Pular para o conteúdo
Blog » 3 Dinâmicas incríveis para engajar os colaboradores

3 Dinâmicas incríveis para engajar os colaboradores

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Estar sempre atualizado e em busca de novas técnicas auxilia bastante na descoberta dos pontos fortes e fracos dos seus colaboradores. Por isso, hoje viemos falar de um método que vai te ajudar nessa identificação: as dinâmicas de grupo.

Nesse sentido, separamos 3 dinâmicas incríveis que vão te ajudar nessa descoberta e engajar muito seus funcionários. Quer saber mais sobre elas? Então, continue a leitura!

O que são dinâmicas de grupo?

Antes de tudo, precisamos te explicar o que são essas dinâmicas e porque você deveria adotá-las no dia a dia da sua empresa.

Basicamente, podemos conceituá-las como atividades que permitem que você conheça as habilidades e reações das pessoas em determinadas situações. Depois de aplicar e analisar os resultados, a hora de separar e delegar tarefas fica muito mais fácil.

Além disso, as dinâmicas também tem como objetivo aumentar a colaboração, produtividade, motivação, liderança, pró-atividade e aprendizagem participativa.

Outra pergunta frequente é quando elas devem ser aplicadas, e a resposta é simples: sempre que sentir necessidade.

Podem ser propostas em entrevistas de emprego, na hora de apresentar novos colegas ao time, depois daquela reunião tensa ou até antes de um projeto importante com o intuito de animar e motivar o pessoal. Resumidamente, basta você estar sempre atento ao momento que a empresa e a equipe estão passando.

As dinâmicas

Agora que você já sabe o que são e como utilizá-las, é hora de aprender dinâmicas incríveis!

Visto que o home office veio para ficar, decidimos trazer atividades que possam ser aplicadas tanto presencialmente quanto online.

Dinâmica: Simulação de vendas

A primeira atividade se chama Simulação de vendas, o objetivo principal dela é estimular a criatividade dos colaboradores.

Com ela você poderá observar: comunicação, trabalho sob pressão, criatividade, planejamento e improvisação.

Número de participantes: Não tem limites!
Duração: Depende da quantidade de pessoas.
Materiais necessários: Não necessita de materiais.
Como executar:

Nesta dinâmica o principal desafio é achar uma forma de vender objetos inusitados, a ação pode ser feita tanto em grupo quanto individualmente.

Cada participante ou grupo deverá sortear um produto e em seguida fazer uma apresentação focada em convencer os colegas a comprarem ele.

Na hora da apresentação é necessário informar o preço, formas de pagamento, slogan da campanha, forma de distribuição (Vai chegar por correio? A pessoa precisa ir à loja física comprar?) e os benefícios do produto.

Mas, instrua que eles não devem se limitar apenas por essas categorias, o segredo é deixar a criatividade falar mais alto!

Sugestões de objetos:

  • Meias sujas;
  • Pasta de dente vazia;
  • Cadeira com 3 pernas;
  • Jogo de 6 copos quebrados;
  • Caixa de fósforo usada;
  • Caneta que não funciona;
  • Cabo USB estragado;
  • Pano de chão sujo;
  • Pen drive com vírus;
  • Papelão molhado;
  • E o que mais você achar necessário.

Dinâmicas são ótimas para a união do time!

Dinâmica:  A Sua Maior Conquista

Agora o foco é motivar os colaboradores, e dessa forma, fazer com que eles relembrem o potencial extraordinário que eles possuem!

Nessa dinâmica você poderá observar: tanto o autoconhecimento, quanto habilidade de comunicação.

Número de participantes: Recomenda-se de 6 a 15 pessoas, mas não tem limites!
Duração: Em média 30 minutos, mas depende da quantidade de pessoas.
Materiais necessários: Um certificado ou prêmio para cada participante.
Como executar:

A proposta da dinâmica é que você peça para os colaboradores identificarem e compartilharem sua maior conquista profissional. Não necessariamente precisa ser algo grande, e sim, um momento desafiador que foi vencido com sucesso.

Depois de ouvir a história, pergunte: Por que você acha que essa se tornou sua maior realização? O que você acha que ficou como lição para sua vida?

Por fim, conclua entregando os prêmios ou certificados para cada um dos participantes como forma de reconhecimento de sua conquista.

Dinâmica: A Escolha De Um Astronauta

Essa última dinâmica foi adaptada de um teste proposto pela NASA que tem como objetivo avaliar a capacidade de superação de desafios inusitados.

Então, o que você avaliará nela é: Raciocínio lógico, crenças, liderança, responsabilidades e gestão de conflitos.

Número de participantes: Não tem limites!
Duração: Depende da quantidade de pessoas.
Materiais necessários: Cópia do texto para cada participante.
Como executar:

Entregue ou envie para cada participante uma folha ou pdf com o seguinte texto:

“Você está em um voo de aproximadamente 5 horas de duração. Sai do ponto de partida às 9:00 h da manhã. No meio do caminho o piloto anuncia que desviou da rota aproximadamente 150 Km e que está em sérias dificuldades.

Em seguida o avião cai em um deserto e todos os tripulantes morrem. Somente os cem passageiros sobrevivem. Ao olhar-se do alto o avião se confunde com a areia do deserto.

Sua missão é salvar todos os passageiros. No avião, todo quebrado, você encontra os seguintes utensílios:

  • 3 bússolas;
  • 100 garrafas de água;
  • 100 óculos escuros;
  • 100 pacotes de sal;
  • 30 canivetes suíços;
  • 1 grande lona cor da areia;
  • 50 cobertores;
  • 1 espelho de maquiagem;
  • 2 mapas da região;
  • 100 latas de comida.

Descreva em poucas palavras a sua estratégia de ação para salvar a todos. Enumere em ordem decrescente de prioridade os objetos acima relatados que serão utilizados nesta missão de salvamento, sendo o n.º 1 o mais importante e o n.º 10 o menos importante.”

A resposta esperada, segundo os criadores, deverá ser:

A apresentação de uma estratégia que prepare a orientação de um resgate, mantenha o grupo vivo e unido até o socorro chegar.

Levando em consideração que rapidamente será notado a falta do avião e 150 Km é um desvio de rota muito pequeno, provavelmente a ajuda virá em pouco tempo.

Quanto à possível utilidade de cada objeto na atividade:

Óculos – Sem utilidade prática. Se fosse na neve ele protegeria a visão.
Bússola – Como o ideal é que todos permaneçam próximos ao avião, também é sem utilidade.
Sal – Perigoso, sal e sol é uma mistura explosiva.
Canivete – Sem utilidade aparente.
Água – Necessário, mas o ser humano sobrevive alguns poucos dias sem ela.
Cobertor – Necessário, durante a noite no deserto o frio facilmente atinge temperaturas negativas.
Lona – Necessário, protege do sol escaldante durante o dia.
Espelho – Extremamente necessário para dar sinal em caso de aproximação de socorro.
Comida – Necessário, porém também é possível sobreviver alguns dias sem.
Mapa – Desnecessário, uma vez que todos deverão permanecer juntos aguardando o socorro.

Assim, a ordem julgada correta seguindo a lógica explicada é:

1. Espelho
2. Lona
3. Cobertor
4. Água
5. Comida
6. Canivete
7. Óculos
8. Bússola
9. Mapa
10. Sal

Quanto à pontuação de cada participante, basta calcular o desvio da estratégia correta.

Conclusão:

Agora que você conhece algumas dinâmicas ficará mais fácil motivar seu time, delegar tarefas, e com isso desencadear um aumento na produtividade da equipe.

Mas, não esqueça que o trabalho não é só seu!

Depois de passar as atividades para as pessoas certas, cabe a cada um dos colaboradores se organizar e priorizar corretamente as coisas importantes para entregar as tarefas no prazo correto.

Tem uma dúvida? Fale com os nossos especialistas!

Continue conectado:

Sair da versão mobile