Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » No Google Workspace (G Suite), use grupos para controle de acesso a aplicativos e serviços

No Google Workspace (G Suite), use grupos para controle de acesso a aplicativos e serviços

O Google trouxe recentemente, a capacidade de usar os Grupos do Google para controle de acesso a aplicativos e serviços do Google Workspace (G Suite) e do Google dentro de sua organização. Isso fornecerá aos administradores, por exemplo, uma maneira simples e específica de garantir que os usuários certos tenham acesso aos aplicativos certos.

Esse recurso foi desenvolvido para atender solicitações em relação a controles de acesso mais flexíveis para aplicativos e serviços.

Até então, o acesso só era configurado no nível da Unidade Organizacional (UO). A partir de agora, grupos possibilitarão o controle do acesso por outros elementos organizacionais, assim, o Google libertou em diferentes serviços e aplicativo, como por exemplo: 

  • Departamentos ou funções de trabalho
  • Equipes de projeto
  • Níveis específicos de antiguidade
  • Localizações geográficas diferentes
  • Diferentes empresas dentro de uma organização mais ampla

Com grupos, garanta que os usuários acessem aplicativos e serviços

Os controles de grupo servem, primeiramente, para que os administradores adicionem acessos aos usuários que ainda não possuem autorização para acessar determinado aplicativo, por exemplo. No entanto, o mesmo controle não pode ser executado para tirar acessos, este continua sendo realizado somente pelo via nível OU.

Ou seja, a nova funcionalidade será utilizada para complementar as configurações organizacionais e garantir que um grupo específico. Por exemplo uma área específica da empresa – tenha acesso a um ou outro aplicativo.

Leia também: Gmail traz mais informações sobre os Grupos do Google

Como usar o Grupos para ativar aplicativos e serviços

Em primeiro lugar, acesse o Admin Console (Administradores) > Apps (Aplicativos) > Google Workspace (G Suite) (ou Serviços adicionais do Google) . Você pode então:

  • Procure e selecionar um grupo no painel esquerdo;
  • Selecionar serviços individualmente ou em massa (usando as caixas de seleção);
  • Ativar ou desativar serviços para um grupo específico.

Em princípio, só poderão ser selecionar grupos que foram criados por um administrador da organização. Ou seja, grupos criados por usuários não fazem parte da nova funcionalidade.

Confira a notificação, no Admin Console, que informa sobre o novo recurso

Você pode consultar mais detalhes sobre como usar os grupos para controle de acesso a aplicativos e serviços do Google Workspace (G Suite), na Central de Ajuda do Google.

Leia também: Novos cartões do Admin Console melhoram gerenciamento de grupos

Tem interesse em saber mais sobre as ferramentas do Google Workspace (G Suite) e saber como melhorar o dia a dia da sua empresa? Acompanhe o blog do Conecta Nuvem ou converse com nossos especialistas. Será um prazer atendê-lo.

Continue conectado: