Antes mesmo da pandemia do coronavírus os números sobre a prática do home office apresentaram grande crescimento no Brasil. Mas com a recomendação da OMS de que todo profissional, que possa, trabalhe de casa, percebemos a importância de uma boa estrutura de trabalho, ou seja, ferramentas adequadas e um ambiente organizado para executar as responsabilidades.

Por exemplo, não só por questão estética, mas ter um espaço organizado e destinado para o home office ajuda a melhorar a concentração e o aumento da produtividade. Comece por definir o que é pessoal e profissional, sem misturar itens. Eleja um local para servir de mini escritório e para onde se deslocará, todos os dias, no momento de trabalho.

Além disso, ter ferramentas adequadas faz toda diferença. Poder acessar com facilidade o banco de dados da empresa,  conferir agendas dos colegas para poder marcar reuniões importantes, trocar informações e realizar reuniões entre times, departamentos ou toda a empresa, são algumas das necessidades de quem trabalha de casa. 

Tornar o ambiente mais agradável, eliminar pontos de distração e ter o necessário para executar as tarefas é essencial.

1 Melhore suas videochamadas

Discutir um assunto complexo ou fazer um brainstorm através de videochamadas e mais eficiente que que uma troca de emails. Mas para ajudar na conversa, observe o seu redor, repare no cenário de fundo e a iluminação. 

Se for realizar uma apresentação, o Hangouts Meet oferece opção de compartilhar tela inteira ou uma janela – você escolhe e garante que ninguém lerá seu e-mail, por exemplo. Lembre-se, nem toda videochamada precisa ser agendada, mas certifique-se antes que seu colega pode participar. 

E claro, seja verdadeiro.Mostrar sua rotina em casa ajuda a promover conexões entre os colegas.

2 Mantenha a produtividade em alta

O home office ainda é desafiador quando tratamos de produtividade e aproveitamento do tempo. Por exemplo, criar processos de rotina ajudam o cérebro a entender quando o momento de trabalho inicia. Comece o dia com uma prática de yoga ou atividade física, ou lendo o jornal e tomando o seu café, sente-se no espaço destinado ao trabalho e inicie. 

Crie uma lista de atividades, com objetivos de curto e longo prazo e estabeleça prazos. E escreva ou digite essa lista, você se sentirá motivado cada vez que riscar as tarefas concluídas. 

Se está a realizar uma tarefa específica ou um estudo, pode utilizar a técnica Pomodoro para ajudar na gestão do tempo de trabalho-descanso-trabalho. 

3 Tenha melhor controle sobre o turno de trabalho

Defina horários de acesso e de logout para sua equipe. Com o Access Control você sabe o momento que seu time acessa as contas e ajuda para que eles não façam horas extras além do necessário. Pois com a opção de logout automático, por exemplo, o colaborador só acessa novamente com permissão. 

A ferramenta protege a empresa e ajuda no controle de tempo dispendido ao trabalho, já que em casa, muitos podem perder-se no tempo e trabalhar além do que é saudável. O Access Control fica ainda melhor quando combinado com outras ferramentas – acompanhe este post: Combine o melhor do Access Control e do Google Vault para gerenciar o home office da sua empresa

4 Crie um fluxo de colaboração

Trabalhar de casa pode parecer uma experiência solitária e quando é por tempo indeterminado, como durante o enfrentamento da COVID-19, envolver colaboração entre colegas de trabalho pode amenizar essa sensação. 

Procure ter diariamente pequenos contatos ao vivo, participe ativamente de videochamadas, faça calls com membros da equipe para discutir dúvidas e andamentos de projetos de equipe ou individuais. Além de um melhor acompanhamento das atividades, ajuda a manter um relacionamento de parceria.

Encontre mais dicas no guia elaborado pelo Google, para que você trabalhe, estude e mantenha sua saúde enquanto estiver de casa

Nós da Conecta Nuvem trabalhamos para que sua empresa possa continuar elevando resultados, Converse com nossa equipe e conheça mais ferramentas que tornarão o seu home office e o da sua empresa mais produtivos.

O jeito certo de controlar o acesso ao G Suite - Access Control

Gostou das dicas?

Aproveite para seguir o nosso canal no YouTube e receber ainda mais novidades.
Para não perder nada lembre de ativar o sininho.

INSCREVER-SE YouTube

Logo Conecta Nuvem
Eleve os resultadas da sua empresa e descubra o poder da Cultura Cloud melhorando a qualidade de vida, aumentando a produtividade, facilitando o trabalho em equipe e a colaboração.

Conecta Nuvem