Trabalhar em casa pode parecer o sonho de muitos brasileiros. Entretanto, mesmo que o trabalho remoto tenha muitas vantagens é importante reconhecer que ele não é sinônimo de trabalho fácil.
Em outras palavras, mesmo que seu supervisor não esteja te olhando, é importante manter o profissionalismo. E para isso, você deve começar usando a organização como uma das boas práticas do home office. Assim, as possíveis distrações na sua casa não irão diminuir sua produtividade.
Nesse post, acompanhe 5 dicas de organização para tornar produtiva as suas horas de trabalho no home office.
Como ser mais organizado no Home Office
1. Utilize o Google Agenda
Quantas vezes o Google te salvou quando você tinha uma dúvida? Tenho certeza que várias vezes. Então, se você confia tanto no Google, porque não dar uma oportunidade para as ferramentas dele?
O Google Agenda é essencial para as pessoas que querem se organizar no home office. O aplicativo possibilita organizar todo seu dia, estabelecendo horários de início e conclusão das suas tarefas.
Além disso, o Google Agenda possui sincronização com outras ferramentas do Google. Por exemplo, na integração com o Google Meet permite que você marque reuniões no Agenda, marque os participantes e já será gerado um link para a reunião por vídeo chamada.
Achou bacana? Então, assista o vídeo do Ricardo Araújo, especialista Google Cloud, e aprenda como utilizar o Agenda e se tornar um profissional mais organizado:
2. Converse com sua família
“Home office” significa: escritório em casa. Entretanto, a realidade é que poucas pessoas possuem em casa um local específico para trabalhar. Em vez disso, é comum as pessoas relatarem problemas em se concentrar devido ao barulho de parentes.
Uma dica para contornar esse problema é ter um diálogo aberto com seus familiares ou pessoas que moram com você. É importante deixar claro para eles que mesmo estando em casa, você possui obrigações que devem ser cumpridas durante um período específico do seu dia.
Dessa forma, será mais fácil chegar a um acordo para que as pessoas fiquem mais quietas durante o seu expediente.
3. Não trabalhe perto de distrações
Celular, televisão, videogame… Essas e muitas outras distrações podem ser mais fortes quando ninguém está vendo você. Por isso, evite tê-las por perto. Mesmo que você não tenha um local próprio de trabalho, se tranque em um quarto e deixe do lado de fora tudo que potencialmente pode te tirar sua atenção do trabalho.
Isso vai ajudar você a cumprir suas tarefas colocadas no Google Agenda, o que irá melhorar sua organização e, consequentemente, sua produtividade.
4. Tenha uma rotina bem planejada
Além de organizar suas tarefas no Agenda, também é recomendado a criação de uma rotina antes de iniciar seu expediente. Por exemplo, acorde sempre em um horário específico, evite que esse horário seja muito próximo do início da sua jornada de trabalho, assim, você terá mais tempo de despertar e se alimentar, para começar seu trabalho com o pé direito.
5. Comece a se organizar um dia antes
Estabeleça um horário após o seu expediente para organizar seu ambiente de trabalho. Acredite, você vai gostar de acordar no outro dia e não ver uma mesa bagunçada antes do seu trabalho.
Além disso, analise quais serão as tarefas que você deverá executar no outro dia e, se possível, deixe tudo preparado. Por exemplo, se você sabe que precisa fazer uma planilha de controle da jornada de trabalho, deixe o documento visível na área de trabalho do seu computador. Isso tornará seu trabalho mais fácil.