Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Controle de horas: 3 ferramentas incríveis

Controle de horas: 3 ferramentas incríveis

O assunto “controle de horas” sempre gera muitas dúvidas e, às vezes, muita dor de cabeça. Portanto, no trabalho presencial, o jeito mais comum de controlar as horas é com um sistema de ponto. Em alguns casos, esse aparelho registra as horas usando a biometria de cada colaborador, mas também existem aparelhos que usam folhas para isso. Nestas situações, cada funcionário tem seu cartão de ponto, basta colocá-lo dentro da máquina para fazer o registro na hora certa.

controle de horas

No entanto, antes de falar mais sobre este assunto, veja quais são os tipos de jornada de trabalho permitidos pela CLT. Feito isso, o próximo passo é entender como as horas extras funcionam. 

O que a lei diz sobre horas extras?

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o limite máximo para acrescentar à jornada de trabalho por dia é de duas horas e esse limite deve ser estabelecido por meio de um acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho. Além disso, em alguns casos, o período máximo de horas extras pode variar, desde que haja um acordo entre as partes.

Com a reforma trabalhista aprovada em 2017, o trabalho remoto não exige controle de horas. Além disso, também não tem direito a horas extras. Porém, se houver determinação da empresa de que a jornada seja controlada, o colaborador passa a ter direito ao pagamento.

Agora, conheça 3 plataformas que vão te ajudar na missão de controle das horas.

1. Planilha de Excel

Para começar, vamos falar sobre a planilha Excel. Essa é uma técnica conhecida há muito tempo. Cada colaborador deve ter a sua própria planilha com os dias da semana e os horários. As colunas devem ter os campos de entrada, saída para o almoço, entrada após o almoço e a saída final. Na última coluna, utilize a fórmula para fazer o cálculo automático de horas trabalhadas naquele dia.

Se os colaboradores não tiverem o Windows instalado, não tem problema. Foi-se o tempo em que ele era necessário. Se for este o caso, utilize o Planilhas Google, que exerce exatamente a mesma função e ainda fica armazenado na nuvem. Você pode criar a planilha de cada um e autorizar somente a edição para cada colaborador.

Em contrapartida, essa tarefa demanda tempo, todos os dias o colaborador deve registrar ali seus horários, e ele não pode se esquecer disso, afinal, como todo registro manual, pode conter erros. O funcionário também pode manipular esses horários a favor dele mesmo.

2. Sites e apps para monitorar as horas trabalhadas

Alguns sites disponibilizam o registro de horas gratuito dentro dos seus domínios. Além disso, existem também alguns aplicativos e extensões do Google Chrome que seus colaboradores podem utilizar. Essas são formas automatizadas de controlar a jornada dos seus funcionários. Porém, dependendo da plataforma escolhida, não é seguro depositar seus dados nela.

3. Conecta Control

De fácil instalação e usabilidade, o Conecta Control é um software que atua efetivamente no controle de horas. Além disso, ele limita o acesso às ferramentas do Google Workspace (G Suite), inclusive o Gmail. Ou seja, até e-mails enviados fora do horário de trabalho vão contar como hora extra. 

Com ele, você define quem pode utilizar as ferramentas de trabalho apenas dentro do horário de trabalho. Também é possível escolher quem pode fazer isso de qualquer lugar a qualquer hora.

Se algum colaborador ultrapassar o horário estipulado por você, ele não terá mais acesso às ferramentas do Google Workspace, isso acontece porque o Conecta Control derruba o uso automaticamente, assim, não tem como continuar trabalhando. Definitivamente, essa é uma forma prática para evitar o excesso de horas extras.

Em conclusão, o Conecta Control permite que você mantenha seus dados e documentos seguros. Como? Limite o acesso aos arquivos para que só pessoas de dentro da empresa possam vê-los.

Se interessou? Teste a plataforma gratuitamente por 14 dias, sem compromisso nenhum. Não é necessário cadastrar o cartão de crédito para começar a utilizar o Conecta Control. Com a garantia de segurança de uma ferramenta Google Cloud, você verá que este produto só tem a agregar na sua empresa.

Continue conectado: