Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » Dicas para fazer a gestão de horas da sua equipe

Dicas para fazer a gestão de horas da sua equipe

Independente de estar trabalhando no escritório ou em casa, saber fazer uma boa gestão de horas da sua equipe é fundamental. Afinal, tempo é um dos fatores que temos de mais precioso no dia a dia. Com o fluxo de trabalho e o acúmulo de tarefas, pode ser que os colaboradores se percam um pouco na rotina.

Para evitar que haja problemas com o banco de horas, nós separamos algumas dicas para te ajudar com essa questão. Assim, além de evitar infrações, você também pode aumentar a produtividade da equipe.

Priorizar tarefas ajuda na gestão de horas

São muitas as demandas que recebemos durante o expediente. Porém, nem todas são urgentes e precisam ser feitas naquele mesmo dia. Se o colaborador não se organiza, ele pode esquecer de fazer uma tarefa importante para aquele dia. Além disso, se ele não sabe o que é prioridade, pode acabar procrastinando a execução de tarefas importantes. 

Por isso, o ideal é que você alinhe essa questão com todo o time. Para facilitar, no artigo “Como priorizar melhor as tarefas: 3 dicas + planilha”, nós ajudamos a organizar o trabalho dos colaboradores. Nós disponibilizamos uma planilha de Eisenhower, que pode ser muito útil na hora de definir as prioridades da equipe. 

Conheça sua equipe

Para que o trabalho em grupo flua melhor, nós aconselhamos que você conheça o perfil de cada um dos colaboradores. Nenhum é igual ao outro. Alguns são mais detalhistas, outros mais rápidos. 

Há quem precise de um tempo para conseguir produzir melhor, mas também há aqueles que já chegam bem preparados. Conhecendo a forma como cada um trabalha, fica mais fácil delegar tarefas e fazer a gestão de horas de cada um. Tudo isso ajuda a aumentar a produtividade como um todo.

Incentive a organização individual

Um funcionário perdido com as demandas a serem atendidas não só não ajuda, como também atrapalha. Incentive que cada um faça listas diárias com o que é preciso fazer em cada dia. 

Ele pode usar as próprias ferramentas que um e-mail do Google oferece, como o Drive. Lá, ele pode montar planilhas, usar o Google Keep com ‘post its’ para pequenos lembretes. Outra boa opção é usar o Google Agenda para anotar reuniões, compromissos e organizar os horários de cada dia. Contar só com a memória pode ser um problema. A tecnologia está aí para nos ajudar :)

Do mesmo modo, estimule o colaborador para que faça seus horários de almoço e pausa para o café, se tiver. Passar muitas horas sentado na frente do computador pode deixá-lo mais esgotado. Em algum momento, a produtividade vai cair por causa desse comportamento que só o prejudica. É preciso respirar também.

Faça um acompanhamento periódico

Passar orientações aos colaboradores e não conferir se elas estão sendo benéficas também para eles pode ser um tiro no pé. Analisar a produtividade é muito importante, mas os números às vezes deixam escapar alguns detalhes. 

Sendo assim, vale fazer um acompanhamento semanal ou a cada 15 dias para verificar o andamento das tarefas. Se aquela maneira de organização não estiver funcionando, vocês podem pensar em novos métodos de organização. 

Use o Conecta Control para fazer a gestão de horas

Você sabia que a Conecta tem uma ferramenta ideal para a gestão do tempo? O Access Control limita o horário de uso do e-mail corporativo para evitar as horas extras. Até um e-mail enviado depois do expediente pode ser considerado como hora a mais. Então é melhor evitar, né?

Além disso, o Access Control também limita o uso das ferramentas do Google Workspace (G Suite). É possível escolher quem pode acessar os painéis a qualquer hora e em qualquer lugar e quem só pode acessar direto do escritório. Com ele, você também consegue encerrar a sessão do Workspace. Todas essas medidas dificultam a vida de quem quiser trabalhar mais tempo do que deveria. Que tal começar o seu teste gratuito? 

Além disso, que tal usar nossa planilha de controle de banco de horas? É gratuita e você pode decidir qual jornada escolher, entre 8h e 6h horas diárias!

Continue conectado: