Controle de horas: 3 ferramentas incríveis

2020-12-29T11:18:38-03:0004/01/2021 as 12:00 pm|Categories: Access Control, Corporativo, Horas extras, Trabalho Remoto|Tags: , , |

O assunto “horas extras” sempre gera muitas dúvidas e, às vezes, muita dor de cabeça. No trabalho presencial, o jeito mais comum de controlar as horas é com um aparelho de ponto. Em alguns casos, esse aparelho registra as horas usando a biometria de cada colaborador. Mas também existem aparelhos que usam folhas para isso. Nestas situações, cada funcionário tem seu cartão de ponto. Basta colocá-lo dentro da máquina para fazer o registro.

 

controle de horas

Porém, antes de falar mais sobre este assunto, veja quais são os tipos de jornada de trabalho permitidos pela CLT. Feito isso, o próximo passo é entender como as horas extras funcionam. 

O que a lei diz sobre horas extras?

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o limite máximo para acrescentar à jornada de trabalho por dia é de duas horas. Esse limite deve ser estabelecido por meio de um acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho. Em alguns casos, o período máximo de horas extras pode variar, desde que haja um acordo entre as partes.

Com a reforma trabalhista aprovada em 2017, o trabalho remoto não exige controle de horas. Dessa forma, também não tem direito a horas extras. Porém, se houver determinação da empresa de que a jornada seja controlada, o colaborador passa a ter direito ao pagamento.

Agora, conheça 3 plataformas que vão te ajudar na missão de controle das horas.

Planilha de Excel

Para começar, vamos falar sobre a planilha de Excel. Essa é uma técnica conhecida há muito tempo. Cada colaborador deve ter a sua própria planilha com os dias da semana e os horários. As colunas devem ter os campos de entrada, saída para o almoço, entrada após o almoço e a saída final. Na última coluna, utilize a fórmula para fazer o cálculo automático de horas trabalhadas naquele dia.

Se os colaboradores não tiverem o Windows instalado, não tem problema. Foi-se o tempo em que ele era necessário. Se for este o caso, utilize o Planilhas Google, que exerce exatamente a mesma função e ainda fica armazenado em nuvem. Você pode criar a planilha de cada um e autorizar somente a edição para cada colaborador.

Em contrapartida, essa tarefa demanda tempo. Todos os dias, o colaborador deve registrar ali seus horários. Ele não pode se esquecer disso. E, como todo registro manual, pode conter erros. O funcionário também pode manipular esses horários a favor dele mesmo.

Sites e apps para monitorar as horas trabalhadas

Alguns sites disponibilizam o registro de horas gratuito dentro dos seus domínios. Existem também alguns aplicativos e extensões do Google Chrome que seus colaboradores podem utilizar. Essas são formas automatizadas de controlar a jornada dos seus funcionários. Porém, dependendo da plataforma escolhida, não é seguro depositar seus dados nela.

Access Control

De fácil instalação e usabilidade, o Access Control é um software que atua efetivamente no controle de horas. Ele limita o acesso às ferramentas do Google Workspace (G Suite), inclusive o Gmail. Ou seja, até e-mails enviados fora do horário de trabalho vão contar como hora extra. 

Com ele, você define quem pode utilizar as ferramentas de trabalho apenas dentro do horário de trabalho. Também é possível escolher quem pode fazer isso de qualquer lugar a qualquer hora.

Se algum colaborador ultrapassar o horário estipulado por você, ele não terá mais acesso às ferramentas do Google Workspace. Isso acontece porque o Access Control derruba o uso automaticamente. Assim, não tem como continuar trabalhando. Definitivamente, essa é uma forma prática para evitar o excesso de horas extras.

Por fim, o Access Control permite que você mantenha seus dados e documentos seguros. Como? Limite o acesso aos arquivos para que só pessoas de dentro da empresa possam vê-los.

Se interessou? Teste a plataforma gratuitamente por 14 dias, sem compromisso nenhum. Não é necessário cadastrar o cartão de crédito para começar a utilizar o Access Control. Com a garantia de segurança de uma ferramenta Google Cloud, você verá que este produto só tem a agregar na sua empresa.


Conecta suite - Mais autonomia e controle na gestão do G Suite

Gostou das dicas?

Aproveite para seguir o nosso canal no YouTube e receber ainda mais novidades. Para não perder nada lembre de ativar o sininho.

INSCREVER-SE YouTube

O jeito certo de controlar o acesso ao G Suite - Access Control
Logo Conecta Nuvem
Eleve os resultadas da sua empresa e descubra o poder da Cultura Cloud melhorando a qualidade de vida, aumentando a produtividade, facilitando o trabalho em equipe e a colaboração.

Conecta Nuvem

Deixar um comentário

Soluções Cloud

Descubra o poder da Cultura Cloud e eleve os resultados melhorando a qualidade de vida, aumentando produtividade, facilitando o trabalho em equipe e a colaboração.

Parceira Google Parceira CloudFlare

Posts recentes

FALE CONOSCO

Ir ao Topo