Home office veio para ficar: como manter o sistema funcionando

2020-09-24T20:59:56-03:0014/09/2020 as 4:00 pm|Categories: Access Control|Tags: , , |

Com a pandemia do coronavírus, muitas empresas precisaram implantar o home office e se adaptar a um novo jeito de trabalhar. Alguns lugares já tinham uma cultura de trabalho remoto, mas era periódica, ou seja, o colaborador só precisava ir à empresa para reuniões e eventos ou em determinados dias da semana.

Quem costumava hesitar a respeito do trabalho remoto não teve outra opção a não ser aderir ao sistema por uma questão de saúde e senso de coletivo. Agora, algumas empresas viram que o trabalho à distância pode funcionar e trazer vantagens, como a queda de custos. Sendo assim, mesmo com as medidas de flexibilização e até mesmo quando a população estiver vacinada, o método de trabalho pode continuar sendo este.

home office

Um estudo elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), que coletou dados de 139 empresas de pequeno, médio e grande porte no mês de abril, mostrou que 34% pretende manter o regime de home office após a pandemia para até 25% do quadro de funcionários. Dentro da mesma pesquisa, 29% das companhias responderam que a intenção é manter o trabalho remoto para pelo menos 50% do quadro ou até mesmo todos os colaboradores.

Dessa forma, o que fazer para que a equipe continue executando seu trabalho de maneira correta e eficiente? Como manter o time entrosado e motivado? Como garantir que todos cumpram suas tarefas sem ultrapassarem o horário determinado no contrato? Nós, da Conecta, temos algumas dicas que podem te ajudar a manter o home office funcionando.

Faça reuniões periódicas com o Google Meet

Estar distante fisicamente, sem a convivência do dia a dia, pode gerar um certo afastamento entre as pessoas do trabalho. Os encontros virtuais ajudam não só a saber como vai o andamento dos projetos da sua equipe, como também mantêm todos em conexão, para que continuem trabalhando em conjunto, como um time deve fazer. 

Além disso, o Google Meet garante a segurança das chamadas de vídeo no home office, fazendo com que somente pessoas autorizadas tenham acesso à sala de videoconferência, além de criptografar toda a conversa.

Incentive seus colaboradores a cuidarem da saúde mental e física

Muitas vezes, os cuidados com a saúde mental e física são deixados de lado por parte da empresa, deixando tudo a cargo do colaborador. Ele até tem a opção de não se exercitar, por exemplo, mas essa falta de atenção não interfere só na vida pessoal. A vida profissional é totalmente afetada por esses aspectos.

Por isso, o incentivo ao cuidado com a saúde é importante e necessário. Isso faz com que a produtividade não seja comprometida. Ninguém quer pessoas desmotivadas no trabalho, muito menos adoecidas, certo?

O home office também pode fazer com que o colaborador acabe trabalhando mais tempo sem perceber, o que pode desencadear um esgotamento mental e levar ao burnout. Para entender o quanto isso pode ser prejudicial para ambas as partes, leia o artigo no blog da Conecta.

 

Use o Access Control para evitar horas extras no home office

O Access Control é uma ferramenta que permite o controle do horário em que seus colaboradores estarão ativos e trabalhando. Ele realiza logout automático dos aplicativos do Google Workspace (G Suite) num horário pré-definido, impedindo que o funcionário faça horas extras, e também permite o bloqueio por localização.

Além de ser um serviço seguro e autenticado pelo Google Cloud, o Access Control permite a criação de grupos personalizados. Assim, só determinadas pessoas podem ter acesso às informações que você autorizar. Para saber mais detalhes e fazer o teste grátis, é só criar sua conta no formulário que segue:

 

 

A organização, o entrosamento com a equipe, a boa convivência online e a postura profissional são pontos essenciais nesse novo momento. Dessa forma, o home office pode continuar sendo a melhor opção de trabalho, mesmo após a pandemia.

 

Conecta suite - Mais autonomia e controle na gestão do G Suite

Gostou das dicas?

Aproveite para seguir o nosso canal no YouTube e receber ainda mais novidades. Para não perder nada lembre de ativar o sininho.

INSCREVER-SE YouTube

Logo Conecta Nuvem
Eleve os resultadas da sua empresa e descubra o poder da Cultura Cloud melhorando a qualidade de vida, aumentando a produtividade, facilitando o trabalho em equipe e a colaboração.

Conecta Nuvem
O jeito certo de controlar o acesso ao G Suite - Access Control

Soluções Cloud

Descubra o poder da Cultura Cloud e eleve os resultados melhorando a qualidade de vida, aumentando produtividade, facilitando o trabalho em equipe e a colaboração.

Parceira Google Parceira CloudFlare

Posts recentes

FALE CONOSCO

Ir ao Topo