Início » Tudo que você precisa saber sobre Transformação Digital e Google Workspace (G Suite) » 4 Dicas para otimizar e gerenciar o trabalho Home office

4 Dicas para otimizar e gerenciar o trabalho Home office

Antes mesmo da pandemia do coronavírus os números sobre a prática do home office apresentaram grande crescimento no Brasil. Com a recomendação da OMS de que todo profissional, que possa, trabalhe de casa, percebemos a importância de uma boa estrutura de trabalho.

Além disso, ter um espaço organizado e destinado para o home office ajuda a melhorar a concentração e o aumento da produtividade. Por exemplo, comece a definir o que é pessoal e profissional, sem misturar itens e reserve um local para servir de escritório.

Além disso, ter ferramentas adequadas faz toda diferença. Poder acessar com facilidade o banco de dados da empresa, conferir as agendas dos colegas e trocar informações entre os departamentos, são algumas das necessidades de quem trabalha de casa.

1 Melhore suas videochamadas

Discutir um assunto complexo ou fazer um brainstorm através de videochamadas é mais eficiente do que uma troca de emails, mas para ajudar na conversa, observe o seu redor, repare no cenário de fundo e a iluminação. Se for realizar uma apresentação, o Hangouts Meet oferece a opção de compartilhar a tela inteira ou apenas uma janela – compartilhando apenas uma guia você pode garantir que ninguém terá acesso as informações de outras abas abertas.

2 Mantenha a produtividade em alta

O home office ainda é desafiador quando tratamos de produtividade e aproveitamento do tempo. Por exemplo, criar processos de rotina ajudam o cérebro a entender quando o momento de trabalho inicia.

Comece o dia com uma prática de yoga ou atividade física, ou lendo o jornal e tomando o seu café, sente-se no espaço destinado ao trabalho e inicie. 

Além disso, crie uma lista de atividades, com objetivos de curto e longo prazo e estabeleça metas, escreva ou digite essa lista, você se sentirá motivado cada vez que riscar as tarefas concluídas. 


Por exemplo, se você irá realizar uma tarefa específica ou um estudo, pode utilizar a técnica Pomodoro para ajudar na gestão do tempo de trabalho-descanso-trabalho. 

3 Tenha melhor controle sobre o turno de trabalho

Defina horários de acesso e de logout para sua equipe. Por exemplo, com o Conecta Control você controla o momento que seu time acessa as ferramentas de trabalho, isso ajuda para que eles não façam horas extras além do necessário.

A ferramenta protege a empresa e ajuda no controle de tempo despendido ao trabalho, já que em casa, muitos podem perder-se no tempo e trabalhar além do que é saudável. Em conclusão, o Conecta Control fica ainda melhor quando combinado com outras ferramentas – acompanhe este post: Combine o melhor do Conecta Control e do Google Vault para gerenciar o home office da sua empresa.

4 Crie um fluxo de colaboração

Procure ter diariamente pequenos contatos ao vivo, participe ativamente de videochamadas, faça calls com membros da equipe. Além de um melhor acompanhamento das atividades, ajuda a manter um relacionamento de parceria. Encontre mais dicas no guia elaborado pelo Google.

Nós da Conecta Nuvem trabalhamos para que sua empresa possa continuar elevando resultados, converse com nossa equipe e conheça mais ferramentas que tornarão o seu home office e o da sua empresa mais produtivos.

Continue conectado: