Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Veja como habilitar economia de dados no Chrome do seu Android

Veja como habilitar economia de dados no Chrome do seu Android

Certamente dados são um dos mais notáveis problemas quando o assunto é internet móvel. A fim de de auxiliar seus usuários, o Google disponibiliza opções que podem ajudar na economia de dados quando no uso do Chrome e de quebra, deixar o carregamento de páginas da Web mais rápido no seu smartphone.

Como ativar a economia de dados

Antes de mais nada, a opção para ativar a economia de dados é válida para smartphones ou tablet Android e para navegadores em notebooks e computadores.

Portando, em seu Android, siga o passo a passo:

  1. Primeiramente, abra o app do Chrome .
  2. Em seguida, no canto superior direito, clique em Mais Configurações.
  3. Em “Avançado”, busque por “Economia de dados”.
  4. Por fim, ative a Economia de dados.

Além disso, após ativada a economia, será possível acompanhar a lista de sites visitados, bem como o valor de dados economizados em cada um e no total.

Como funciona a economia de dados

Depois que a economia de dados estiver ativada, parte do tráfego na web passará por servidores do Google antes que seja feito o download no dispositivo. Assim, se a página estiver carregando lentamente, ela será simplificada pelos servidores Google. Ações com o intuito de diminuir o número de dados transferidos para o dispositivo.

Na maioria das vezes, essas alterações não afetam a exibição das páginas.

Importante mencionar que, eventualmente, a economia de dados não apresenta bom funcionamento por exemplo, em navegações privadas; talvez haja dificuldade para acessar páginas de uma rede local (sites internos de empresas); pode haver choque com serviços de dados premiuns de algumas operadoras.

Caso precise informar algum problema

  1. No smartphone ou tablet Android, abra o app do Chrome .
  2. No canto superior direito, toque em Mais Ajuda > feedback > Enviar feedback.

Chrome Flags, funções escondidas que deixam o navegador mais rápido

O Chrome tem também uma página com recursos experimentais que, quando ativados trazem como resultado um navegador do Google mais rápido e seguro.

Em inglês, a página pode ser acessada digitando no navegador “chrome://flags”.

Enfim, depois que ativar os experimentos que deseja, reinicie o Chrome, clicando em “Relaunch now”.

Leia também: Como funciona a sincronização no Google Chrome?

Tem interesse em saber mais sobre as ferramentas Google e o Google Workspace (G Suite) e a transição para a nuvem? Acompanhe o blog do Conecta Nuvem ou converse com nossos especialistas. Será um prazer atendê-lo.

Continue conectado: