Falar sobre Transformação Digital nas empresas é ir além da adoção de aplicativos e programas inovadores. Não se trata apenas da tecnologia na nuvem, big data e inteligência artificial. Mudar os processos de negócios e a cultura corporativa é igualmente vital para o sucesso dessas iniciativas.
Quão importante é a Transformação Digital nas empresas?
Segundo a Forrester, quase 50% das organizações acredita que, em um ano, metade de suas receitas será impactada pelo digital. Em uma pesquisa da TI Gartner, mais de 60% dos empresários entrevistados afirmaram ter alguma iniciativa de gerenciamento ou programa de transformação digital.
Para a Grant Thornton, mais de dois terços (69%) dos CFOs e executivos financeiros planejam aumentar os investimentos em tecnologias que aceleram a mudança nos negócios.
Conforme estimado pelo Fórum Econômico Mundial o valor econômico da Transformação Digital para empresas e para a sociedade ultrapassará US$ 100 trilhões ao ano em 2025.
Tais investimentos servem para ajudar a superar a concorrência por meio da diferenciação, ou seja, as empresas que ainda não estão nesse caminho, precisam aproveitar a oportunidade e acelerar o passo para se manter no grupo de liderança.
Portanto, para ajudar, separamos alguns passos que devem ser considerados na hora de inovar e de transformar sua empresa em digital.
Acompanhe:
Incorporar conhecimento
É muito comum que os executivos invistam em tecnologias sem o entendimento da real geração de valor delas para a empresa e essa falta de fundamentação faz com que a implementação de tecnologias digitais seja mais lenta.
Assim, é preciso exercitar pensamentos disruptores. Para isso é necessário, sobretudo, conhecimento sobre o mercado e também sobre o papel da empresa para redesenhar a estratégia.
Por exemplo, é necessário conhecer as tecnologias já consolidadas no mercado, como inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, internet das coisas, big data, tecnologia na nuvem. Mas também estar atento às tendências, impressão 3D em metal, 5G, cidades sensíveis e inteligentes, nuvens conectadas.
- Eliminar receios
Para ter grandes inovações digitais é preciso lutar contra o medo/receio que a maior parte da equipe e também dos gerentes experimentarão. É preciso antes de mais nada, buscar equilíbrio, mas incentivar mudanças. Saber que ficar ultrapassado é ruim, mas fazer grandes apostas comprometendo recursos também é perigoso.
Por exemplo, trabalhe com a proposta de reprojetar processos, argumente que não é possível fugir das mudanças e encoraje mostrando as propostas de valor trazidas pelo digital.
É preciso que os líderes de tal movimento mantenham uma essência disruptiva natural. Ou seja, uma liderança sedenta por aprendizado constante, que busque a criatividade como solução de problemas, que seja curiosa e envolvida e tenha mente aberta e enxergue os erros, as falhas e as mudanças como oportunidades.
Leia também: Confiança em relação à segurança da nuvem – O receio já foi?
- Incentivar equipes
Dentre os principais pontos que devem ganhar atenção das lideranças está o incentivo às equipes, através do compartilhamento de melhores práticas, tempo de implementação, incentivar o trabalho colaborativo, aliando gestores, diretores e colaboradores.
É preciso transmitir a todos os níveis que a Transformação Digital pode atuar ativamente não apenas no sucesso da empresa, mas na carreira de cada envolvido, mudando a forma de trabalho, ajudando para que se sintam confortáveis e aceitem a incerteza das mudanças como necessárias para uma estratégia bem sucedida.
Afinal, a transformação acontecerá de uma forma ou de outra, por isso é melhor aderir com empenho e não resistir.
- Mantenha o foco
O desafio da transformação digital é alto, principalmente pelo ritmo acelerado e pela incerteza. São muitas questões que precisam ser respondidas, como quais modelos devem ser melhorados, quais agregados e quais abandonados.
A boa notícia é que apenas da velocidade, a era digital nos oferece mais informações sobre o ambiente competitivo. Assim, é uma oportunidade para investigar empresas e processos que podem se tornar obsoletos com a digitalização e os que podem ter seus ciclos de vida estendidos.
É preciso incentivar as organizações que as estratégias e mudanças, apesar de arriscadas são potencialmente mais recompensadoras, por isso manter o foco na transformação, principalmente culturais são necessárias para sobreviver e posteriormente, progredir.
A transformação digital não para e a Conecta Nuvem pode ajudar nesse processo. Converse com nossos consultores e eleve os resultados.
Leia também: Como o Google Workspace (G Suite) pode ajudar na Transformação Digital da sua empresa?
Tem interesse em saber mais sobre as ferramentas do Google Workspace (G Suite) e a transição para a nuvem? Acompanhe o blog do Conecta Nuvem ou converse com nossos especialistas. Será um prazer atendê-lo.