Pular para o conteúdo
Blog » Assinatura de e-mail: Por que criar a sua?

Assinatura de e-mail: Por que criar a sua?

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Já faz alguns anos que o e-mail é usado como uma das principais formas de comunicação não só dentro da empresa, mas também fora dela. Quando se trata da formalização de alguma ordem, muitas vezes é o e-mail quem cumpre esse papel. Sendo assim, é muito importante que ele tenha uma cara profissional. Ter uma assinatura de e-mail que condiz com a imagem da empresa faz toda a diferença.

Porque ter uma assinatura de e-mail?

A assinatura dá credibilidade àquele que está enviando a mensagem. Passa um ar de seriedade, de estar falando com alguém confiável. Pense na seguinte situação: você precisa fechar uma negociação e o documento será enviado por e-mail. Se você vê as informações pessoais e profissionais de alguém no e-mail, aquele acordo parece mais honesto.

Sem contar o fato de que torna a comunicação muito mais real, sem a impressão de que se está falando com um robô do outro lado da tela.

Mas é claro que a parte visual do e-mail importa muito. Ela precisa estar de acordo com a identidade da empresa. Não faz sentido você se portar como um profissional de uma marca se você não se porta de acordo com a imagem dela.

A assinatura de e-mail contém informações relevantes sobre o profissional. Ela serve não só para imprimir a marca da empresa. É preciso ter outras formas de contato também, para que a pessoa que te procura possa te encontrar em outros meios. Por isso, adicionar o link para as redes sociais é uma boa opção.

Dessa forma, ao adicionar as redes sociais da empresa, você une muito mais a sua imagem à da organização onde você trabalha. Isso fortalece a relação entre você e o destinatário da mensagem. 

O que deve conter na assinatura de e-mail?

O principal – e óbvio – é o nome e o sobrenome do empregado, além do cargo que ele ocupa. O ideal é que haja outras formas de contato, como telefone comercial e celular. As redes sociais, principalmente relacionadas ao trabalho, não são obrigatórias. Porém, colocá-las na sua assinatura possibilita um vínculo maior com a pessoa com quem você está falando.

Outro fator que é dispensável, mas que nós recomendamos é a inclusão de uma foto. É muito melhor conversar com alguém sabendo como ele é. Mas não se esqueça: é um meio de comunicação pessoal. Nada de colocar fotos descontraídas. Você precisa passar a imagem de um profissional comprometido e competente.

O mesmo vale para as fontes e as cores utilizadas na assinatura. O excesso de informações visuais pode confundir o destinatário do e-mail e atrapalhar a conexão. É exatamente o oposto que queremos aqui, não é? Então use, no máximo, duas fontes diferentes para destacar determinadas informações. Lembre-se: neste caso, menos é mais.

Quanto às cores, use as da sua marca. A ideia é fortalecer a imagem profissional, então precisa estar de acordo com o local em que você trabalha. 

Além disso, que tal usar nosso Gerador Automático de Assinatura de E-mail? É gratuito!

Conecta Sign

Agora que você já sabe por que deve fazer uma assinatura para o seu e-mail profissional, que tal descobrir como fazê-la? No artigo “Assinatura de e-mail: confira como criar a sua“, nós damos algumas dicas. Conheça também a nossa plataforma Conecta Sign. Com ela, é possível criar e editar e-mails em massa, sem precisar esperar a disponibilidade de cada colaborador. 

Além disso, ela te ajuda a criar um padrão de assinatura da empresa. Assim, você não corre o risco de ter alguém se portando de maneira totalmente diferente dos outros. O Conecta Sign não requer grandes conhecimentos em tecnologia para instalação e também permite a criação de assinatura com HTML. 

Continue conectado:

  • Como usar o Gemini no Google Planilhas (Sheets)
    O uso do Gemini no Google Planilhas (Sheets) é super fácil e pode te poupar um tempo precioso no dia a dia. Por isso, você aprenderá nesse post como usar o Gemini no Google Planilhas. Vamos lá!
  • Como criar imagens com IA em slides
    Saber criar apresentações de trabalho é essencial no meio corporativo para mostrar ideias, dados, metas ou qualquer informação relevante para os colegas de equipe. Contudo, nem todo mundo é designer e sabe montar uma apresentação do zero com um layout bonito e apresentável pode ser difícil para quem não tem experiêncie. É aí que entra a IA: agora, é possível criar imagens com IA nas apresentações para tornar as apresentações ainda melhores.
  • Como sincronizar dados entre duas planilhas do Google – VÍDEO
    O Google Planilhas é o aplicativo de planilhas do Google Workspace que oferece Planilhas on-line e colaborativas. Nesse aplicativo, são infinitos os recursos para visualizar, organizar e analisar dados. Assim, você conta com estrutura e refinamento dos dados usando as tabelas; ícones inteligentes para inserir dados avançados e precisos, consultar versões anteriores a qualquer momento, deixar comentários para dar feedback às suas equipes e muito mais. Dessa forma, um dos recursos mais interessantes é a sincronização de dados entre duas planilhas.
Sair da versão mobile