arquivos e outros recursos compartilhados. Após suspender o usuário, o admin poderá restaurar essa conta a qualquer momento. As tarifas de licença de usuário serão cobradas para usuários suspensos.

Exceção: Se você suspender a conta de um usuário enquanto ele estiver em uma sessão ativa do Hangouts Meet, o usuário poderá continuar participando até o fim da sessão.

Siga os passos abaixo para suspender um usuário:

  1.     Faça login no Google Admin Console;
  2.    Clique em Usuários;
  3.    Clique no botão que representa as configurações na lista de usuários para encontrar o usuário que você deseja alterar e selecione Suspender;
  4.    Clique em Suspender usuário para confirmar a suspensão.

Para remover um usuário

1. Como administrador do G Suite, também é possível remover um usuário e antes, transferir propriedade dos dados da conta para outra antes da exclusão;

Atenção: Apenas os arquivos que pertencem a um usuário podem ser transferidos para outro usuário, que vai se tornar o novo proprietário. Os arquivos visíveis para o proprietário que saiu da organização, mas que não pertencem a ele, não são afetados pela exclusão da conta. Para excluir, siga os passos abaixo:

Na página inicial do Admin console, acesse Usuários.

2. (Opcional) Para excluir um único usuário, faça o seguinte:

Na lista “Usuários”, encontre o usuário;

Passe o cursor sobre o usuário que você quer excluir e clique em Mais Excluir. Você também encontra essa opção no canto superior esquerdo da página da conta de usuário em “Mais”.​

3. (Opcional) Para excluir vários usuários:

Marque a caixa de cada usuário que você quer excluir na lista “Usuários”. Na parte superior da página, clique em “Excluir” usuários selecionados;

Dica: se todos os usuários pertencerem à mesma unidade organizacional, selecione-a à direita para encontrar os usuários com mais facilidade. Você pode clicar em no canto superior esquerdo para ver a árvore organizacional. Se os usuários estiverem em organizações diferentes, selecione “Usuários de todas as unidades organizacionais” à esquerda;

4. Se você é um administrador delegado (e não um super administrador), marque as caixas para confirmar que entende o impacto da exclusão da conta;

5. Opcional, (apenas para super administradores) Para transferir a propriedade do conteúdo do usuário: Marque as caixas que você quiser.

Importante:

Apenas o conteúdo do Drive que pertence a um usuário pode ser transferido para outro usuário, que se torna o novo proprietário. Os arquivos do Google Drive serão excluídos após 20 dias. Os recursos da conta de marca serão excluídos imediatamente se o usuário for o único proprietário. O conteúdo transferido inclui arquivos de todos os tipos, não apenas dos aplicativos Documentos, Planilhas e Apresentações Google.

6. Clique em “Excluir usuário” ou “Excluir usuários”;

7. Se necessário, exclua o usuário da lista de contatos do Gmail.

Pronto, agora você aprendeu como excluir ou remover usuários para manter sua organização mais segura!

Leia também: Como migrar emails do Outlook para o G Suite com o GSMMO

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