Se você tem uma empresa ou é profissional autônomo e pensou ou pensa em criar um site, deve ter se deparado com alguns termos como domínio, hospedagem, CSS, HTML, www, .com, .br, .org… mas você sabe para que servem e, principalmente o que significam?

Acompanhe nosso post e entenda melhor as funções e como utilizá-los.

______________________________________________________________________________________________________________

Tempo de leitura: 8 minutos

Sobre o que vai ler: O que é hospedagem

O que é domínio

Como os dois funcionam juntos

______________________________________________________________________________________________________________

O que é domínio de site?

Sabe o famoso www.google.com ou www.conectanuvem.com.br? Pois bem, um domínio é o endereço digital de uma marca, instituição ou negócio. E será através deste endereço que os internautas poderão localizar e identificar sua empresa na rede.

Tecnicamente, os domínios são uma forma mais simples de identificar e acessar os IP na web. Afinal, é mais fácil digitar google.com do que “”179.184.115.223””, não é mesmo?

Ok, entendi, mas por quê há .com, .org, .br … os domínios são formados por nome e extensão que variam conforme o órgão que a regulamenta. No Brasil, as mais comuns são .com.br, .com. .org, .info. Mas nos Estados Unidos é utilizado muito o .us, em Portugal o .pt, no Canadá .ca e assim vai. Além do .gov muito visto em sites governamentais. Há também, terminações específicas para umnegócio, como “.adv.br” (para advogados) ou “.med.br” (para médicos).

Um endereço completo será então: http://www.nome-do-site.com.br, onde http identificar o protocolo de comunicação (neste caso, o Hypertext Transfer Protocol, ou Protocolo de Transferência de Hipertexto, em português). E o www representa que a página está disponível na World Wide Web.

O registro de um domínio é simples, basta verificar a disponibilidade junto ao registro.br ou com empresas de hospedagem, registrar o domínio e configurar o DNS para que seu site passe a ser identificado pelo endereço escolhido. A renovação de um domínio é feita anualmente, mas pode-se optar por registrar por um período maior que 1 ano, basta escolher o período no momento do registro.

Caso a renovação não ocorra no prazo, o domínio é suspenso por um tempo, bastando o pagamento para a recuperação, porém, se a mesma não acontecer, o domínio expira e poderá ser registrado e utilizado por outra pessoa ou empresa.

E a hospedagem? O que é hospedagem de site e como funciona?

Códigos, textos, cores e imagens fazem parte da composição de um site, porém eles só poderão ser visíveis em um navegador se tiverem um “ëspaco” para serem armazenados, u seja, estiverem um servidor. A esse serviço, chamamos hospedagem.

Para adquirir a hospedagem, há diversas empresas que oferecem o serviço, podendo variar quanto aos recursos disponíveis como espaço de armazenamento, tráfego de dados, redirecionamento de links e e-mails, painel de controle e estatísticas.

Pois bem, juntos, domínio e hospedagem, garantem a presença da sua marca na web, enquanto o domínio é o seu endereço, a hospedagem é a sua casa, e com as duas qualquer pessoa será capaz de encontrá-la no mundo da internet.

Durante o processo de escolha da empresa de hospedagem, considere os diferenciais oferecidos, mas também a confiabilidade do serviço, afinal, você não vai querer seu site vulnerável a invasões e bem que fique fora do ar com frequência.

Aliás, esse é o próximo tópico.

Por que meu site está fora do ar? Por que meu site dá erro quando digito o endereço?

Se você possui um site para divulgar seus produtos e serviços e ele se encontra fora do ar pode significar muito mais do que apenas uma falha de acesso, pode trazer prejuízos ao seu negócio, por isso, previna-se conferindo as principais causas de sites estarem fora do ar ou apresentarem erro de acesso.

  1. Domínio expirado. Como comentamos acima, quando o registro do domínio não é pago, o mesmo é suspenso e sem um endereço, nao se pode chegar a lugar algum, certo? A suspensão dura em torno de 30 dias, a depender da extensão.
  2. Erros de programação. Se o seu site utiliza linguagens dinâmicas, erros no código podem tirar o site do ar.
  3. Erros de configuração. Problemas em redirecionamentos ou configurações de escrita de URLs podem levar a erros e as páginas não serem acessadas.
  4. Sobrecarga de servidor. Sites que utilizam hospedagem compartilhada ficam sujeitos aos limites de utilização e espaço, o que podem fazer o servidor congelar e nenhum site ali hospedado ser acessado.
  5. Problema de Data Center. Apesar da tecnologia de ponta, mesmo as maiores empresas de hospedagem podem estar sujeitas a problemas e assim, milhares de sites podem sair do ar até que a questão seja solucionada.
  6. Ataques DDoS. Quando milhares de computadores zumbis tentam acessar um site em pouquíssimo tempo e isto sobrecarrega o servidor que se torna indisponível.

Dúvidas esclarecidas? Se ainda restou alguma entre em contato com a nossa equipe. E se quer fazer ou remodelar o seu site também. Aqui na Conecta Nuvem entre nossos diferentes serviços temos também os de criação e hospedagem de sites, junto a servidores cloud, o que garante maior estabilidade e melhor ranqueamento ao seu site. 

Venha conversar com nosso Conectados.

Leia também: Como compartilhar arquivos grandes sem ocupar armazenamento

As ferramentas G Suite têm ajudado muitas empresas a ter mais produtividades. Acompanhe nosso blog e nosso Canal no YouTube para mais dicas.

Deseja saber mais sobre o G Suite? Converse com os especialistas da Conecta Nuvem, será um prazer atendê-lo!

O jeito certo de controlar o acesso ao G Suite - Access Control

Gostou das dicas?

Aproveite para seguir o nosso canal no YouTube e receber ainda mais novidades.
Para não perder nada lembre de ativar o sininho.

INSCREVER-SE YouTube

Logo Conecta Nuvem
Eleve os resultadas da sua empresa e descubra o poder da Cultura Cloud melhorando a qualidade de vida, aumentando a produtividade, facilitando o trabalho em equipe e a colaboração.

Conecta Nuvem