fbpx
Pular para o conteúdo
Blog » Como criar uma cultura de inovação na empresa?

Como criar uma cultura de inovação na empresa?

A inovação é o motor do mercado. A lógica é simples: empresas que inovam continuam no mercado e as que não apresentam novidades tendem a fechar as portas. A época em que bastava-se manter-se do mesmo modo para continuar existindo está no fim. Por isso, é importantíssimo criar uma cultura de inovação dentro das empresas.

como criar uma cultura de inovação

Muitas pessoas acreditam não ser possível inovar, sozinha, dentro de uma empresa, porém, saiba que esse é um dos caminhos mais importantes e deve, sim, ser incentivado. Engana-se quem acredita que, para criar uma cultura de inovação, é preciso sacrificar a produtividade dentro da empresa.

A união do alto desempenho com a criatividade é essencial para o futuro de qualquer negócio e mais, uma área contribui com a outra. Por isso, nos acompanhe e descubra como criar uma cultura de inovação dentro de sua empresa!

O que é preciso para criar uma cultura de inovação?

Integração

O primeiro passo para incentivar as pessoas a pensarem em inovação é fazê-las sair de seu “mundinho”. Muitos colaboradores ficam tão focados em sua área que não sabem como é o dia a dia dos colegas de trabalho e se soubessem, poderiam ter ideias de como facilitar suas vidas.

Promover a integração entre áreas, a troca de conhecimentos e a colaboração é o primeiro passo para o surgimento de boas ideias.

Identifique problemas

Com certeza, cada setor de uma empresa possui uma reclamação principal e outras de menor importância. Ouví-los com frequência é importante para conhecer as dores dos colaboradores. E mais, ao compartilhar tais problemas com todos, a chance de alguém pensar e trazer uma solução é ainda maior.

Importante, um dos passos principais para inovar é pensar em solucionar problemas que já existem e são conhecidos. Não procure a resposta de problemas que ainda nem conhece, como muitos querem fazer. Trabalhe com o que tem, assim economiza-se metade do tempo gasto procurando os problemas da humanidade, por exemplo.

Coloque ideias no papel

Quando uma nova ideia surgir,, coloque-a no papel. Pode ser do jeito que você preferir, mas anote e esquematize tudo que conseguir, com o máximo de detalhes possível. Junte o dono da ideia com as pessoas que se beneficiarão dela e desenvolvam ainda mais o assunto.

O importante é ter toda a informação anotada e visível. Depois disso, organizar tudo! Pode ser em um Canva, um documento, um cartaz. A escolha é sua, mas deixe tudo organizado.

Dê liberdade e tempo para o responsável

Seja quem for o responsável por executar a ideia e tirá-la do papel, é preciso que a pessoa tenha tempo e liberdade para fazê-lo. Não adianta querer uma cultura de inovação se 100% de tempo do responsável se mantém ocupado com tarefas antigas.

Mas calma, não estamos dizendo que deve desocupá-lo de todas as entregas, mas é importante deixar um espaço livre na agenda desse colaborador (ou dos grupos) para que possam trabalhar com tranquilidade no propósito de inovação.

Assim, une-se produtividade e criatividade sem sobrecarregar a equipe.

Disponibilize ferramentas e seja paciente

Não adianta nada dar liberdade se a pessoa não tem as ferramentas de produtividade adequadas para entregar inovação à sua empresa. Dar visibilidade do projeto aos outros colaboradores é extremamente importante e se torna possível por meio dos serviços na nuvem sem qualquer dificuldade.

Se ainda tem dúvidas, converse com nossos consultores e entenda melhor como resolver os problemas de produtividade da sua empresa através das ferramentas Google Workspace (G Suite) e, ter um caminho mais claro na hora de buscar por inovação. O importante é tomar a iniciativa.

Gostou das dicas? Então compartilhe e coloque em prática esses princípios em seu ambiente de trabalho!

Continue conectado:

  • Como usar o Gemini no Google Planilhas (Sheets)
    O uso do Gemini no Google Planilhas (Sheets) é super fácil e pode te poupar um tempo precioso no dia a dia. Por isso, você aprenderá nesse post como usar o Gemini no Google Planilhas. Vamos lá!
  • Como criar imagens com IA em slides
    Saber criar apresentações de trabalho é essencial no meio corporativo para mostrar ideias, dados, metas ou qualquer informação relevante para os colegas de equipe. Contudo, nem todo mundo é designer e sabe montar uma apresentação do zero com um layout bonito e apresentável pode ser difícil para quem não tem experiêncie. É aí que entra a IA: agora, é possível criar imagens com IA nas apresentações para tornar as apresentações ainda melhores.
  • Como sincronizar dados entre duas planilhas do Google – VÍDEO
    O Google Planilhas é o aplicativo de planilhas do Google Workspace que oferece Planilhas on-line e colaborativas. Nesse aplicativo, são infinitos os recursos para visualizar, organizar e analisar dados. Assim, você conta com estrutura e refinamento dos dados usando as tabelas; ícones inteligentes para inserir dados avançados e precisos, consultar versões anteriores a qualquer momento, deixar comentários para dar feedback às suas equipes e muito mais. Dessa forma, um dos recursos mais interessantes é a sincronização de dados entre duas planilhas.