5 ações para motivar os jovens no local de trabalho

Inquietos, apressados e preocupados com a própria felicidade. Os jovens da geração Y (nascidos entre 1980 e 2010) desejam construir um mundo melhor, mas impacientes, querem tudo para ontem. O que assusta muitos empregadores, principalmente os mais tradicionais.

motivar-jovens-geracao-y2

Em breve, eles ocuparão grande parte dos espaços no mercado de trabalho e as empresas precisam estar preparadas para essa demanda. A realidade do mercado mudou e continuará mudando. É preciso enfrentar o desafio e amenizar o gap entre as gerações. Manter os jovens motivados e extrair o que eles têm de melhor a oferecer.

Quando falamos de motivação, não é apenas sobre ânimo, mas sobre algo transformador que engaje os jovens a novos desafios e conquistas.

Elencamos cinco ações e atitudes que você e sua empresa devem investir para motivar os jovens. Acompanhe!

 

  • Tecnologia

 

Em geral, a geração Y sabe identificar a diferença entre uma boa experiência com tecnologia e uma ruim. Além de ferramentas modernas, os processos dentro da empresa devem ser simples, descomplicados e o mais automatizados possíveis. Torne a rotina dos funcionários tão agradável quanto a jornada do seu cliente.

Leia também: Como implementar o Google Workspace (G Suite) e gerir a resistência dos usuários

 

  • Entenda as Expectativas e tenha um Canal de Diálogo

 

Os exemplos que o mercado tem de empresas bem sucedidas e com funcionários felizes, aumenta a exigência e o nível de satisfação da geração Y. E mesmo com motivações mais irracionais e não tão tangíveis, os jovens têm mais facilidade e disposição para falar sobre seus anseios.

Porém, não basta que eles falem, eles precisam ser ouvidos e também, acreditarem que o fluxo de informações é transparente e benéfico. Assim, trate-os sempre, como parceiros e esteja disponível e preparado para responder às mais diversas perguntas. Transmita suas ideias e conhecimentos com clareza.

Leia também: Google Hangouts Meet como otimizar as reuniões da minha empresa?

 

  • Colaboração e Trabalho em Equipe

 

A geração Y deseja sentir que faz parte de algo, por isso trabalhar em equipe e de maneira colaborativa pode ser um primeiro passo. Assim, desenvolva um ambiente onde eles possam trabalhar com os colegas de diversos níveis. Dessa forma, aprenderão com as experiências e habilidade de cada um, ao invés de trabalharem isolados.

Por exemplo, uma oportunidade é a orientação reversa. Como assim? Eles também ensinam e trocam suas diferentes habilidades com os demais colaboradores.

Lembre-se, eles não buscam um chefe que apenas manda e colegas que obedecem. Seja um instrutor e instigue a troca de conhecimentos.

Leia também: Google Docs – Como a ferramenta pode ajudar na produtividade da sua empresa

 

  • Flexibilidade

 

A busca pelo equilíbrio entre vida Pessoal e Profissional é constante na geração Y. Embora estejam dispostos a se dedicar às empresas, eles anseiam poder manter a qualidade de vida.

Assim, oferecer a possibilidade de horários flexíveis é uma tendência em pleno crescimento. Conectados a qualquer hora e em qualquer lugar, eles sabem que é possível entregar as demandas sem que precisem ficar 8 horas sentados atrás de uma mesa, bem como, bater ponto.

Leia também: Home-office e tecnologia: os benefícios para sua empresa

 

  • Impacto e Propósito

 

Ao encontro do que mencionamos sobre trabalho em equipe, os jovens querem sentir que fazem parte de algo, que geram impacto, na empresa, na equipe, no ambiente, na sociedade.

Por isso, mostre a eles como o trabalho de cada um apoia o alcance de metas globais e se for possível, crie iniciativas de responsabilidade social e engaje junto a eles.

Esses jovens buscam autonomia, por isso dê também a oportunidade de executarem projetos que consideram importantes, os valorizem e os motivem. Quem sabe, saia algo inovador. Afinal, é uma geração cheia de ideias e energia.

Concluindo, com as ferramentas de tecnologia do Google Workspace (G Suite) você pode executar as maneiras que motivarão os jovens e grande parte da sua equipe. O Documentos e o Apresentações facilitam a colaboração, o Keep Note deixa os ambientes mais dinâmicos, enquanto o Hangouts é ideal para contados. E todas, integradas ao Drive, oferecem mobilidade e flexibilidade.

Ajude aos jovens a assumirem novos desafios. Eles mudam com rapidez e são ferozes. Buscarão sempre organizações que lhes dão a oportunidade de crescimento.

Gostou das dicas? Que tal conhecer mais sobre o Google Workspace (G Suite) e entender como ele ajudará na produtividade da sua empresa? Converse com nossos consultores. Será um prazer atendê-lo.

2019-01-21T16:13:29-03:0017/01/2019 as 11:45 am|Categories: Cultura Cloud, G Suite|Tags: , , , , , |

Deixar um comentário

Soluções Cloud

Descubra o poder da Cultura Cloud e eleve os resultados melhorando a qualidade de vida, aumentando produtividade, facilitando o trabalho em equipe e a colaboração.

Parceira Google Parceira CloudFlare

Posts recentes

FALE CONOSCO

Ir ao Topo