Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Google libera controle de apps no gerenciamento básico do Google Workspace (G Suite)

Google libera controle de apps no gerenciamento básico do Google Workspace (G Suite)

  • por

Novas funcionalidade foram anunciadas pelo Google. Os usuários do gerenciamento básico do Google Workspace (G Suite) para dispositivos móveis terão controle sobre aplicativos que podem ou não ser instalados nos dispositivos de trabalho.

Primeiramente, o recurso de gerenciamento era liberado apenas para os níveis avançados. Ao básico era permitido somente controle sobre senhas e limpeza de contas.

Agora, com a nova permissão, através do gerenciamento móvel básico será possível:

  • Organizar aplicativos na Play Store;
  • Instalar automaticamente aplicativos nos dispositivos móveis dos usuários;
  • Criar aplicativos da web;
  • Criar aplicativos particulares;
  • Criar lista de permissões;

A novidade traz permissão para os dispositivos com sistema Android, contudo, o gerenciamento de aplicativos no sistema iOS além dos recursos de limpar completamente os dispositivos e impedir desinstalação de apps, ainda permanecem apenas para as versões avançadas de gerenciamento.

Como habilitar a nova função no gerenciamento móvel básico

Embora a liberação seja total, por padrão, a nova função está desativada. Portanto. para ativar é preciso que os Administradores realizem o seguinte caminho:

  • Admin Console > Gerenciamento de dispositivos > Gerenciamento de aplicativos > Gerenciar aplicativos para dispositivos Android.

Para os usuários finais, ao contrário, nenhuma ação é necessária. Porém em seus dispositivos haverá uma nova seção na Play Store, “Aplicativos de trabalho” com os aplicativos que estão na lista de permissões criada pela empresa.

Guia “Aplicativos de trabalho” na Play Store com os aplicativos da lista de permissões

Em caso de dúvidas sobre como a lista de permissões funciona, confira nesse link da Central de Ajuda do Google.

Leia também: Nova aparência do Gmail no celular

Detalhes sobre as novas permissões do gerenciamento básico

Organize aplicativos na Play Store

Ajude seus usuários a encontrar os aplicativos que precisam. Assim, organize-os em coleções, que apareceram na nova seção “Aplicativos de trabalho” na Play Store dos usuários finais.

Instalar automaticamente aplicativos e Criar lista de permissões

Instale automaticamente os aplicativos nos dispositivos de seus usuários. Provavelmente o passo a passo do Google ajudará a gerenciar as preferências.

Criar aplicativos da web

Crie e gerencie aplicativos da web no Admin Console. Os aplicativos da Web se parecem com aplicativos nativos e portanto, podem tornar as páginas da web mais fáceis de encontrar e também mais simples de usar em dispositivos móveis.

Criar aplicativos particulares

Crie aplicativos particulares para Android diretamente no Admin Console. O administrador poderá ter controle sobre quem faz o download, instalar o aplicativo diretamente nos dispositivos e também usar verificações de segurança. Ou seja, em questão de minutos seu app estará disponível na PLay Store.

Compare os recursos dos Gerenciamentos Básico e Avançado

Enquanto o administrador configura o Gerenciamento de dispositivos móveis pode escolher entre o básico e o avançado e ainda, personalizá-lo conforme o tipo de dispositivo.

  • Gerenciamento Básico: protege os dispositivos apenas com um bloqueio de tela ou senha e poder excluir as contas corporativas permanentemente em modo remoto, e agora, gerencia apps nos dispositivos Android.
  • Gerenciamento Avançado: tenha mais controle sobre as políticas e senhas dos dispositivos, gerencie apps nos dispositivos Android e Apple® iOS®, além de poder excluir permanentemente todos os dados.

Leia também: Novos preços para Google Workspace (G Suite) Basic e Business

Deseja conhecer mais sobre o Google Workspace (G Suite)? Para isso, acompanhe nosso Blog e nosso Canal no Youtube. E, principalmente, converse com a equipe da Conecta Nuvem para saber como elevar os resultados da sua empresa.

Continue conectado: