Em outubro deste ano, o Google anunciou mudanças no seu pacote de produtos do Google Cloud elaborado e desenvolvido para empresas. O G Suite, que já foi Google Apps, agora ganha uma nova usabilidade. Tudo isso para que o trabalho em equipe dê melhores resultados de maneira mais rápida. Além da mudança de nome para Google Workspace, o serviço integrou o Docs, a Agenda, o Chat, o Meet, Drive e outras funcionalidades ao Gmail.
O objetivo dessa integração é tornar a equipe mais produtiva, fazendo com que o trabalho flua melhor. Assim, todos conseguem se comunicar com mais facilidade, dentro de um mesmo espaço. E, com isso, todo mundo economiza tempo. Colaboradores podem interagir muito melhor usando o Google Workspace, já que a usabilidade dele foi projetada para isso.
Conheça o Google Workspace
Antes de tudo, uma coisa que não mudou é o oferecimento de um e-mail personalizado para cada empresa. Essa função, que já existia nos pacotes do G Suite, segue valendo para o Workspace. Dito isso, o Google mudou a identidade visual dos ícones das ferramentas que integram o Workspace como uma forma de anunciar a novidade. Agora, eles levam as cores do logo do Google dentro dos aplicativos. Ficou mais bonito, né?
Outra mudança notável é que agora você pode marcar um usuário usando “@” dentro de um documento. Dessa forma, ele receberá um alerta sobre a menção feita e poderá colaborar com o trabalho que está sendo executado. Ou seja, não há necessidade de mandar o convite para edição. Só é necessária a citação do nome com o símbolo do “@” para dar a autorização.
Do mesmo modo, agora é possível fazer uma pré-visualização de um link mencionado num documento dentro da própria página. O Workspace cria uma nova janela, menor, ao clicar na URL. Ou seja, não é necessário sair da página de trabalho em que você está. Você visualiza tudo dentro de um mesmo ambiente.
O modo picture-in-picture também faz parte do Google Workspace. Com ele, é possível participar de reuniões no Meet usando um player flutuante, uma janela que fica suspensa na tela. Dessa forma, é possível visualizar outras páginas sem sair da conversa e nem precisar minimizá-la.
Além de tudo isso, o próprio Google lembra que eles disponibilizam a ferramenta para que você trabalhe de qualquer lugar usando qualquer dispositivo, mesmo offline.
Opções de plano?
Enquanto no G Suite havia os planos Basic e Business, agora existem os planos Business Starter, Business Standard e o Business Plus. O Starter equivale ao plano básico, ao passo que o antigo plano Business se desmembrou no Standard e o Plus. A grande diferença entre eles é o número de participantes nas videochamadas, os recursos, o modo de segurança e a quantidade de armazenamento.
Todos eles oferecem um suporte padrão, sendo que os dois planos mais elaborados permitem um upgrade, desde que pague um valor extra. Além disso, os planos oferecem controles de segurança e gerenciamento.
O Business Starter oferece e-mail comercial e personalizado, videochamadas com até 100 participantes, além de 30 GB de armazenamento em nuvem para cada usuário.
Uma das diferenças desse plano para o Standard é a quantidade de armazenamento por usuário na nuvem, que passa a ser de 2 TB. A outra é que ele permite a gravação das videochamadas, o que não é possível com o plano mais simples.
Já o plano Business Plus oferece um recurso adicional ao e-mail, videochamadas com 250 participantes com direito a gravação e controle de participação. Também dispõe de 5 TB de armazenamento em nuvem por usuário, entre outras funcionalidades.
Fora estes, o plano Enterprise permanece, estando disponível apenas sob consulta, porque ele é personalizado para cada empresa.
Caso você queira testar a ferramenta, o Google disponibiliza teste gratuito por 14 dias. Confira os pacotes disponíveis!