Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Email corporativo: entenda por que ele é importante para sua empresa

Email corporativo: entenda por que ele é importante para sua empresa

Sua empresa ainda não possui um email corporativo? Todos os colaboradores usam os emails pessoais para se comunicarem entre si e com os clientes? Vou avisá-lo de antemão: você pode estar perdendo dinheiro e clientes.

email corporativo

Isso acontece porque qualquer pessoa pode criar um email simples e se comunicar. Ou seja, nada garante que o cliente está falando com alguém de uma empresa confiável. Sendo assim, ele vai preferir falar com uma conta que mostra ser profissional. 

Não importa se sua empresa é de pequeno, médio ou grande porte. Se você quer que ela seja respeitada no mercado, uma conta de email empresarial é indispensável. Quer entender por que o email corporativo é importante para sua empresa? Continue com a gente no post!

3 benefícios do email corporativo

Profissionalismo

Em primeiro lugar, vamos falar um pouco mais sobre o que mencionamos acima. O email corporativo dá credibilidade ao seu negócio. Logo, todos os colaboradores se portam de maneira mais profissional. Assim, o cliente sabe que realmente está lidando com uma empresa, não com um desconhecido que pode dar algum tipo de golpe, por exemplo.

O email é um dos principais meios usados por cibercriminosos para ataques virtuais. Se sua empresa tiver uma conta corporativa, o cliente vai saber que as mensagens são confiáveis. Dessa forma, você não corre o risco de perder a chance de se comunicar, e o cliente pode fechar negócio. 

A comunicação usando o email pessoal passa a impressão de amadorismo. Ninguém leva a sério alguém que não parece profissional. Muito menos faz acordo com ele.

Vale mencionar que um email corporativo agrega valor à sua marca. Por isso, é importante que o email contenha a identidade visual da empresa para dar mais visibilidade.

Organização

Fazer a comunicação da empresa por email deixa as mensagens mais organizadas e as chances de algo se perder diminuem. É importante concentrar os principais avisos e negociações no email corporativo.

Do mesmo modo, organização é sinônimo de produtividade. Com as principais informações guardadas em um só lugar, fica mais fácil consultar o que é necessário no dia a dia. É impossível exercer um trabalho de qualidade com dados desencontrados ou incompletos.

Além disso, algumas plataformas possuem diversas funcionalidades que vão além da troca de mensagens. Uma delas é o Gmail, que tem agenda, armazenamento em nuvem, entre outras coisas. Mais adiante, daremos detalhes sobre as vantagens do email do Google. Ele funciona perfeitamente no desktop, no mobile e tem um app muito prático de usar.

Segurança

Conforme dito no começo do texto, o email é uma das formas mais comuns de golpe pela internet. No entanto, para ter um email corporativo, é necessário contratar um serviço de hospedagem. Com esse serviço, as chances de um golpe como esse acontecer caem drasticamente porque o email oferece segurança.

Além disso, os bons serviços de hospedagem, como o Gmail, fazem a criptografia das mensagens, garantindo que os dados estejam seguros. Dessa forma, você protege as suas informações e as da empresa também. O Gmail ainda acusa quando uma conta de email não é confiável ou está enviando spam.

Qual email corporativo devo usar?

Agora que você já conhece todas as vantagens de ter um email empresarial, vamos tirar uma dúvida comum. Com tantos provedores disponíveis na internet, qual é o melhor para a sua empresa?

A resposta é simples: o Gmail para empresas, que está dentro do Google Workspace. Já falamos brevemente sobre ele, mas agora daremos mais detalhes. Primeiramente, o email corporativo do Google oferece segurança, espaço de armazenamento e é muito simples de usar.

Em março deste ano, a Microsoft descobriu que hackers encontraram uma brecha no sistema de email corporativo deles. O Google, por sua vez, está sempre buscando aprimorar o próprio sistema para evitar que esse tipo de ataque aconteça.

O que o Gmail oferece?

Segurança de informações é uma coisa básica, deve ser prioridade, mas o email do Google oferece muito mais! Ele faz o armazenamento em nuvem dos seus arquivos e das suas mensagens, por exemplo. O Gmail para empresas ainda oferece um domínio personalizado e exclusivo para a sua empresa!

Ele possui integração com vários aplicativos que vão tornar o trabalho individual e coletivo mais produtivo e organizado. Inclusive, o Google Workspace é o conjunto perfeito de ferramentas para a sua empresa.

É possível usar o Google Meet para videochamadas e o Chat para conversas mais simples. Também tem o Google Drive, onde você pode guardar vários tipos de arquivos, montar planilhas e apresentações sozinho e em conjunto. Tudo isso com a criptografia e a tecnologia de ponta que o Google tem. Como todos esses aplicativos são integrados, as informações também ficam interligadas e é muito mais fácil trabalhar.

O objetivo do Google é facilitar o trabalho em grupo e a vida corporativa, por isso todas as ferramentas conversam entre si. Além disso, o sistema de busca dentro do Gmail e dos apps do Google também é integrado. 

Para fazer jus ao posto de número 1 das buscas, a procura por informações dentro das plataformas do Google também é aprimorada. Sendo assim, não tem como usar a desculpa de que perdeu algum documento.

Por fim, o Gmail permite que você acesse seus emails e apps de qualquer lugar. Outra funcionalidade importante é que ele ainda dá a opção de traduzir as mensagens que estão em outro idioma. Demais, né?

Essas são apenas algumas vantagens de ter o email corporativo do Google. Ficou interessado? Aproveite e conheça o Google Workspace com detalhes. Neste outro post do blog, você descobre como fazer login, organizar e limpar a caixa de entrada do Gmail.

Continue conectado: