Conecta ControlProdutividade e colaboração: a importância de uma jornada de trabalho bem definida

Produtividade e colaboração: a importância de uma jornada de trabalho bem definida

Imagine uma empresa onde todos os colaboradores trabalham em horários diferentes. Seria impossível que os projetos fluíssem como devem e, mesmo que chegassem ao produto final, demoraria muito mais tempo.

Esse cenário é uma realidade em muitas empresas e é algo que atrapalha a produtividade delas. Mas estabelecer uma jornada de trabalho bem definida para os funcionários é uma forma de resolver esse problema.

Produtividade e a jornada de trabalho

A tarefa de organizar os horários das equipes, porém, cabe aos gestores. Eles devem organizar a rotina para que traga resultados. Dessa forma, é necessário definir com cuidado os horários de cada colaborador. 

Pessoas cujos trabalhos se complementam devem ter suas jornadas alinhadas. Assim, conseguem se entender melhor e executar tarefas de maneira mais colaborativa. É importante que os horários sejam bem definidos para não haver descompasso entre os colegas.

Qualquer situação em que os colegas estejam desalinhados pode trazer problemas para o andamento dos projetos. Consequentemente, isso pode trazer prejuízos à empresa, já que o trabalho vai acabar atrasando.

Conecta Control para ajudar na produtividade da equipe

Para incentivar a produtividade da equipe a partir da janela de trabalho, não basta só informar o horário de cada colaborador. É preciso que haja um controle para confirmar que esses horários estão sendo cumpridos.

O melhor jeito de fazer isso é usando a tecnologia, né? E nós temos um software perfeito para isso: o Conecta Control. Uma de suas principais funções é permitir que as ferramentas de trabalho só sejam acessadas dentro do horário cadastrado pelo gestor. 

Desse modo, os colaboradores cumprem seus horários corretamente e conseguem trabalhar em conjunto. Os horários, no entanto, não devem ser escolhidos de forma aleatória.

O gestor deve pensar nas tarefas de cada colaborador para que as janelas de trabalho funcionem de forma complementar. Só assim será possível trazer produtividade à rotina.

No Conecta Control, você consegue agrupar os colaboradores por turnos. Ou seja, você não precisa ir em usuário por usuário para cadastrar os respectivos horários. Essa função facilita bastante na hora de montar a janela de trabalho.

Integração Pontomais e Conecta Control

3 dicas para aumentar a produtividade

Um artigo da Harvard Business Review aponta que reduzir o número de reuniões traz menos gastos e mais produtividade. Do mesmo modo, uma pesquisa do MIT Sloan mostra que, hoje em dia, as pessoas gastam mais de 85% do seu tempo em reuniões. 

Isso acaba comprometendo não só a jornada de trabalho como também o fluxo dos projetos. Sendo assim, antes de marcar uma reunião, é melhor parar para pensar: é realmente necessário ou ela pode se resolver com um email?

Outra dica valiosa é avaliar o que é prioridade e o que pode ser feito depois. Um ótimo jeito de se fazer isso é usando matrizes. Para entender melhor e descobrir qual delas funciona para o seu objetivo, nós temos um post que vai te ajudar. Confira em “RACI e BASICO: qual matriz é melhor para a produtividade?

Por fim, faça uma lista com as tarefas a serem executadas e incentive os colaboradores a fazerem o mesmo. Uma boa opção para incluir nessa lista é uma estimativa de tempo que cada uma vai durar. Assim, fica mais fácil se programar e distribuir o trabalho ao longo do dia e da semana.

Mais produtividade

Uso do Google Workspace para um trabalho mais colaborativo

O Google aprimora cada vez mais o Workspace para que ele fique mais colaborativo e, desse modo, traga produtividade para o dia a dia. Todos os aplicativos conversam entre si e permitem que os colaboradores trabalhem em conjunto, ao mesmo tempo.

Por isso, o Google Workspace é uma solução simples que vai proporcionar mais organização para a sua equipe. Para deixá-lo ainda mais funcional, o Conecta Control é a melhor opção, já que ajuda a gerenciar os colaboradores.

A nova versão do Conecta Control está ainda mais intuitiva e completa. Aproveite para conferir o tour e usufruir do teste grátis que a gente disponibiliza!

E aí, leitor, o que você tem feito para tornar o trabalho da sua equipe mais colaborativo e produtivo? Compartilhe suas dicas com a gente na nossa comunidade, vamos adorar saber!

Posts Relacionados

Reduzimos mais de 1500 ajustes de ponto em 2 meses! 😱

Ei, gestor! Já imaginou não ter que gastar seu tempo fazendo ajustes no ponto dos seus colaboradores? Ferramentas novas são cada vez mais necessárias nesse mundo corporativo, incluindo o sistema de pontos online, que gerencia e monitora as horas dos colaboradores. Com o Conecta Control, reduzimos mais de 1500 ajustes de ponto nos últimos 2 meses

Trocar turnos no Natal e Ano Novo: Como simplificar

Trocar trunos durante o Natal e Ano Novo pode...

Posts em Destaques