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Dentro do painel do Workspace, a função do administrador é das mais importantes. Ele é o responsável por gerenciar e configurar as contas e serviços do Google Workspace dentro de uma organização ou empresa.
O administrador possui acesso a um conjunto de ferramentas administrativas que permitem controlar o ambiente de trabalho dentro do painel. Do mesmo modo, consegue também conceder privilégios de acesso a um outro usuário para gerenciar os demais usuários do painel.
O que você verá nesse post:
Dentre as opções, pode-se atribuir a função de super administrador, que concede acesso completo ao Google Workspace, ou outra função que limite quais tarefas o usuário poderá executar. Leia mais sobre isso.
A seguir, portanto, veja como adicionar um super administrador e como criar uma função personalizada.
Como adicionar um novo super administrador
Após fazer login na sua conta como administrador:
- Em primeiro lugar, clique em Usuários e localize a pessoa a qual deseja atribuir a função de super administrador
- Role para baixo, selecione Funções e Privilégios do administrador
- Logo após, localize a opção Super admin’ e selecione a opção
Agora veremos quais funções foram atribuídas ao seu usuário.
- Retorne à página inicial e clique em Funções do administrador
- Clique em Super Admin à esquerda, para visualizar os atuais usuários com esta função
Deve conter apenas sua conta de administrador e a conta do usuário que você acabou de delegar a função. Vejamos agora outra função pré-definida e quais privilégios são atribuídos a ela.
Novamente na lista de Funções administrativas, clique em Administrador do atendimento ao usuário > Privilégios e revise os privilégios atribuídos aos organizadores, como estes veem a administração, tem acesso à estrutura, além de ter a possibilidade de leitura e redefinição de senhas.
P.S: Os privilégios atribuídos a funções pré-definidas não podem ser personalizados.
Como criar e atribuir uma função personalizada
Ás vezes pode ser necessário atribuir a um usuário privilégios personalizados, sem que se atribua toda a função de gerenciamento, a partir da função de super administrador.
Exemplo: Existe a necessidade dentro da organização de um usuário acessar relatórios dentro do Workspace. Para conceder este privilégio a um usuário em específico, portanto, basta atribuir-lhe uma função personalizada.
Desta forma, tal usuário poderá ter acesso apenas ao que é necessário, mas não a qualquer outro privilégio de administrador.
A seguir, veja um passo a passo:
- Em primeiro lugar, acesse o menu, clique em Conta > Funções do administrador > Criar nova função
- A seguir, insira o nome que desejar e uma descrição. Ex: Relatórios – Acesso aos relatórios de uso
- Então role para baixo e selecione os privilégios (neste caso, Relatórios)> Continuar > Criar função
- Finalmente, clique em Atribuir participantes > Selecione o usuário desejado > Atribuir papel
O usuário já deve ter recebido a sua nova função.
Você pode atribuir mais de uma função de administrador a um usuário. Criar uma função com privilégios únicos se torna portanto, mais eficiente que atribuir todas as funções de administração do painel.
Ao atribuir uma função personalizada a um usuário, este terá acesso ao Admin Console, é determinado, no entanto, quais páginas este usuário deverá ou não, ter acesso, e o que poderá executar.
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Parabéns! 🥳 Chegamos ao final da nossa lição para Administradores do Google Workspace!
Chegamos ao fim do 10º módulo do Guia Definitivo Admin Console. Neste poste você aprendeu como atribuir funções e privilégios distintos para usuários selecionados, Do mesmo modo durante o Curso para Administradores do Google Workspace, você vai encontrar muitas outras dicas valiosas para aprimorar o uso do seu painel e tornar a sua vida mais fácil.
✅ Pontos importantes que aprendemos ao longo do conteúdo:
- O que é o Google Diretório
- Como atualizar usuários
- Como customizar novos diretórios
🤓 Siga nessa jornada conectado conosco e aprendendo mais sobre: