Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Google Workspace (G Suite) ou Office 365: Qual plataforma escolher

Google Workspace (G Suite) ou Office 365: Qual plataforma escolher

Buscando mudanças tecnológicas para sua empresa e está em dúvida sobre qual solução escolher? Fizemos um comparativo entre as plataformas do Google Workspace (G Suite) do Google e Office 365, da Microsoft. Confere abaixo:

O Google nasceu online. A Microsoft nasceu em local, no computador, mas tem a versão online também. Vamos comparar?


Tempo de leitura: 8 minutos Sobre o que vai ler:  Características das plataformas Google Workspace (G Suite) e Office 365 online


Online x Meios físicos

O Google Workspace (G Suite) é uma plataforma de colaboração e comunicação online e seus arquivos são armazenados na nuvem, ou seja, o usuário acessa de qualquer lugar do mundo a qualquer hora e por qualquer dispositivo. Mas, caso precise utilizar os aplicativos do Google Workspace (G Suite) offline, também é possível. A Microsoft tem uma proposta diferente, apesar de o Office 365 também ser online, a plataforma funciona melhor em modo desktop onde seus arquivos ficam armazenados em meios físicos.

Várias versões x Uma só versão

Com o Office 365 muitas vezes é necessário comprar outra versão ou baixar um software para utilizar os recursos mais avançados, enquanto os usuários podem editar em tempo real em uma única versão do arquivo utilizando o Google Workspace (G Suite), que funciona 55% mais rápido e no navegador sem necessidade de compra ou downloads, 88% de diminuição de erros para upload de imagens

Usabilidade da Interface

Sem dúvidas, o Google Workspace (G Suite) proporciona usabilidade mais simples e intuitiva, colocando os botões de uso com maior frequência em destaque. Muitos usuários da MS têm contas pessoais no Gmail, ou que também facilita no entendimento no uso da conta corporativa. Por sua vez, o Office 365 tem um layout mais conversador, que pode ser complicado para usuários básicos, visto que se torna exaustivo tentar encontrar o que está procurando.

Acessibilidade e Mobilidade

Os aplicativos do Google Workspace (G Suite) também foram desenvolvidos para dar mobilidade aos usuários e promovem 55% mais de colaboração. É leve trabalhar com o Google, pois os arquivos não “pesam” na nuvem. Além disso, é possível encaminhar um link de Planilhas, por exemplo, ao invés de encaminhar a planilha do Excel por e-mail, a pessoa precisar fazer download e descobrir que a versão que possui não é compatível para abrir.

Agilidade do e-mail corporativo

O Gmail é conhecido por ser a solução de e-mail 42% mais rápida. Tanto no Outlook quanto no Gmail, é possível organizar por pastas os assuntos mais pertinentes. No Gmail, ainda é possível organizar com marcadores os e-mails que são mais importantes, urgentes ou separar por clientes e setores de uma empresa. Ambas as plataformas suportam POP e IMAP, mas o Gmail é mais rápido em conexão e configuração. Além disso, o aplicativo do Gmail é totalmente compatível com todos os dispositivos móveis, aumentando também a produtividade dos usuários. O Outlook, é mais otimizado para Windows Phone. 

Ainda com dúvidas? Faça essas perguntas:

  • Você prefere uma plataforma colaborativa em sua empresa ou mais centralizada, onde cada um trabalha em projetos sozinho?
  • Prefere os arquivos em sua máquina ou armazenados em nuvem?
  • Você quer dar mobilidade às pessoas ou prefere o método tradicional onde elas estejam sempre presentes, inclusive em reuniões com clientes?
  • Quer versões mais complexas ou mais facilitadas das ferramentas?
  • O seu tempo é precioso? E o seu dinheiro?

As ferramentas Google Workspace (G Suite) têm ajudado muitas empresas a ter mais produtividades. Acompanhe nosso blog e nosso Canal no YouTube para mais dicas. Deseja saber mais sobre o Google Workspace (G Suite)? Converse com os especialistas da Conecta Nuvem, será um prazer atendê-lo!

Continue conectado: