fbpx
Pular para o conteúdo
Blog » Você sabia que, por padrão, o Google Workspace segue liberado após o registro de ponto?

Você sabia que, por padrão, o Google Workspace segue liberado após o registro de ponto?

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Registrar o ponto não necessariamente quer dizer parar de trabalhar, mas deveria. Isso ocorre porque, por padrão, o Google Workspace continua funcionando normalmente após a demarcação. No nosso último post, nós falamos sobre os problemas que isso pode gerar. Horas extras não registradas podem render processos trabalhistas e prejuízo financeiro. 

O Google Workspace abrange as principais ferramentas de trabalho do dia a dia. A principal delas é o email, que pode ser o grande vilão das horas extras. Se um colaborador faz o registro de ponto e manda um email depois disso, a Justiça pode interpretar como hora extra.

Acesso ao Google Workspace depois de bater o ponto

Sendo assim, a melhor opção é evitar que o Google Workspace funcione após a demarcação de ponto. Quer saber como? Continue lendo nosso post!

Por que é melhor não deixar o Google Workspace liberado

Se o colaborador entrar na Justiça contra a sua empresa e tiver como provar que fez horas extras e não recebeu, você terá prejuízos. 

No entanto, antes disso, ele pode influenciar outras pessoas a continuarem trabalhando além do horário. Isso pode desencadear mais processos trabalhistas e dor de cabeça.

Para evitar que isso aconteça, os gestores devem monitorar suas equipes com atenção. Além disso, devem estabelecer uma organização para que ninguém fique sobrecarregado a ponto de trabalhar mais tempo. Do mesmo modo, deve-se promover uma cultura de respeito aos horários na empresa.

Não é só isso que pode resolver o problema, no entanto. Este é um dos casos em que o melhor a se fazer é contar com a ajuda da tecnologia para ter mais segurança. 

Dessa forma, é possível evitar que algum colaborador burle o sistema e trabalhe mais. Pensando nisso, nós desenvolvemos um software que vai te ajudar.

Como evitar que o Google Workspace funcione após o registro de ponto

O método mais indicado para fazer com que o Google Workspace não funcione após determinado horário é usando o Conecta Control.

Nosso software limita o uso do Google Workspace por horário e por local. O melhor a se fazer é organizar os usuários por grupos e, a partir disso, definir horários.

Antes de tudo, porém, é preciso escolher com cautela quem terá o perfil de administrador. São os administradores que poderão definir os acessos de todos os grupos de usuários. Sendo assim, só pessoas de confiança devem ter essas permissões.

Conheça o Conecta Control

Como o Conecta Control pode ajudar

Após definir os administradores, separe os usuários por turnos ou departamentos. Depois, defina as permissões para cada um dos grupos. Você pode escolher, por exemplo, quem pode acessar as informações da empresa somente dentro do escritório. Também pode definir quem pode acessá-las de qualquer lugar.

Contudo, voltando ao ponto principal do texto: defina os períodos em que os colaboradores terão acesso às ferramentas de trabalho. Assim, quando der o horário definido para aquele grupo, o Conecta Control fará o logout do Google Workspace. 

Isso vai evitar que o usuário siga trabalhando após o registro de ponto. Esse logout, inclusive, também é aplicado ao mobile, para que o colaborador não use o celular para trabalhar.

Claro que é possível abrir exceções para determinados dias, caso haja necessidade. No entanto, quem permite essa brecha é o administrador, não o colaborador. Ou seja, só é possível fazer hora extra com a permissão do gestor.

Funcionalidade do Conecta Control

Experimente o Conecta Control

Para ver como a nossa ferramenta pode te ajudar, que tal experimentá-la gratuitamente? Nós disponibilizamos um período de teste sem custo e sem cadastro de cartão de crédito. Precisa de mais informações antes de contratar nosso produto? Acesse o site ou entre em contato com a gente para tirar dúvidas!

Você, leitor, já parou para pensar nas consequências de mandar um email fora do horário de expediente? Conta para a gente o que você achou das dicas que demos aqui.