Pular para o conteúdo
Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Personalizar a Caixa de entrada e criar grupos no Gmail – VÍDEO

Personalizar a Caixa de entrada e criar grupos no Gmail – VÍDEO

Bem-vindo de volta ao Guia Definitivo do Gmail! Nessa série de posts você aprenderá a aproveitar o seu Gmail ao máximo – desde suas funcionalidades mais simples até as mais complexas. Hoje, saiba como personalizar a Caixa de entrada e criar grupos no Gmail.

Nos posts anteriores, nós te contamos que o Gmail foi criado há quase 20 anos já superando os concorrentes com seus 1GB de armazenamento, o Gmail bloqueia quase 10 milhões de mensagens de spam e e-mails maliciosos a cada minuto e também que a tecnologia da Google permitia que sua plataforma fosse mais rápida do que as concorrentes, o que acabou melhorando bastante a experiência do usuário. 

E nós trouxemos mais uma curiosidade: você sabia que o recurso Smart Compose do Gmail – aquele que sugere como completar o texto automaticamente – permite que mais de 1 bilhão de caracteres deixem de ser digitados todas as semanas tornando o trabalho de escrever e-mails muito mais fácil e rápido? É incrível, né?

No post de hoje, saiba como personalizar a Caixa de entrada e criar grupos no Gmail, todavia se preferir você pode conferir o conteúdo completo no vídeo abaixo:

Entenda os tipos de Caixa de entrada e suas diferenças

  1. Importantes primeiro

Esse tipo de Caixa de entrada permite que você acesse seus e-mails importantes com mais facilidade, pois eles ficam na seção “importantes” em destaque acima dos outros e-mails que permanecem na seção “todas as demais”. Se você possui e-mails aos quais sempre volta para rever informações, essa é a melhor opção.

  1. Não lidas primeiro

Um tipo muito comum de Caixa de entrada é a que dá destaque aos e-mails não lidos, separando-os dos que já foram abertos. Aqui, caso você precise destacar algum e-mail, basta marcá-lo novamente como “não lido”.

  1. Com estrela primeiro

Esse tipo de Caixa de entrada faz com que seus e-mails marcados com estrela estejam em destaque na seção “com estrela” acima de “todas as demais”. Para marcar um e-mail com estrela, basta selecionar a estrela que está logo antes do contato que enviou aquele e-mail

  1. Caixas prioritárias

Permitindo personalização, aqui você cria a organização da Caixa de entrada com base no que precisa. Desse modo, você consegue definir a ordem das caixas “importantes”, “não lidas”, “com estrela” e “todas as demais”; assim, você poderá utilizar os 4 recursos e ainda organizar a importância de cada um.

  1. Várias Caixas de entrada

Ao selecionar esse tipo de Caixa de entrada, automaticamente o Gmail irá organizar seus e-mails em “com estrela”, “rascunhos” e por fim a Caixa de entrada. É possível personalizar colocando as “não lidas” também, por exemplo. Contu, o mais interessante é a possibilidade de transformar uma pesquisa do Gmail em uma Caixa de entrada. Então, você pode pesquisar um termo ou contato e a partir disso criar uma Caixa de entrada personalizada!

Agora que você já sabe personalizar a Caixa de entrada, que tal aprender a criar Grupos de e-mail como “Contato”ou “Suporte” no Google Workspace? Vamos lá!

Como criar grupos de e-mail no Google Workspace (G Suite)

Como criar grupos no Google Workspace:

  1. Em primeiro lugar, acesse os aplicativos da Google clicando naqueles seis pontinhos localizados no canto superior direito do seu Google Chrome.

  2. Então, ao clicar em “Grupos”, você terá acesso ao painel para criar um novo grupo.

  3. Em seguida, clique em “Criar grupo” no canto superior esquerdo.

  4. Depois, defina o nome, e-mail, descrição do grupo e clique em “Próximo”.

  5. Logo após, escolha as configurações de privacidade do grupo, isso é: “Quem pode participar do grupo”, “Quem pode ver as conversas”, “Quem pode postar” e “Quem pode ver os participantes” – depois, clique em “Próximo”.

  6. Então, adicione os participantes, gerentes e proprietários do grupo, adicione uma mensagem de recepção e defina qual assinatura de e-mail esse grupo terá.

  7. Por fim, clique em “Criar grupo”.

  8. Pronto!

Dentro do painel de grupos, clicando em “Configurações do grupo” na barra lateral esquerda, você pode configurar diversas funcionalidades, incluindo uma Caixa de entrada colaborativa. Então, você poderá selecionar a conversa e atribuir a um participante do grupo, assim o e-mail irá automaticamente para o Gmail da pessoa!

E aí, gostou das dicas? No próximo post, você aprenderá como criar marcadores e filtros, marcar e-mails como “importantes” automaticamente e dicas na hora de arquivar e excluir e-mails. Até a próxima!

%d blogueiros gostam disto: