Nós já falamos aqui, mas vale reforçar: ter uma assinatura de e-mail profissional é muito importante e faz toda a diferença. Saber com quem se fala e ter mais opções de contatos são apenas algumas das vantagens de ter uma assinatura personalizada.
A ideia é usar esse recurso a seu favor e se aproximar dos seus destinatários. Você sabia que até dá para usar sua assinatura de e-mail como ferramenta de venda? Pois é! Pode parecer insignificante, mas encerrar seu e-mail da forma certa só traz vantagens. Inclusive, também demos dicas do que não fazer na sua assinatura de e-mail. Dê uma atenção especial a este quesito para que seus esforços não sejam em vão.
Por que é importante padronizar a assinatura de e-mail?
Antes de começar, vamos pontuar uma coisa. A essa altura, você já sabe que identidade visual é fundamental para qualquer empresa, certo? A assinatura de e-mail também faz parte dessa construção. É importante que quem está falando com você não se esqueça em momento algum da empresa na qual você trabalha. Não possuir identidade pode fazer com que você perca vendas para o concorrente.
Então, a forma como você se porta no e-mail pode te ajudar ou te prejudicar. A padronização da assinatura entra nessa questão. Primeiro que, se você não usa as cores da empresa, por exemplo, o destinatário pode achar que está falando com alguém de outra empresa. E se não houver unicidade entre as assinaturas, dá a impressão de que a empresa é uma bagunça!
Ninguém quer lidar com empresas confusas, todos querem negociar com empresas sérias.
Ter uma assinatura de e-mail bem feita e em sincronia com a imagem que a sua empresa quer passar te dá credibilidade.
O que deve ter nas assinaturas dos colaboradores?
Vamos começar pelo óbvio: nome, sobrenome e cargo que ocupa. Além disso, ter outras formas de contato como celular e telefone fixo também é uma boa pedida. Assim, caso alguém queira entrar em contato com você de maneira mais urgente, pode usar esses telefones. Não quer correr o risco de perder uma negociação por falta de contato, né?
Quanto aos perfis nas redes sociais, há quem prefira colocar, há quem ache melhor não. Não é indispensável, mas pode trazer mais proximidade com o cliente. Opte por adicionar aqueles perfis mais profissionais, para manter a seriedade e a credibilidade. Porém, se sua empresa é mais descontraída e você acha que seus perfis pessoais não vão trazer problemas, coloque-os também!
Mas tome cuidado com o excesso de informação. Muitas cores, fontes e dados na sua assinatura de e-mail podem ter o efeito contrário e deixar o destinatário perdido. Quanto mais simples e direta a mensagem, melhor. Equilíbrio é tudo! Só não deixe a sofisticação de lado, ainda estamos falando de trabalho.
Colocar uma foto sua também te deixa mais próximo do cliente. Sem contar que a comunicação flui melhor e é mais confortável quando sabemos com quem estamos falando. Não é a mesma coisa que um olho no olho, mas é o mais próximo que dá para chegar usando o e-mail como plataforma.
Para finalizar, você sabia que tem um jeito muito fácil de padronizar seus e-mails? A nossa ferramenta Conecta Sign permite que você crie e edite e-mails em massa. Ou seja, você não precisa esperar cada colaborador editar a própria assinatura. Do mesmo modo, ainda consegue fazer com que todas sigam o padrão da empresa. Ela possui modelos prontos, mas também te dá a possibilidade de criar a assinatura de e-mail do jeito que você quiser usando HTML.
Além disso, que tal usar nosso Gerador Automático de Assinatura de E-mail? É gratuito!