Pular para o conteúdo
Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Como ter mais governança corporativa com o Google Workspace e o Conecta Control

Como ter mais governança corporativa com o Google Workspace e o Conecta Control

Tempo estimado de leitura: 6 minutes

Para uma empresa funcionar bem e gerar resultados, é preciso que seus donos, sócios, acionistas, gestores e funcionários estejam alinhados. É necessário buscar a melhor administração para o negócio, de modo que ele seja o mais transparente possível. Diante disso, criou-se um sistema para dar mais longevidade e otimizar o valor econômico da empresa. Esse sistema é conhecido como governança corporativa.

Governança corporativa com o Google Workspace

A governança corporativa engloba boas práticas para se ter eficiência na gestão empresarial e fortalecer a instituição. Além disso, ela busca alinhar os interesses dos administradores da empresa às vontades dos donos. Assim, as chances de haver erros diminuem bastante.

Para entender melhor como a governança corporativa é benéfica para o seu negócio, continue lendo esse post. Nós também vamos te mostrar como a Conecta pode te ajudar a inserir boas práticas na sua empresa. Desse modo, ela ganhará mais valor e pode até ter mais facilidade para captar recursos!

Princípios da governança corporativa

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) define quatro princípios básicos para o sistema. São eles: transparência, equidade, prestação de contas (accountability) e responsabilidade corporativa.

Mind Mapping Governança Corporativa

A transparência consiste na apresentação de todas as informações que sejam de interesse das partes que atuam na empresa. Ou seja, não limitar os relatórios apenas às informações exigidas por leis ou regulamentos. Além das questões financeiras, é importante relatar toda a parte organizacional da empresa. É preciso dizer o que está sendo feito para preservar os valores do negócio.

De acordo com o IBGC, a equidade determina que todos os sócios e as demais partes interessadas da empresa devem ser tratadas igualmente. Não se pode esquecer quais são seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

Já a prestação de contas exige que a parte financeira seja reportada regularmente de forma concisa e compreensível. Os agentes da governança corporativa devem assumir integralmente as consequências de seus atos e omissões.

Por fim, a responsabilidade corporativa requer que os agentes da governança zelem pela parte financeira e pelo sistema da empresa. É necessário levar em consideração diversos tipos de capitais, como o financeiro e o intelectual, a curto, médio e longo prazo.

Boas práticas governança corporativa.

  1. Transparência

  2. Equidade

  3. Prestação de contas

  4. Responsabilidade corporativa

  5. Google Workspace + Conecta Control

Como o Conecta Control e o Google Workspace podem ajudar

Ambas as ferramentas prezam pela transparência, princípio importante da governança corporativa. Contudo, elas vão além. Auxiliam diretamente no controle dos processos da empresa e também priorizam a segurança e proteção de dados.

O Conecta Control, por exemplo, regula os horários dos funcionários, impedindo que eles façam horas extras sem autorização. Essa função atinge, principalmente, as finanças da empresa. Além disso, interfere na organização das demandas e dos processos, exigindo boa administração para a execução das tarefas.

O Conecta Control também controla os acessos dos colaboradores às ferramentas da empresa. Desse modo, ele impede que as informações sejam acessadas por qualquer pessoa, a qualquer hora e lugar. Isso também auxilia na organização dos processos.

Já o Google Workspace permite que as informações da empresa estejam seguras, mas disponíveis aos interessados. Ele permite que os colaboradores trabalhem em conjunto ao mesmo tempo, mas sem permitir o acesso de pessoas indesejadas.

O uso do Google Workspace, que pertence a uma empresa referência em segurança de dados, é bem visto por donos e sócios. Suas diversas ferramentas colaborativas contribuem para uma gestão eficiente.

GUIA gratuito: tour pelo google workspace

Benefícios da governança corporativa

Quanto mais implementada a governança corporativa for, mais consolidada no mercado a empresa será. Ela terá mais respeito e será mais valorizada. Além disso, as boas práticas elaboradas pensando na evolução da empresa trazem confiança dentro e fora da organização.

Como um dos pilares deste sistema é a prestação de contas, a empresa passa uma boa imagem. Do mesmo modo, mostra que busca medidas para evitar casos de corrupção.

A governança corporativa também traz mais controle para os processos da organização. Isso quer dizer que as chances de falhas são menores. Tudo isso atrai a atenção dos investidores, gerando mais valor de mercado para a empresa.

Case de sucesso

A Conecta possui um case de sucesso no quesito governança corporativa. Trata-se da Cottonbaby, que com a nossa ajuda, implementou uma nova cultura organizacional. Dessa forma, conseguiu dar mais controle e visão de execução das tarefas dos usuários. 

A gestão de dados também foi aprimorada com os princípios da governança. Para saber quais foram os desafios e as soluções implementadas, acesse o relatório no nosso site.

case

Aproveite e conheça as nossas redes sociais, que nós atualizamos frequentemente com dicas e tutoriais.

Para você, leitor, como a governança corporativa vem sendo aplicada na sua empresa e em seus processo? Você acredita que a governança corporativa ajuda as empresas a terem mais eficiência na gestão empresarial e a fortalecer a instituição? Compartilha suas opiniões com a gente na Comunidade da Conecta!

%d blogueiros gostam disto: