Como criar grupos de acesso ao Google Workspace (G Suite) para gerenciar um time remoto

2020-09-18T14:29:24-03:0017/08/2020 as 2:30 pm|Categories: Access Control|Tags: , , |

Antes de tudo, grupos de acesso ao Google Workspace (G Suite) são a forma mais eficiente de controlar quem acessa e quando acessa ferramentas como Gmail, Hangouts e Drive.

Portanto, com um grupo de acesso, é possível ativar um serviço para um grupo de usuários de forma simples e fácil. Então, por meio de autenticação SSO, cada membro do grupo pode acessar um determinado conjunto de ferramentas ou documentos pré-definido por seu gestor.

Veja mais vantagens de usar grupos de acesso para gerenciar times remotos:

  • Criar grupos de trabalho com regras diferentes ou configurações personalizadas (ex: equipe de marketing tem acesso às pastas do marketing, a equipe comercial aos arquivos de sua respectiva área e assim por diante)
  • Evitar que pessoas de fora da organização ou não autorizadas acessem ou compartilhem certos arquivos
  • Configurar o acesso de acordo com o horário de trabalho dos colaboradores
  • Criar grupos ou usuários com acesso irrestrito

Como funciona um grupo de acesso

Então, por meio de uma configuração simples, o gestor pode definir as regras de cada grupo e quais usuários pertencem a ele.

No caso do Access Control, ferramenta de SSO que trabalha em conjunto com o painel do Google Workspace (G Suite), todos os usuários com contas ativas no Google Workspace (G Suite) passarão pelo controle de acesso (por exemplo, se sua empresa contrata 100 licenças Google Workspace (G Suite), irá precisar de 100 licenças Access Control).

Ao realizar a ativação do controle de acesso, o Access Control estará ativado automaticamente em todos os usuários com conta ativa no painel do Google Workspace (G Suite).

 

Assista e entenda melhor:

Como criar grupos de acesso com regras diferentes com o Access Control

Eventualmente você pode modificar as configurações dos grupos a qualquer momento. Veja como:

      1. No painel do Access Control (menu superior) acesse a aba Grupos
      2. Então escolha o que deseja editar
      3. Depois clique sobre o nome para acessar o painel de configuração do grupo
      4. Fique a vontade para reconfigurar seus grupos de regras à qualquer hora

Em resumo, ao realizar uma alteração nas configurações dos Grupos as novas regras só serão aplicadas após o próximo login do usuário. Assim, o Auto Logout só irá interromper o acesso ao Google Workspace (G Suite) na próxima sessão do usuário.

Portanto, se você quer simplificar a gestão de um time remoto, teste grátis o Access Control por 14 dias e comece a ver os resultados. Comece agora!

 

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