Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Já faz alguns anos que o e-mail é usado como uma das principais formas de comunicação não só dentro da empresa, mas também fora dela. Quando se trata da formalização de alguma ordem, muitas vezes é o e-mail quem cumpre esse papel. Sendo assim, é muito importante que ele tenha uma cara profissional. Ter uma assinatura de e-mail que condiz com a imagem da empresa faz toda a diferença.
Porque ter uma assinatura de e-mail?
A assinatura dá credibilidade àquele que está enviando a mensagem. Passa um ar de seriedade, de estar falando com alguém confiável. Pense na seguinte situação: você precisa fechar uma negociação e o documento será enviado por e-mail. Se você vê as informações pessoais e profissionais de alguém no e-mail, aquele acordo parece mais honesto.
Sem contar o fato de que torna a comunicação muito mais real, sem a impressão de que se está falando com um robô do outro lado da tela.
Mas é claro que a parte visual do e-mail importa muito. Ela precisa estar de acordo com a identidade da empresa. Não faz sentido você se portar como um profissional de uma marca se você não se porta de acordo com a imagem dela.
A assinatura de e-mail contém informações relevantes sobre o profissional. Ela serve não só para imprimir a marca da empresa. É preciso ter outras formas de contato também, para que a pessoa que te procura possa te encontrar em outros meios. Por isso, adicionar o link para as redes sociais é uma boa opção.
Dessa forma, ao adicionar as redes sociais da empresa, você une muito mais a sua imagem à da organização onde você trabalha. Isso fortalece a relação entre você e o destinatário da mensagem.
O que deve conter na assinatura de e-mail?
O principal – e óbvio – é o nome e o sobrenome do empregado, além do cargo que ele ocupa. O ideal é que haja outras formas de contato, como telefone comercial e celular. As redes sociais, principalmente relacionadas ao trabalho, não são obrigatórias. Porém, colocá-las na sua assinatura possibilita um vínculo maior com a pessoa com quem você está falando.
Outro fator que é dispensável, mas que nós recomendamos é a inclusão de uma foto. É muito melhor conversar com alguém sabendo como ele é. Mas não se esqueça: é um meio de comunicação pessoal. Nada de colocar fotos descontraídas. Você precisa passar a imagem de um profissional comprometido e competente.
O mesmo vale para as fontes e as cores utilizadas na assinatura. O excesso de informações visuais pode confundir o destinatário do e-mail e atrapalhar a conexão. É exatamente o oposto que queremos aqui, não é? Então use, no máximo, duas fontes diferentes para destacar determinadas informações. Lembre-se: neste caso, menos é mais.
Quanto às cores, use as da sua marca. A ideia é fortalecer a imagem profissional, então precisa estar de acordo com o local em que você trabalha.
Além disso, que tal usar nosso Gerador Automático de Assinatura de E-mail? É gratuito!
Conecta Sign
Agora que você já sabe por que deve fazer uma assinatura para o seu e-mail profissional, que tal descobrir como fazê-la? No artigo “Assinatura de e-mail: confira como criar a sua“, nós damos algumas dicas. Conheça também a nossa plataforma Conecta Sign. Com ela, é possível criar e editar e-mails em massa, sem precisar esperar a disponibilidade de cada colaborador.
Além disso, ela te ajuda a criar um padrão de assinatura da empresa. Assim, você não corre o risco de ter alguém se portando de maneira totalmente diferente dos outros. O Conecta Sign não requer grandes conhecimentos em tecnologia para instalação e também permite a criação de assinatura com HTML.